16 de maio de 2016

A SELECÇÃO FEMININA EM PARIS *

*Miguel Staniford
Na passada 6ª feira e no sábado a selecção feminina participou em Paris no torneio internacional Centrale Sevens organizado pela École Centrale Supélec, situada nos arredores de Paris.
Esta foi a 12ª edição deste torneio e teve, na sua vertente feminina, a participação de 8 equipas.

Portugal teve uma participação muito positiva tendo obtido o 3º lugar final, a mesma classificação do ano anterior.
Tendo vencido os quatro jogos da fase de grupos onde bateu sucessivamente Tuks ( Universidade de Pretória, África do Sul ), Windmills ( equipa holandesa ), Paris Univesité e Euskadi, sem sofrer qualquer ponto, foi derrotada pelas australianas Tribe 7’s - na meia-final por um pequena margem (17-19) - que venceram o torneio ao baterem facilmente a Ucrânia, na final. 
Na disputa do 3º lugar Portugal voltou a defrontar Paris Université vencendo por uns conclusivos 24-7.

Este torneio, incluído na preparação da equipa para os compromisso que se avizinham, e que foram antecedidos pela participação, em Novembro passado, num torneio em Elche e pelos jogos com a Espanha em Março, mostrou bem a evolução positiva da equipa e que mereceu do site ScrumQueens o seguinte comentário watch out for Portugal who, on this form, will continue to shock many of the top teams.

Seguem-se, no calendário internacional, a participação no Grand Prix Feminino, disputado pelas 12 melhores equipas europeias e cuja primeira jornada se realiza em Kazan, na Rússia, nos dias 11 e 12 de Junho. 
Portugal irá defrontar na fase de grupos Espanha, Grã-Bretanha e Ucrânia.

Depois será a vez do torneio de repescagem olímpico, em Dublin, nos dias 25 e 26 de Junho, onde Portugal irá disputar, com mais 15 equipas, a última vaga para os Jogos Olímpicos Rio 2016. 
Tarefa de grande dificuldade, mas na qual as nossas jogadoras estão totalmente determinadas em alcançar esse objectivo.

O rugby feminino é a única modalidade colectiva portuguesa que ainda disputa uma possível participação nos Jogos Olímpicos, facto que deve orgulhar todo o rugby português e que representa bem a total dedicação e grande capacidade das nossas jogadoras.

Em Setembro realizar-se-á a 2ª jornada do Grand Prix Feminino em Brive, França .

Entretanto, a selecção universitária feminina participará no Campeonato do Mundo Universitário, que se realiza em 7, 8 e 9 de Julho em Swansea no País de Gales. 

Uma intensa actividade internacional de que se esperam resultados positivos e que transmita uma boa imagem do nosso rugby feminino.

Sem comentários: