9 de maio de 2012

LONDRES O PALCO DO RUGBY FEMININO

PORTUGAL VAI PARTICIPAR NA CHALLENGE CUP feminina em sevens, que se realiza este fim de semana em Londres, em simultâneo com o último torneio das Séries Mundiais, para equipas masculinas.

Esta Challenge Cup é o terceiro dos torneios que a IRB abençoou este ano (os outros foram em Las Vegas e Hong Kong ) como balão de ensaio para um futuro Circuito Mundial para equipas femininas que irá fazer conjunto com as outras grandes competições internacionais - Europeu de 7's, Mundial de 7's e Jogos Olímpicos.

A equipa portuguesa vai ter uma difícil tarefa, já que os parceiros que lhe calharam na Fase de Apuramento são a Rússia, a Holanda e o Canada - veja o histórico da nossa equipa frente a estes adversários:

Com a participação de 12 equipas, o modelo adotado não deve estar muito longe daquele que se jogará no Rio de Janeiro em 2016, e a equipa lusitana vai aproveitar para elevar os seus níveis de competência com vista ao Europeu que se realiza em duas etapas com data marcada para 16 e 17 de Junho, na Ilha holandesa de Ameland, e para 30 de Junho e 1 de Julho, em Moscovo.

Recorde-se que Portugal ocupa a sexta posição do ranking, atrás da Inglaterra, Espanha, Holanda, Rússia e França, das quais apenas a nossa vizinha Espanha não está neste Torneio de Londres.

Salvo alguma alteração de última hora, a equipa portuguesa será composta pelas seguintes jogadoras:

Os lugares cimeiros desta competição deverão ser disputados entre a Inglaterra, a principal favorita, Austrália, Canadá e Estados Unidos, com a Holanda e a África do Sul a espreitar uma oportunidade.

Num segundo degrau estão a Rússia, China, França e o Brasil, para finalizar com um terceiro degrau onde estão as portuguesas, ao lado do Cazaquistão.

A tarefa via ser bem difícil e não se podem esperar grandes milagres, pese embora a qualidade das nossas representantes.

Veja os grupos e os jogos de sábado, ficando a saber que, com excepção das meias finais e final da Cup, todos os restantes jogos ser realizam num campo anexo ao Estádio de Twickenham, pertencente ao Cardinal Vaughan Memorial School - os jogos referidos terão a honra de serem disputados na Catedral.

Foto: IRB

1 comentário:

Anónimo disse...

Avizinha-se é certo uma tarefa bem difícil para o Sete nacional.
Se muito talento existe por cá - jogadoras adultas, a maior parte já com boa experiência internacional e tecnicamente evoluídas - apenas poderá pesar o maior poderio físico das adversárias.
Será uma boa experiência, na partilha dos grandes palcos internacionais e com equipas de top, que pode ser aproveitada para preparação para o Europeu.
Aguardamos com expectativa o desempenho e aproveitamos para desejar a toda a equipa um bom torneio

Prior do Crato