12 de maio de 2016

A ÉPOCA NACIONAL DO RUGBY FEMININO *

* Miguel Staniford
O Benfica foi a grande figura da época tendo vencido todas as competições em que participou. 
E apenas foi derrotado duas vezes durante a época, em dois jogos de Sevens. 

Confirmou assim a sua superioridade que tem vindo a ser uma constante nas últimas épocas.

Na parte inicial da época a actividade foi divididas em duas áreas, uma correspondendo à zona Norte/Centro e outra a Lisboa/Sul.
No Norte/Centro disputou-se o torneio regional de Sevens com 6 jornadas realizadas em Coimbra (Agrária), Moita da Anadia, Arcos de Valdevez, Tábua e Braga. 
Participaram um total de 12 equipas mas nem sempre todas presente nas 6 jornadas, sendo duas delas equipas B dos seus clubes. 
No final sagrou-se vencedora a Agrária de Coimbra, seguida do Tondela e do CRAV.

No mesmo período, em Lisboa/Sul realizou-se um torneio de “ Tens “ com a participação de 5 equipas, sendo vencedor o Benfica.

Seguiu-se a realização do Circuito Nacional de Sevens, constituído por 5 torneios realizados em Arcos de Valdevez, Caldas da Rainha, Tondela, Coimbra (Agrária) e Sobreda da Caparica. 
Nas diversas jornadas deste circuito as equipas foram distribuídas por dois grupos, sendo o grupo A constituído pelas equipas mais fortes e o grupo B pelas restantes. 
Após cada torneio, a ultima classificada do grupo A passava, no torneio seguinte ao grupo B, e a primeira deste grupo passava ao grupo A. 
Participaram um total de 13 clubes, alguns dos quais com 2 equipas. 
Os quatro primeiros da classificação, foram, por esta ordem, Benfica, Sport Clube do Porto, Agrária de Coimbra e Ass. Sporting CP Rugby.

Tal como na época anterior disputou-se ainda um torneio nacional de Sub-19, em 3 jornadas disputadas em Coimbra (Agrária), Lousã e Tondela, com a participação de 4 equipas. 
Foi vencedor o RC Tondela.

A época oficial terminou com a disputa da Taça de Portugal, também na variante de Sevens, tendo-se realizado duas jornadas zonais, em Arcos de Valdevez e na Moita da Anadia e Lisboa ( S. Miguel ) e Cascais. 
A jornada final realizou-se no Estádio Universitário em Lisboa tendo o Benfica batido a Ass. Sporting CP Rugby, na final.

Ainda se vai disputar o tradicional torneio Tia Anica, em Loulé, que constitui a festa final de encerramento da época.

Como pontos principais da época pode-se referir :

- a realização, pela primeira vez, de um torneio de “ Tens “ que tentou contrariar a tendência para limitar o rugby feminino à variante Sevens.

- o aparecimento de dois novos clubes, Ass. Sporting CP Rugby e Escolinha Lifeshaver, e, por outro lado, o desaparecimento do CR Técnico, que tinha sido um dos clubes mais consistentes nas últimas épocas

- a realização de um torneio Sub-19

- a afirmação do RC Tondela como forte centro de rugby feminino.

- a maior presença do rugby feminino na zona Norte/Centro com equipas em Arcos de Valdevez, Braga, Porto (Sport), Aveiro, Moita da Anadia, Coimbra (Agrária), Lousã, Tondela e Caldas enquanto na zona Lisboa/Sul se limita a Lisboa (Benfica, Sporting, S. Miguel), Cascais e Loulé.

Sem comentários: