1 de abril de 2017

PORTUGAL VENCE UCRÂNIA E ENCERRA TROPHY COM CHAVE DE OURO

Vencendo a Ucrânia em Odessa por 31-7, Portugal chega ao final do Rugby Europe Trophy só com vitórias e tem todos os motivos para festejar a conquista do título Europeu e a oportunidade de discutir com a Bélgica no próximo dia 20 de Maio a subida ao Rugby Europe Championship.

Recorde-se que este play-off vai ser disputado pela primeira vez, já que em todas as anteriores edições das competições europeias das Nações o vencedor do Trophy (antes chamava-se Divisão 1B) subia automaticamente à divisão superior, anteriormente denominada Divisão 1A.


Este jogo de apuramento foi claramente introduzido para proteger o último classificado do Championship, e pena é que isso não tenha acontecido no ano passado, pois teria sido uma oportunidade para Portugal tentar manter-se na divisão superior.

Mas talvez tenha sido bom, pois colocou a nú muitas coisas que estão erradas no rugby nacional, e no campo estritamente desportivo deu aos Lobos a oportunidade de vencerem sete jogos em sequência - incluindo os cinco do Trophy - e de mostrarem que se é difícil manter-se no Championship, é verdade também que não têm adversário à sua altura no Trophy...

O jogo de Odessa foi tranquilo,  Portugal marcou cedo e à meia hora vencia por 14-0 com ensaios de Francisco Pinto de Magalhães e Bernardo Seara Cardoso (de acordo com o Boletim Oficial do jogo, que se reproduz abaixo, ou Manuel Vilela, segundo a FPR), com transformações de Nuno Penha e Costa, para chegar ao intervalo com 14-7 no marcador.

No segundo tempo Portugal começou cedo a refrescar a equipa, mas foi apenas nos últimos 12 minutos de jogo que se distanciou significativamente no marcador, com ensaios de Gonçalo Foro, João Lino e Nuno Penha e Costa, que também converteu um deles, fixando o marcador nos finais 31-7.

Fiquem com o quadro dos resultados de Portugal no Trophy 2016-17, a classificação atual (faltam ainda realizar os jogos Polónia-Holanda e Polónia-Suiça) e o boletim do jogo de hoje.

Entretanto podem consultar aqui o quadro completo dos resultados da seleção nacional de XV, que leva já na sua história 264 jogos realizados.




1 comentário:

Francisco Rocha disse...

Quero deixar os meus parabéns aos jogadores que foram os grandes obreiros deste triunfo .
Equipa com jogadores talentosos que longe de jogar colectivamente teve nas individualidades os obreiros dos sucessivos triunfos , em que teve uma defesa aguerrida e consistente no geral .

Lembrar que todos estes jovens jogam na sua maioria como titulares das suas equipas principais nos seus respectivos clubes , o que demonstrou maturidade e uma maior capacidade que podia ter sido maior explorada face aos adversários .

Não nos deixemos iludir com esta vitória , porque ainda num passado recente numa direção altamente criticavel vimos mais do mesmo , agarrarem-se a este vitoria para fazer campanha que tudo está bem , que o futuro está garantido e que se está a fazer um trabalho competente , será tentar tapar o Sol com a peneira . Continua uma deriva na gestão financeira e desportiva , não existem projectos nem soluções de futuro , esta vitória não apaga muita das irresponsabilidade cometidas e falhanços a todos os níveis .

Não quero porem de deixar mais uma vez dar os parabéns mais uma vez aos jogadores e à sua enorme prestação e vitória muito prestigiaste . PARABÉNS