21 de novembro de 2016

GUIMARÃES E LOULÉ CONTINUAM NA TAÇA DE PORTUGAL

Guimarães bate Agrária por 12-34 e Loulé derrota Belas por 9-14, e as duas equipas da Segundona avançam na Taça de Portugal onde se vão juntar às 10 equipas da Primeirona, para disputarem a quarta eliminatória da Taça de Portugal, no fim de semana de 7 e 8 de Janeiro de 2017.

A prova viu concluir-se este final de semana a sua primeira fase, em que estiveram envolvidas apenas equipas da Segundona, num total de 12, não tendo participado da prova três equipas que participam do Campeonato Nacional: Prazer de Jogar, da região Norte, e Moitense e NR Lousã, da região Centro(*).

Foram três eliminatórias até ao apuramento do Guimarães e do Loulé, merecendo destaque a diferença elevada do marcador no jogo Agrária-Guimarães, e a pequena diferença do marcador no jogo Belas-Loulé.

O Guimarães continua a mostrar que está a levar bem a sério a época desportiva, e a vitória em Coimbra, por mais de 20 pontos, sobre a Agrária merece óbvio destaque, já que estas são as duas equipas que melhor se posicionam para lutar pela conquista do direito a disputarem o play-off final da competição.
E se a equipa minhota deu nas vistas com as duas vitórias alcançadas nos dois jogos do campeonato que realizou, e nos quais marcou 136 pontos e 21 ensaios, a verdade é que os charruas já disputaram quatro jogos e venceram todos, embora tendo marcado apenas 157 pontos e 26 ensaios nesses quatro encontros.
Na Taça o Guimarães, além do jogo deste fim de semana, venceu o Famalicão por 47-3 e o Braga por 75-13, enquanto a Agrária apenas realizou um encontro - folgou na segunda eliminatória - tendo derrotado o Aveiro por 36-6.

Foi num domingo muito chuvoso que se jogou o Belas-Loulé para Taça de Portugal, mas felizmente durante os 80 minutos do desafio o São Pedro ajudou e não choveu.
Muito equilíbrio durante todo o encontro, muito repartido em todas as fases. 
Chegou o Loulé ao ensaio aos 20 minutos de jogo ficando a ganhar 0-7 respondeu o Belas com 2 penalidades e chegou ao intervalo com 6-7. 
Na segunda parte entrou melhor o Belas e por algumas vezes obrigou o Loulé a defender dentro dos seus 22 metros mas não conseguindo chegar ao ensaio. 
A meio da segunda parte através de mais uma penalidade o Belas passa para frente 9-7. Continuou o Belas com domínio do jogo, mas a 10 minutos do fim o Loulé chega ao segundo ensaio transformado e resultado passa 14-9. 
Faltavam 10 minutos, o Belas tentou de varias formas, mas nem sempre da maneira mais lúcida, chegar ao ensaio que no entanto não chegou a acontecer. 
Em resumo um jogo muito disputado até ao último minuto, a que se seguiu a já habitual confraternização na sede da equipa de Belas.
Para chegar a esta eliminatória o Belas derrotou o IP Tomar por 20-5 e o Ubuntu por 26-0, enquanto o Loulé bateu o Elvas na segunda eliminatória por 48-6, tendo ficado isento da primeira eliminatória.

(*) Esclarece-se que as equipas satélite não podem, por força do regulamento próprio, participar na Taça de Portugal, como é o caso do Moitense (equipa satélite do Bairrada), do NR Lousã (equipa satélite do RC Lousã) e do Prazer de Jogar (equipa satélite do CDUP)

LISTA DE EQUIPAS SATÉLITE PARA 2016-17
GDU Ericeirense é clube satélite da AEIS Agronomia nos seniores, sub-18 e sub-16
Associação Prazer de Jogar é clube satélite do CDUP
NR Lousão é clube satélite do RC Lousã
CR Técnico é clube satélite da AEIS Técnico
CR Garranos é clube satélite do CRAV
GD Moitense é clube satélite do RC Bairrada
Associação Rugby Os Milhafres é clube satélite do CDUP
Ginásio Clube Figueirense é clube satélite da AEES Agrária de Coimbra
Clube Recreativo Instrução Sobredense é clube satélite do CR Técnico
Escolinha Rugby São João da Talha é clube satélite do Clube Rugby São Miguel .

Sem comentários: