7 de maio de 2016

MONTEMOR VENCE PRIMEIRONA E GARANTE ACESSO À DIVISÃO DE HONRA

O Rugby Clube de Montemor vence o Campeonato Nacional da 1ª Divisão, ao bater na final o Clube de Rugby de Évora por 17-15, recuperando de uma desvantagem de 11-12 ao intervalo.

Os mouflons entraram na segunda parte a todo o gás, instalaram-se nos 22 do Évora e só esporadicamente de lá saíram, apenas não conseguindo marcar nenhum ensaio (na primeira parte tinham marcado um) graças à estupenda forma como os chaparros defendiam a sua área de validação.


Sob condições climatéricas adversas - o campo parecia uma piscina, mas a sua relva aguentou bem o impacto - muitos erros de recepção e passe de bola interromperam demasiadas vezes a partida, com o Montemor a dominar nas formações ordenadas, enquanto nos alinhamentos o Évora esteve melhor.

Aos 12 minutos o Montemor passou para a frente do marcador (14-12) e aos 20 minutos, depois de uma tentativa falhada dos eborenses, aumentou para 17-12, para uma resposta aos 26 minutos do Évora, que fixou o resultado final favorável à equipa de Montemor-o-Novo.

O Montemor manteve o domínio do jogo - no segundo tempo nunca o Évora entrou na área de 22 dos mouflons - e esteve perto de conseguir o segundo ensaio por diversas vezes, mas como não conseguiu tornar a marcar, aos 46 minutos (última bola do jogo) viu a vitória em perigo, quando o Évora falha uma penalidade a cerca de 35 metros, que lhe daria o título (embora injusto) e só então os montemorenses puderam festejar.

Vitória certa da melhor equipa em campo, excelente comportamento defensivo do Évora.

O Montemor assegura assim o regresso à Divisão de Honra, depois de uma época em que apenas cedeu um empate - frente ao Santarém na 7ª jornada, a 12 pontos - num campeonato cheio de interesse e com a dúvida sobre a sua classificação final a subsistir até ao último minuto da prova.

Esta foi a segunda vitória do RC Montemor na competição, e será também a segunda vez que sobe à principal divisão do rugby nacional.

O Caldas vai ceder o seu lugar na divisão ao Bairrada, vencedor da 2ª divisão, isto, claro, se não surgir nenhuma alteração ao formato das competições que tudo altere.

Esperamos que não, tendo em vista a aberração que constitui o relatório de uma comissão que foi nomeada para analisar as competições nacionais, que nada analisou do 3º nem do 2º nível das competições nacionais, e que em relação à Divisão de Honra apenas comparou o que se passou nos últimos três anos, com o que se passou nos últimos três anos - ou seja, não fez qualquer comparação do que acontecia antes, e tirou conclusões pessimistas sobre o que se passou nos únicos três anos analisados, para sugerir uma idiota alteração do sistema competitivo, que já foi experimentada no passado, e abandonada por não atender a nenhuma das premissas que tinham levado à sua introdução.

Vamos aguardar para saber o que a FPR decide nesta matéria, com a certeza que para avaliar a qualidade dum sistema competitivo é necessário comparar com os outros sistemas, em especial quando o que se propõe é apenas um regresso ao passado.

E não é admissível que se destrua - como também é proposto - uma divisão que teve desde a sua ultima alteração, garantido a competitividade e a consistência das equipas participantes - por exemplo, não houve qualquer falta de comparência, chegou-se sempre ao final com todas as equipas em prova, nunca houve um campeão antecipado, nem se soube com mais de uma ou duas jornadas de antecedência, quem desceria de divisão.

Acabar com este sistema competitivo nem chega a ser crime - é estupidez pura!

Veja os quadros completos dos resultados aqui.

Sem comentários: