7 de novembro de 2016

OS PRIMEIROS MAIS PRIMEIROS E OS ÚLTIMOS MAIS ÚLTIMOS

Jornada sem história com vitória dos cinco primeiros sobre os cinco últimos, com ponto bónus de ataque para três dos vencedores - os três primeiros, Direito, Agronomia e Técnico - enquanto entre os vencidos apenas o Belenenses conseguiu pontuar.

Em véspera de reunião entre o presidente da FPR e os presidentes dos clubes com equipas na Divisão de Honra, é grande a expectativa sobre qual será o futuro das duas principais competições nacionais, e embora seja público que não concordamos com a redução da divisão, não vamos falar mais nesse assunto, para nos referirmos ao conjunto das equipas que constituem actualmente as duas primeiras divisões - D.H. e Primeirona.

Quando em 2012-2013 se começou a alteração das duas principais categorias das anteriores oito equipas para as actuais 10, havia um desnível maior entre as equipas da Divisão de Honra, do que aquele que temos hoje, e na 1ª divisão em 2010-2011 apenas sete equipas terminaram a prova, e a sétima classificada perdeu todos os jogos que realizou.

Aliás acontecia com frequência nas duas primeiras divisões, haver equipas que só perdiam - foi assim em 2009-2010 (a 8ª da Divisão de Honra e a 8ª da 1ª divisão), em 2010-2011 (a 8ª da Divisão de Honra e a 7ª da 1ª divisão), em 2011-2012 (a 8ª da 1ª divisão) e em 2012-2013 ( a 10ª da reformulada Divisão de Honra).

Desde 2013-2014 e até ao final da última época, nunca mais houve nenhuma equipa que não vencesse pelo menos uma vez no conjunto das duas divisões.

Também em relação a resultados em que uma equipa marcou mais de 49 pontos, a melhoria foi notória, como se pode ver nos quadros que publicamos a seguir:



Claro que processos desta natureza são morosos, e por vezes os resultados parecem indicar que não está a resultar - vejam por exemplo o enorme aumento de jogos com mais de 49 pontos marcados por uma equipa, verificados na Primeirona em 2013-2014, ano do aumento para 10 equipas, mas notem a rápida recuperação e a situação actual - mas a verdade pode ser bem diferente.
Este ano, com quatro jornadas concluídas na Primeirona, ainda não houve nenhum resultado com mais de 49 pontos marcados por uma equipa, e apenas houve um caso com mais de 40 pontos, e um caso com mais de 30 pontos...

Assim, e porque tudo indica que a actual gestão federativa está realmente decidida a reduzir a Divisão de Honra, esperamos que pelo menos haja o bom senso de não reduzir o número de equipas que disputam as duas divisões, e se a redução se der para oito equipas como parece ser a mais recente tendência cassiniana, que se aumente a Primeirona para 12 equipas.
Desta forma se manteriam 20 equipas em competição séria, evitando que o retrocesso seja ainda maior.
Desmembrar a Primeirona não será apenas uma decisão errada, será uma completa estupidez!
Aproveitem o que de bom existe no rugby nacional e utilizem a Primeirona como base da consolidação do rugby em Portugal.

Bom depois desta introdução, vamos então ao que se passou na sexta jornada da Divisão de Honra.

Jogo sem história com o Direito a passear a sua superioridade e a marcar nove ensaios, sofrendo apenas dois.
As duas equipas ocupam as pontas da tabela, com os advogados no topo só com vitórias e com mais três pontos que o segundo classificado, e os mouflons só com derrotas no fundo da tabela.

A Académica não soube jogar com o forte vento que se fez sentir em Taveiro. Na primeira parte com vento contra, os "pretos" tentaram jogar ao pé, oferecendo assim vária bolas ao adversário.
No segundo tempo com o vento nas costas tentaram sair a jogar dos seus 22.
Neste aspecto a Agronomia, que esteve mais forte na formação ordenada e no alinhamento, deu uma verdadeira lição.
A equipa de Coimbra não conseguiu colocar a bola fora, na sequência de penalidades, em sete ocasiões, tendo dois dos ensaios dos agrónomos nascido de contra ataques nestas situações.
Os dois ensaios de Agronomia na primeira parte foram marcados em apenas um minuto, e ao intervalo o marcador registava 3-12 favoráveis aos visitantes.
O primeiro na sequência de formação ordenada a cinco metros, com introdução da Académica, mas Agronomia ganhou a bola e empurrou a formação para dentro da área.
O segundo na sequência do pontapé de saída subsequente..
Os erros sucessivos da Académica acabariam por ser decisivos, ainda assim os "pretos" marcaram o seu segundo ensaio na bola de jogo, a partir de um alinhamento próximo da área de validação adversária.

O Técnico que partilhava a terceira posição com o CDUL, isolou-se na posição graças ao ponto de bónus conquistado na Lousã, onde os engenheiros bateram a Lousã por 20-36.
A Lousã continua sem pontuar em campo, e os quatro pontos que a separam do Montemor devem-se à atribuição de pontos por folga, que distorcem negativamente a própria classificação.
Com 10-19, e 1-3 em ensaios, ao intervalo, a história do segundo tempo quase se limitou a repetir a primeira parte, embora tenha havido um melhor comportamento dos beirões que marcaram dois ensaios, terminando o encontro com 20-36 na pontuação e 3-6 no registo de ensaios.

No jogo que encerrou a jornada o CDUL foi vencer ao Porto por 5-24, mas a ausência do ponto de bónus fez a equipa descer um degrau na classificação ocupando agora o quarto lugar com menos um ponto que o Técnico - que ocupa a terceira posição - e mais dois pontos que o Cascais que segue no quinto lugar.
O CDUP, com a derrota, manteve a sétima posição, mas viu o Belenenses fugir um ponto na consolidação do sexto lugar, e manteve a sua posição relativa aos três últimos classificados, todos eles perdedores no fim de semana.
Os pontos do CDUL foram obtidos por Diogo Ribeiro, Fábio Conceição e Hamish - um ensaio cada um - e Jorge Abecassis que se responsabilizou pelos restantes nove na transformação de tentativas aos postes.

Em jogo realizado em Cascais por troca de campo, o Belenenses conseguiu um importante ponto de bónus, mas quem mais beneficiou do resultado foi o Cascais que manteve a sua quinta posição e está apenas a quatro pontos do segundo lugar, e a sete do topo da tabela.
Os cascalenses começaram menos bem a temporada, mas parecem agora ter encontrado o caminho dos bons resultados, e devem estar já com a mente virada para o próximo encontro na competição, em que vão defrontar Agronomia na Tapada.
O Belenenses continua na sétima posição, mas agora sem a companhia do CDUP que não conseguiu o bónus defensivo - a equipa de Belém foi mesmo a única a conseguir aquele ponto na presente jornada.

Veja os quadros completos da Divisão de Honra na página que dedicamos à competição.

Sem comentários: