7 de novembro de 2016

SAMUEL MARQUES E THOMAS RAMOS DESTAQUES COM 3 ESTRELAS NO MIDOL*

* Manuel Lopes
Samuel Marques é o destaque do fim de semana dos Portugueses em França, com três-estrelas-três no Midol e eleito o melhor médio de formação da jornada do Top-14.

Thomas Ramos continua a brilhar na ProD2, desta vez registado com três-estrelas-três no Midol, e eleito o melhor defesa da jornada!

Dois portugueses com três estrelas no Midol é caso para festejar!
Mas não ficaram sozinhos, pois houve mais portugueses com várias estrelas no fim de semana.
Veja os detalhes!TOP-14
Toulouse 16-15 Castres
Samuel Marques foi o homem do jogo! Autor de 11 pontos e com três estrelas no Midol, foi eleito o melhor formação da jornada!
La Rochelle 27-6 Pau
No Pau, Geoffrey Moise não jogou, está lesionado num ombro.

Racing 21-9 Montpellier
No Racing, Gomes Sá não foi convocado.

Clermont 21-20 Grenoble
No Clermont, Julien Bardy continua lesionado.

PROD2
Perpignan 22-26 Colomiers
Thomas Ramos foi mais uma vez impressionante! Autor de 21 pontos, um ensaio, duas transformações e quatro penalidades! Foi eleito o melhor defesa do fim de semana e gratificado com a nota máxima no Midol, três estrelas! O capitão Beco não jogou, está lesionado num joelho.
Narbonne 43-33 Agen
No Narbonne, David Penalva continua lesionado, no Agen, Mike Tadjer foi titular.
Beziers 9-17 Mont de Marsan
No Beziers, Chico Fernandes fez o seu regresso após estar lesionado, entrou aos 49 minutos.

Carcassonne 19-10 Bourgoin
No Carca Pedro Bettencourt não saiu do banco, no CSBJ, Fábio da Silva foi titular e autor do único ensaio da sua equipa, premiado com duas estrelas no Midol! Spachuk entrou aos 56 minutos.

Oyonnax 24-19 Aurillac
No Oyonnax, José Lima entrou aos 68 minutos e no Aurillac, Anthony Alves foi titular e recompensado com duas estrelas no Midol.

Biarritz 22-23 Vannes
No BO, Jean Sousa foi titular.

FÉDÉRALE 1 - ÉLITE
Limoges 16-15 Nevers
No Limoges, Jonathan Leite não jogou.

Tarbes 22-9 Bourg en Bresse
No Tarbes Adérito Esteves foi o autor da grande jogada no ensaio da sua equipa. Um dos melhores em campo.

Aubenas 21-14 Auch
No Aubenas, Cyrille-Andreu esteve em grande, marcou um dos dosi ensaios da sua equipa e notado pelo Midol como um dos melhores em campo.

FÉDÉRALE 1 - JEAN PRAT
Poule 2
Oloron 40-26 Anglet
Charly-Morais foi o homem do derby! Marcou dois ensaios e notado como um dos melhores em campo!

Saint Jean de Luz 19-12 Nantes
No SJDL, Kévin da Costa entrou aos 72 minutos.
Poule 3
Agde 23-17 Cognac
No Cognac, Lionel Campergue foi titular.

Rodez 38-8 Valence d'Agen
No Rodez, Alex Barros foi titular.

Saint Sulpice sur Lèze 22-11 Blagnac
No Blagnac, Thibault de Freitas foi titular.

Poule 4
Graulhet 19-20 Castanet
No Graulhet, Gouveia foi titular.


4 comentários:

Manuel Cabral disse...

Duarte, por engano seu comentário foi eliminado.
No entanto recordo que perguntava se o Anthony Alves joga a pilar esquerdo ou pilar direito.
A resposta é pilar direito.

Sergio disse...

Bondia de frança, o Samuel marques e o Thomas RAMOS poden jogar com os Lobos ?

Duarte disse...

O Samuel Marques pode, tanto que até já jogou, numa digressão à América do Sul, e em mais um ou dois jogos do ENC. E tem um nível incomparavelmente superior aos formações que jogam em Portugal.

Na altura, houve problemas com o clube dele, mas agora que a FPR deu uma volta de 180º na sua política relativamente à selecção (finalmente, perceberam o que qualquer adepto minimamente atento sabia: maus resultados levam a menos dinheiro e sem esse dinheiro nem apostas sérias nas selecções, NEM no desenvolvimento, NEM na formação) e está a fazer muito bem o que anteriores direcções não fizeram ou fizeram mal (falar com os jogadores e com os seus clubes), é provável que o Samuel também viesse.

Não devia haver lugares cativos na selecção e não há ninguém que não perceba a diferença de nível entre ele e os que jogam em Portugal. Aliás, ele, juntamente com o Bardy e o Tadjer, é um os 3 melhores jogadores portugueses.

Eu acho muito bem que convoquem o Balangué, por exemplo, mas a diferença entre ele e os melhores flanqueadores que jogam em Portugal, apesar de existir, não se compara com a que existe entre o Samuel e os que jogam cá a formação.

E, se ele não viesse, deviam convocar o Fábio da Silva, com uma grande experiência na Pro2, que jogou pela nossa selecção júnior, e que já disse, não sei quantas vezes, que quer jogar por Portugal, mas nunca foi chamado à selecção sénior.

Agora que até conseguiram que o Jean de Sousa e G. Moise venham (se não estiverem lesionados, claro), deviam chamar o Samuel, e também o Antony Alves e o Tony Martins para termos números 3 calejados. E o Éric dos Santos também não era mal chamado. Com estes, nem precisávamos de estrangeiros naturalizados. Mas é possível que razões não raguebísticas impeçam a chamada do Samuel e do Fábio da Silva. É pena porque com todos eles a qualificação para a próxima Taça do Mundo seria possível.

Quanto ao Thomas Ramos, tenho quase a certeza que não é elegível por Portugal. Jogou várias vezes pela França Sub20 e essa selecção conta como segunda selecção francesa, uma vez que a França não tem selecção A (segunda selecção) como a Escócia A, ou os England Saxons, por exemplo. E quem jogou pela segunda selecção de um país contra outra segunda selecção doutro país não pode jogar por mais país nenhum. É como se já tivesse jogado pela selecção principal ou pela de sevens.

Duarte disse...

José Lima, Pedro Bettencourt e Adérito Esteves, nascidos e formados para o râguebi em Portugal, não convocados para o jogo contra a Suíça.

Dos luso-descendentes, apenas o G. Moise e aquele jovem terceira linha, M. Vaz, que na época passada, por razões que me escapam, era o único a ser convocado.

Contra a Suíça, talvez chegue, mas contra a Moldávia, por exemplo... Talvez pensem que, se o Vadim Cobilas jogar a n.3, o G. Moise o neutraliza. O problema é que se o Moise jogar, provavelmente, eles porão o Cobilas a n.1...

Tadjer Barbosa, Anthony Alves, Samuel Marques e Fábio da Silva (sim, eu sei, estes dois são formações e... eu sei, eu sei...) não estão lesionados. Francisco Fernandes penso que já está recuperado, mas não tenho certeza.

Por outro lado, a acompanhantes dos jogadores vão uns dez, quando seis seriam mais do que suficientes. Os valores do râguebi, blablabla, escola de valores, terétété.