18 de novembro de 2016

PORTUGAL NA SUIÇA, ESTREIA NO TROPHY EUROPEU

Agora chama-se Rugby Europe Trophy, até ao ano passado chamava-se Divisão 1B do Campeonato Europeu das Nações, mas seja de uma forma ou de outra, a designação representa o terceiro nível competitivo da Europa, ou seja, a divisão onde jogam as equipas entre o 13º e o 18º lugar na escala d da Rugby Europe.

E Portugal vai fazer a sua estreia na categoria, depois de ter andado pela divisão imediatamente superior desde 2000, tendo inclusive vencido a competição em 2003, numa história que você pode conferir no hot-site que dedicamos à competição.

Este ano Portugal vai encontrar equipas com quem depois de 2000 só costumava jogar quando elas esporadicamente subiam à Divisão 1 A, agora chamada Rugby Europe Championship (Holanda, Polónia e Ucrânia) ou ainda defrontar pela primeira vez (Moldávia), que nunca conseguiu chegar ao nível dos Lobos, ou a Suiça com quem também só jogámos antes de 2000.

ADVERSÁRIOS
J
V
E
D
PM
PS
DIF
ÚLT.
HOLANDA
12
8
1
3
229
141
88
24-MAR 2002
POLÓNIA
7
4
0
3
134
110
24
18-MAR 2002
SUIÇA
4
4
0
0
125
4
121
13-MAI 1993
UCRÂNIA
4
3
0
1
169
79
90
17-MAR 2012

A única derrota com a Ucrânia aconteceu precisamente no último encontro entre as duas equipas, em Odessa, as derrotas com a Polónia são coisa dos anos 80 e 70, as que aconteceram frente a Holanda aconteceram no ano de 1989 (duas) e em 2000, enquanto o empate aconteceu no primeiro desafio entre as equipas, em 1970.
Contra a Suiça apenas sofremos um ensaio, quando ele ainda valia quatro pontos, e se voltarmos a vencer amanhã, esta será a 100ª vitória da história do rugby português.

Aliás convém festejar o nosso rebaixamento e encarar as coisas pelo seu lado positivo: Já que não somos competentes para somar vitórias na Rugby Europe Championship, ao menos teremos a recompensa de vencer todas as partidas da Rugby Europe Trophy!
Isto claro, partindo do princípio que somos os maiores... dos mais pequenos...
Se resultar estão de parabéns os intelectuais que estabeleceram a estratégia! Agora vai ser só festejar!

O XV DE PORTUGAL PARA O JOGO DA SUIÇA


PORTUGAL - BÉLGICA
Na preparação deste encontro inaugural da temporada oficial dos Lobos, Portugal jogou em Setúbal com a Bélgica e conseguiu uma importante vitória, embora não tenha aliviado toda a tensão que rodeia a nossa seleção, já que a equipa só durou 35 minutos, nos quais marcou 26 pontos - quatro ensaios - e não sofreu nenhum.
O pior foi que depois, e nos 45 minutos remanescentes, sofreu 21 pontos - três ensaios - e não marcou nenhum...
As dificuldades nas formações são as mesmas que eram e isso pode ser complicado para as nossas cores, mas vamos esperar que o tempo que nos separa dos jogos de Fevereiro e Março - considerando que mesmo com aquelas dificuldades a Suiça é uma equipa ao nosso alcance - seja suficiente para que se resolva aquela questão.
O jogo de Setúbal foi o 13º entre Portugal e a Bélgica, vencemos nove e perdemos dois, o último dos quais em 1994, e ainda empatámos os restantes.

O RUGBY EUROPE TROPHY 2016-2017
O Trophy já começou e já se realizaram três desafios, como segue:
Polónia 22-0 Ucrânia
Ucrânia 12-54 Holanda
Moldávia 54-15 Ucrânia

Este mês ainda se disputam outros três encontros:
Holanda - Moldávia, 19/Nov
Suiça - Portugal, 19/Nov
Suiça - Moldávia, 26/Nov

Todas as restantes partidas se disputam já em 2017, começando com o Portugal-Polónia a 18 em Fevereiro, a que se segue o Holanda-Portugal em 4 de Março, o Portugal-Moldávia a 11 de Março e finalmente, a 1 de Abril o Ucrânia-Portugal.

8 comentários:

Claudio disse...

Para os três ou quatro próximos anos, Portugal apenas pode ter uma estratégia para ganhar os jogos, regressar á segunda divisão e manter-se :

- em todos o jogos temos que ter (no mínimo) disponíveis e convocados dois pilares e um talonador dos campeonatos franceses ;

- em todos os jogos temos que entrar em campo com uma primeira linha composta por três jogadores dos campeonatos franceses e essa primeira linha terá obrigação de ganhar as formações ordenadas e assim permitir que a equipa esteja a ganhar quando chegarmos há volta dos 50 minutos ;

- em todos os jogos, á volta dos 50 minutos terá que entrar uma primeira linha completa composta apenas por jogadores de Portugal, fresca e cheia de garra, com obrigação de ganhar as formações ordenadas frente a avançados adversos cansados (por estarem a jogar há 50 minutos) e/ou frescos (por terem saltado do banco há pouco) mas menos experientes, e assim permitirem que Portugal chegue aos 80 a ganhar.

A pior estratégia seria o esquema contrário, ou seja entrar em campo com jovens de Portugal cheios de garra mas frente a jogadores adversos mais experientes e no final pedir aos "franceses", quando as coisas estão a correr mesmo mal, salvar Portugal nos 20 ou 30 últimos minutos.

Entrar em campo com uma primeira linha mistura de jogadores de Portugal e de França até agora não deu bons resultados e por isso também não é boa estratégia.

Apenas há uma boa estratégia, é a que está acima exposta e essa partilha do tempo de jogo 50/30 entre avançados dos campeonatos franceses e avançados de Portugal também evitaria aos primeiros regressar aos seus clubes desgastados e reduziria a probalidade de regressarem lesionados e assim facilitaria a suas disponibilidades por parte de clubes que pagam os seus salários e que sempre encontram-se stressados pela perspectiva de libertar jogadores para seleções.

Assim deve-se perceber que no rugby do século XXI não há vergonha em começar um jogo no banco. Hoje em dia um jogo de rugby são 80 minutos a partilhar entre 23 jogadores conforme as capacidades de cada um, mais nada... ou seja, o rugby do século XXI é mesmo um desporto colectivo !

Para o jogo de sábado não temos a primeira linha "francesa"... culpa do jogadores ? Culpa do clubes ? Culpa das lesões ? Escolha da federação ? Podemos no entanto ganhar o jogo, mas mais que ganhar, Portugal precisa de ganhar confiança e com o esquema aqui proposto podíamos ganhar á Suiça com muitos pontos de diferença.

Abraço.

Duarte disse...

Caro Cláudio,

Se o objectivo é a qualificação para a Taça do Mundo de 2019 (outro dia, tinha voltado a ser; hoje não sei, podem ter mudado outra vez), parece-me que em quase todos o jogos temos que ter disponíveis e convocados quatro pilares, um talonador e um formação dos campeonatos franceses.

Se vencermos esta 3ª divisão, esses outros 2 pilares e esse formação vão ser necessários para o jogo contra a Espanha (Alemanha? Rússia?) e não será boa ideia chamá-los só nessa altura, sem eles estarem ambientados à equipa, sem conhecerem os métodos dos treinadores, etc.

Agora que o G. Moise e o Jean de Sousa também estão disponíveis para a selecção (mérito da actual direcção da FPR), se chamarmos os melhores, temos mesmo equipa para ir ao Mundial.

Mas se o objectivo é apenas vencer esta fraquíssima 3ª divisão e tentar a subida à 2ª divisão, então concordo consigo.

Duarte disse...

Caro Manuel,

Não tenho ideia da Polónia ter andado pela Divisão 1 A. A República Checa, sim.

Outra coisa: sabe se o Miguel Vilaça e o Diogo Torn estão lesionados?

Manuel Cabral disse...

Tem razão Duarte, a Polónia nunca chegou à Divisão 1A.
Recorda-se a que competição diz respeito o jogo de 18 de Maio de 2002, em Lisboa, que ganhámos à Polónia por 39-26?

Manuel Cabral disse...

Já encontrei, foi a Fase 3, Grupo B, do apuramento para o Mundial 2003, em que participaram Espanha, Polónia e Portugal. Terminou com uma vitória e uma derrota para cada equipa, com a classificação a ser determinada no goal-average, com vantagem para a Espanha que ficou com +1, depois nós com 0 e a Polónia em terceiro com -1...

http://www.rwc.maodemestre.com/p/2003.html

Claudio disse...

Caro Duarte, acho importante continuar a dar tempo de jogo aos pilares de Portugal, o importante é entrarem no momento certo, tal como se faz entrar "espoirs" nos jogos do top14 ou da Prod2 para os ajudar a crescerem.
E também gostaria de ver Jean Sousa em campo.

Duarte disse...

Cláudio, os melhores pilares nascidos em Portugal, esta época, estão a jogar em Espanha, num clube do meio da tabela da divisão de honra espanhola. Mas estão os dois lesionados. Um deles é o Francisco Domingues que estava nos Espóirs dum clube da Pro2.

Eu não vi o jogo contra a Bélgica, mas contaram-me como é que foi. Os pilares que jogaram foram trucidados pelos pilares belgas. Quando a diferença é enorme não se aprende nada.

A culpa não é deles, mas eles jogam o mesmo que jogavam há dois anos e, se continuarem por cá, daqui por 2 anos vão estar na mesma. Se jogarem 10 minutos que seja contra a Moldávia será desastroso não só para a selecção, mas também para eles próprios. Ou fazem faltas atrás de faltas, concedendo penalidades e arriscando ver cartões, ou a nossa formação recua 10 a 15 metros e perde algumas das nossas introduções. Isto se Moldávia jogar com os seus melhores primeiras linhas, claro.

Duarte disse...

Segundo a Europe Rugby, vai ser possível ver o jogo aqui:

http://www.rugbyeurope.tv/en/content/switzerland-portugal-rugby-europe-trophy-20162017-19112016

Streaming a partir das 13h50m. O jogo começa às 14 horas (hora de Portugal).