4 de fevereiro de 2012

PORTUGAL PERDE NA ROMÉNIA

UMA EXIBIÇÃO FROUXA da equipa portuguesa permitiu à Roménia vingar-se do resultado de Lisboa, e os Lobos nem mesmo o ponto de bónus defensivo conseguiram trazer de Bucareste, sendo batidos por 15-7.

Dominada na primeira linha, desde os minutos iniciais, a equipa lusitana não mostrou nenhuma das suas qualidades, quer a defender, quer a atacar.


Em especial no segundo tempo, os Lobos foram incapazes de mostrar um plano de jogo, falharam na defesa - o que, na verdade aconteceu desde os primeiros minutos da partida, quando permitiram o primeiro ensaio romeno - e não tiveram força para imprimir velocidade ao jogo.

Claro, agora vai ser dito que foram as condições climatéricas, mas a verdade é que elas foram iguais para as duas equipas, e apesar do frio intenso, o terreno não se mostrou particularmente pesado, nem impeditivo de fazer circular a bola...

Uma oportunidade perdida, com uma equipa que precisa de mudar a sua primeira linha, encontrar um líder e seguir o exemplo da Bardy nas placagens - elas existem para serem feitas e fazer festinhas aos adversários não faz parte do que se pretende seja uma equipa com ambições à qualificação para o Mundial.

No contexto do jogo o resultado acaba mesmo por ser lisonjeiro para as nossas cores, e para ganhar à Rússia na semana que vem, muita coisa vai ter que mudar.

O ensaio português foi marcado por António Aguilar, depois de um drible de cerca de 50 metros e Pedro Leal converteu a transformação - os romenos marcaram dois ensaios, uma transformação e uma penalidade.

41 comentários:

Anónimo disse...

o senor nao gosta muito dos lusos desendentes eu sei e cada vez que pode fal mal de eles se calhar com razao
hoje eu gostava que o senhor falasse do jogo do pedro leal que foi lamentavel


nicolas sousa
filho de emigrante (so loco de rugby portugues)

Anónimo disse...

Não é só o jogo de pedro leal, mas a verdade é que desde os 10 minutos da primeira parte que se devia ter refrescado a primeira linha. não entendo é como mesmo assim se deixa um primeira linha no banco, mesmo tedo em conta que o nosso talonador passou os últimos minutos a arrastar-se em campo, e nem uma bola em condições na touche já consegui meter, e acaba o jogo... como só aos 75 minutos se fazem substituições numa linha de 3/4 completamente desinspirada, sem ideias de jogo... parecia que o nosso selecionador estava contente com a exibição e resultado...

Manuel Cabral disse...

Caro Nicolas, estás completamente enganado! Quem te disse ou onde leste que eu não gosto dos luso descendentes??
Da minha boca não foi e do que escrevo também não, portanto não compreendo o teu comentário.
Aliás se conhecesses a minha intervenção quando tive responsabilidades federativas sobre as seleções nacionais, saberias que fui claramente favorável à chamada de portugueses de França, e que se pouco foi feito nesse sentido, apenas se ficou a dever à total falta de meios financeiros. Mesmo assim, abrimos uma porta, que mais tarde veio a ser utilizada - estamos a falar do princípio dos anos 90.
Quanto ao Pedro Leal, se tens acompanhado o que escrevo sabes que evito fazer criticas pessoais, apenas o fazendo em casos extremos e especialmente em questões disciplinares.
O que posso dizer, é o que disse no texto: A bola levou muito tempo a circular, faltou um líder dentro de campo...
Para bom entendedor...

Anónimo disse...

desculpa me fiz confusao com o jpaulo bessa

Anónimo disse...

De acordo com o mestre, exibição de Portugal muito fraca. Par de médios para esquecer, substituições muito mal feitas e na altura errada, mau jogo ao pé na segunda parte.

Anónimo disse...

Portugal apresentou-se apenas lutador mas garra não é tudo, jogo lento e pesado sem criatividade. O joga

Anónimo disse...

O jogador mais rápido foi o Aguilar

Anónimo disse...

pior ainda o antonio aguilar... que nao faz uma placagem e perde quase todas as bolas que tem na mao... o ensaio foi pura sorte... engraçado e o comentador da sportv a dizer tao bem dele...

Anónimo disse...

Não é admissivel por a jogar um pilar sem classe nem força nem para o Rugby interno, refiro-me a J. Junior.
Quanto custa o selecionedor? Desde que chegou os resultados estão a descer.
Volta Tomás és melhor que qualquer outro importado....

Anónimo disse...

Honestamente não vi o jogo de hoje mas já vi resumos e repetições e a verdade é que Portugal se limitou a jogar na sua zona confortavel e não arriscou, quer a defender (pressão e agressividade, em vez de esperar e ver se 2 ou 3 portugueses param um romeno com festinhas), quer a atacar (procura de intervalos e explosão na hora do contacto). Sinceramente penso que o problema foi psicológico. E contra a Russia todos sabemos que ter chuteiras bonitas e dar uns chutos na bola nao chega. É presico ter garra, vontade e alma, coisa que hoje faltou.

Um abraço

Anónimo disse...

João Júnior é o melhor n. 1 a jogar em Portugal (o que é muito diferente de dizer que é o melhor n.1 português). Na sua opinião, quem, em Portugal, é melhor que ele nessa posição?

Anónimo disse...

Portugal não se pode dar ao luxo de jogar com jogadores que não placam. Espero que o Gardener não volte às convocatórias e que o Aguilar saia.

Anónimo disse...

Faltou atitude, faltaram pernas, e faltou paciencia... os portugueses depois de 4 ou 5 fases chtavam a bola... chutos sem nexo nenhum, apenas por chutar... os paises de leste a evoluirem o seu jogo, a tentarem jogar mais aberto (se bem que a romenia, na segunda parte fechou o jogo nos avançados), e nos parecemos que andamos a regredir... temos de por mais cabeça no jogo, os nossos centros praticamente nao existiram a atacar, os nossos pontas so tinham a bola nas maos em situaçoes de contra-ataque do jogo ao pe da romenia... isto e inadmissivel para uma equipa que quer ir ao mundial... e a defender, o tempo dos agarroes a camislo e para os escaloes de formaçao... o primeiro ensaio da romenia, e ridicula a atitude do antonio aguilar, que nem tenta meter o ombro...

Anónimo disse...

E onde é que se podem ver esses resumos?

Anónimo disse...

Grande jogo do Severino, David dos Reis e Bardy.
Yannick Ricardo não tem nível para jogar na Selecção. Pipoca não pode jogar a 9. E Aguilar sempre foi assim, ataca muito bem mas não placa.

Anónimo disse...

Os comentários estão certos em relação ao rugby praticado em condições muito complicadas. O mais confrangedor foi o abertura português. Prescindir de Cardoso e Pinto e Cabral é muita arrogância ou falta de conhecimento do rugby português. São claramente melhor opção, será que agora tudo o que vem de frança é maravilhoso? Os comentários dos comentadores portugueses são injustos em relação ao Pipas, foi minimizado por um mike tadjer que sem duvida lança bem a bola, a placar ainda não se viu, com a bola na mão, menos ainda...injustiça! Grande jogo da primeira linha, ninguém destacou, o problema real teve na incapacidade atacante e posicionamento dos jogadores portugueses no campo.

Anónimo disse...

mike tadjer não placa? lol ó socio deves ter visto outro jogo !!!! axo que ele com uma maior rotina de jogo é um jogador que pode fazer muito pela nossa seleção, pode ser uma alternativa de nivel ao joao correia

Anónimo disse...

O Cardoso Pinto não joga porque já não quer jogar mais pela selecção. Acho que na época passada já não quiz.

Anónimo disse...

Extraordinário é o António Aguilar (pai) escrever hoje na A Bola que o 1- ensaio da Roménia é um ensaio de grande inspiração romena!!!
Fabuloso!

Anónimo disse...

Sem duvida que o tadjer é uma grande descoberta do Errol Brain, é injusto da parte dos comentadores dizer que até que enfim que Portugal tem um talonador!

Anónimo disse...

Totalmente de acordo. Placou, sim senhor! Também não percebo que jogo é que o outro comentador viu. Cerca dos 60 minutos começou a acusar cansaço, mas até então esteve muitíssimo bem.

Anónimo disse...

Inacreditável não convocarem nem sequer para os treinos o melhor marcador de ensaios das competições internas (15 ensaios marcados no campeonato contra 8 marcados pelos 2ºs melhores). Será que oe treinadores nacionais andam ceguinhos? E nem sequer joga nas melhores equipas. Falo do Sérginho da Académica, indiscutivelmente o melhor ponta do rugby português. BURROS é o mínimo que me ocorre chamar-lhes. E nem para os sevens serve pois não me lembro de o ver na última convocatória. INACREDITÁVEL.

Anónimo disse...

claramente de acordo a primeira linha tuga esta muito murcha... acomodada...entre outros...das chuteiras bonitas nos jogos de lisboa... se continuamos assim nao ha mundial para ninguem

António Aguilar disse...

Meu caro Manuel Cabral e restantes bloguers, todos eles anónimos, «comme il faut», tal é a cobardia de assumir o que escrevem.
Só quer dizer que os primeiros culpados são os responsáveis directivos que aceitaram jogar naquelas condições quando os outros dois jogos foram adiados e a FIRA terá chegado a questionar a FPR sobre a realizaçaõ do jogo. Ora os espertos dos romenos sempre teraõ dito que havia condições e nós os papalvos lá embarcámos quando há mais de uma semana se sabia que morriam pessoas do frio e nevava a rodos em toda a Europa central. Justificar que não tínhamos datas é falacioso pois até podíamos jogar em Junho quando lá formos para a Nations Cup e esse jogo contava para esta inócua ( pelo menos este ano) European Nations.
Quanto à atitude da equipa acheia-a muito boa, a 1ªlinha durou quase uma hora e há comentários muito injustos pois todo o pack avançado e em especial a3ª linha fez um grande jogo e nos 3/4 á fácil dizer que falhámos quando destes entendidos nem imaginam o que é jogar com neve e a soprar um vento gelado. Ó Manuel Cabral não te lembras daqueles jogos na lama do EUL há trinta e tal anos quando os dois jogávamos no G.D.Direito com o frio e todos molhados nos víamos aflitos para nos mantermos activos e estavam temperaturas de 6 ou 8 graus positivos. Agora imagina com menos um ou dois graus e a nevar. Responder aos outros ,como não têm nome,nem vale a pena pois não dou atençaõ a quem não assina o que escreve.

António José Ferreira Aguilar

Anónimo disse...

TOTALMENTE DE ACORDO! Mais que merecida uma oportunidade...! Para quando?

Anónimo disse...

TOTALMENTE DE ACORDO!!! Para quando uma oportunidade?? Mais que merecida...!!!

Miguel Barbosa disse...

Antonio,
acho que tens razao. Mas lembra-te que a neve e o frio e mau para ambas a equipas. Nao vi o jogo, por isso nao posso comentar. O que posso dizer, e que a equipa portuguesa parece-me fraquinha.... Do ultimo jogo 1ue vi contra o Uruguai e a impressao que fiquei e que paramos de evoluir. Jogadores sem vontade e muito fracos na decisao. Sim, foi um jogo atipico e com apenas jogadores nacionais, mas mesmo assim, pareceu-me muito fraquinho para quem quer estar a disputar um lugar no mundial.... Espero que esteja errado, mas parece-me que estamos a sofrer o que a Espanha e Uruguai sofreram apos idas a mundias. Seja como for um grande abraco para a malta.
Miguel Barbosa

Anónimo disse...

Se ha alguem que nao placa é o Gardener!

Anónimo disse...

o cardoso pinto não joga porque foi corrido injustamente da selecção

Anónimo disse...

Será que o sérgio Franco da Académica também não quer jogar na selecção? Ou são mesmo os treinadores que andam distraídos, para não lhes chamar cegos ou burros como já lhes chamaram? Quem sabe responder?

Manuel Cabral disse...

António José, obrigado pelo comentário.
A dar razão ao que dizes sobre a questão da realização do jogo, acaba de ser anunciado a adiamento do Roménia-Ucrânia deste fim de semana para o dia 1 de Julho.

Meloal dos Pretos disse...

A selecção está feita sempre para os mesmos, não sai da capital do império. Não sei que raio de aversão existe em relação ao resto do país, onde nos vários clubes se desenvolve bom rugby e não se faz o aproveitamento devido. Não é com um ou dois convocados para fazer de conta que se constroi uma selecção nacional A menos que a selecção se passe a chamar selecção de Lisboa. Como podem motivar-se atletas sem as condições de trabalho que se facultam aos grandes da capital, se nem quando são mesmo bons teem lugar no 15 nacional? Talvez esteja na altura dos trabalhos da selecção começarem a decorrer a centro do país, para ver se os olhos de quem manda e pode se direccionam para o todo nacional. Chega de segregação.

Anónimo disse...

Como sempre só joga na selecção quem faz alguns geitos a quem manda. Serginho e companhia, está na hora de começares a lamber umas botas lisboetas.

Anónimo disse...

Algum de muito errado se passa na organização da FPR, fazem-se de relações públicas da selecção nacional e nem sequer olham para o país inteiro.

Se calhar estava na hora de alguém meter a IRB e a FIRA ao barulho porque eles devem de mandar para cá fundos.

Anónimo disse...

Claro que quem mete dinheiro na FPR, para além do Estado português, é também a IRB e a FIRA. Não me parece que o treinador não queira escolher os melhores mas que se tem enganado a fundo tem´e então nos 7s é de gargalhada. Como é que é possível o melhor finalizador do rugby português não entrar na equipa de XV ou 7?

Anónimo disse...

Não acho que se possa apenas apontar o dedo ao treinador. Aqui parece-me que é mesmo um problema de estrutura da FPR , uma falta de imparcialidade constante em muitos casos. Casos Demais

Anónimo disse...

O Séginho já me faz lembrar o João Tomaz, o melhor marcador e também não é chamado...:) Abram os olhos, o Sérginho é muito bom jogador, mas é óbvio que os outros são melhores, não basta só marcar ensaios...

Anónimo disse...

essa do Sérgio franco é mesmo para rir...só pode ser...

Anónimo disse...

Ponham na vossa cabeça o seguinte:ísto é o nosso rugby actual, uma selecção de jogadores com pouco nivel e qualidade (ex Junior,Rui Orey,Yanick,Fred,Silveira,Adérito,Murray,Pinto Magalhães,Luis Sousa,etc). Uma Selecção como a do Mundial 2007 não vai aparecer nunca mais, foi um grupo de jogadores amadores (com 1 ou 2 excepções) com uma qualidade dificil de igualar no futuro. Onde estão hoje em dia jogadores como os pilares Rui Cordeiro e o do CDUP (não ne recordo do nome), 2ª linhas como o David Penalva, 3ª linhas como o João Uva, Diogo Coutinho, formações como o Zé Pinto e Luis Pisarra, abertura como o Duarte C. Pinto (infelizmente retirou-se da selecção há 2 anos), centros como o Miguel Portela, Diogo Mateus, Pico, pontas como o Kiki, enfim, mais alguns que não me lembro. Esta foi uma Selecção e um Treinador de ouro! Mas isto acontece uma vez em 100 anos! Agora é só estrangeiros profissionais de pouca qualidae que vêm jogar pelo dinheiro, e enquanto isto não mudar, não se vai ganhar nada! Não vale a pena dizer que a culpa é da baixa competividade do nosso campeonato, porque isso é atirar areia para os olhos! Em 2007 o nosso campeonato era tão ou menos competitivo do que é agora, simplesmente em 2007 trabalhou-se bem uma Grande Selecção com Grandes Jogadores e Grande Equipa Técnica! Não basta ser treinador dos All Blacks para se fazer qq coisa no rugby português, tem que se conhecer o Jogador de Rugby Português!

Anónimo disse...

Nesta actual selecção promete-se muito, mas vitórias são muito poucas. Vamos ver se aquilo que o os seleccionadores vão dizendo se transforma em vitórias.

Anónimo disse...

O nome do pilar do CDUP do qual não se lembra é Joaquim Ferreira, jogador que durante algum tempo foi o jogador com mais internacionalizações pelo nosso país. Um líder dentro e fora de campo.

JMF