26 de novembro de 2016

CASCAIS NA TAPADA, JOGO GRANDE DA JORNADA

A sétima jornada da Divisão de Honra coloca frente a frente equipas teoricamente do mesmo nível, e será uma oportunidade para se ver como estão os equilíbrios entre cada um dos conjuntos - o dos mais fortes, e o dos mais fracos...

Com o CDUL e a Académica de férias escolares, o líder vai ao terreno do terceiro da tabela e o segundo recebe o quarto com quatro pontos classificativos a separar as equipas em ambos os jogos, enquanto o último, que ainda não pontuou - ainda não teve o seu dia e férias remuneradas -  recebe o sexto, último do Grupo dos Seis, e o penúltimo vai visitar o sétimo, com cinco pontos a separar os oponentes.

Vamos aos jogos, um por um, ficando já a saber que toda a jornada se disputa no sábado

Única equipa só com vitórias, o Direito desloca-se a casa do Técnico onde antes do alargamento da DH de oito para 10 equipas, venceu as três últimas partidas marcando sempre mais de 80 pontos, e desde que os engenheiros subiram da 1ª Divisão pela última vez, nunca deixaram de vencer sem margem para dúvida.
Nos jogos nas Olaias dos últimos quatro anos da DH com oito equipas, o Direito marcou um total de 301 pontos e sofreu apenas 17, e nos quatro anos com 10 equipas na DH, o Direito marcou 118 pontos e sofreu 45.
Seria bom que os responsáveis do Técnico pensassem nisso antes de concordarem com a redução do número de participantes na DH.
Assim, com este retro, é difícil não apostar em nova vitória dos advogados, que nas duas últimas viagens às Olaias trouxeram de lá cinco pontos para somar na tabela classificativa.

O Cascais subiu pela última vez à Divisão de Honra no ano do alargamento, e desde então perdeu nas três primeiras viagens à Tapada, onde apenas no ano passado conseguiu uma vitória.
Este ano os cascalenses estão num processo de adaptação aos métodos de Tomaz Morais - que tem a fama e o proveito de não dar tréguas aos seus jogadores! - e conseguiu uma excelente vitória sobre o CDUL em casa, e o bónus defensivo na derrota frente ao Direito em Monsanto. Mas também foi perder a Coimbra...
Os agrónomos também tiveram um resultado negativo, mas foi frente ao CDUL, e contam por vitórias todas as restantes partidas realizadas.
Mais concretizadora com 27 ensaios contra 17 do Cascais, Agronomia sai para o relvado como favorita para a vitória, mas o Cascais pode muito bem fazer uma surpresa em Lisboa...

Única equipa sem pontos na tabela - embora a Lousã registe apenas os pontos da sua folga - são poucas as oportunidades para o Montemor discutir um resultado durante os 80 minutos de um jogo, esta época, e embora o Belenenses leve apreciável vantagem e seja favorito nesta viagem ao Alentejo, temos que ter em consideração que este encontro é uma dessas raras oportunidades.
O Belenenses começou mal o campeonato, mas depois recuperou e venceu por duas vezes, voltando a perder na última jornada frente ao Cascais, em Cascais, mas conseguindo o ponto de bónus defensivo.

O CDUP venceu em Montemor e com bónus ofensivo, mas fora isso tem somado apenas derrotas,e ocupa o primeiro lugar dos últimos, apenas graças aos pontos que recebeu no seu dia de folga, pois a Académica tem mais uma vitória, mas ocupa apenas a oitava posição.
Frente aos beirões os portuenses são favoritos, mas caso percam descem por troca com os pretos e podem mesmo ser alcançados pela Lousã.
O RC da Lousã forma com o Montemor a dupla de equipas que ainda não venceram na competição, e uma vitória no Porto poderá ser o incentivo que os seus jogadores precisam para encararem o resto da prova com outros olhos.
O que torna o jogo muito interessante, embora seja conhecida a dificuldade que os beirões têm em viajar... São saudades daquela serra...

1 comentário:

João Silva disse...

Jogo difícil dadas as condições do campo e tempo , mas apesar do resultado ser escasso para os lados da agronomia , o domínio que teve ao longo do jogo justificava muito mais . Cascais uma sombra do que vi jogar , sem ideias a não ser pontapé para a frente , poucas ou nenhumas oportunidades a não ser de penalidades quase todas elas do meio campo . Agronomia mostrou estar forte mas tem que ter mais consistência e marcar mais pontos , mereceu ganhar mas podia ter tido uma surpresa , face às difíceis condições foi a única equipa que quis jogar ainda algum rugby .

Boa surpresa esta nova Agronomia que ao que parece esteve afastada algum tempo dos títulos , não sei se será candidata , porque ainda não vi as outras equipas , mas parece ter algumas condições para ser difícil de bater.