6 de dezembro de 2012

REGRESSA A SEGUNDONA EM CLIMA DE INTERROGAÇÃO


Depois de duas semanas de intervalo para realização de etapas da Taça de Portugal, regressa agora a Segundona com três importantes jornadas até ao Natal, e não menos importante, espera-se que a FPR decida finalmente que castigos irá aplicar às equipas que foram referidas no seu comunicado de 28 de Novembro.

Não falaremos aqui da justeza ou falta dela na aplicação dos castigos, mas perante a forma como o assunto foi tratado, primeiro com o anúncio dos castigos, depois com a sua suspensão e abertura de um prazo para esclarecimentos e justificações, decidimos manter as classificações alteradas, com a indicação no rodapé de cada uma delas, dos pontos retirados a cada equipa.

Mas também não podemos deixar de notar a ligeireza com que clubes que pretendem subir na hierarquia do rugby português, trataram o assunto e se deixaram cair nas malhas da lei.

Recorde-se que na época passada houve equipas que foram punidas e na altura não houve esta gentileza de ouvir justificações e esclarecimentos: simplesmente aplicaram-se os regulamentos – o que será diferente este ano?

Apesar do quadro das classificações referentes à época finda, que estão publicadas no site federativo, nunca terem sido actualizadas devidamente...

Como habitualmente os comentários aos jogos da Segundona são divididos em dois, um para a zona Lisboa/Sul e outro para as zonas Centro e Norte.

ZONA SUL/LISBOA
SÃO MIGUEL-KELLERMAN
Estádio Nacional, sábado, 10 horas

Duas equipas que deveriam ter objectivos completamente diferentes na competição, mas que se virem os seus castigos confirmados ficam igualmente afastadas da luta pela classificação, vão-se encontrar num jogo de um só sentido e que deve apresentar no final um avantajado resultado favorável aos buldogues.

OEIRAS-BEIRA MAR
Estádio Nacional, sábado, 12 horas

Duas potenciais candidatas ao apuramento defrontam-se sem poderem perder pontos.
Quanto à equipa da Linha, depois de ter perdido com o São Miguel, não pode perder mais pontos com os seus concorrentes diretos para manter as suas ambições, e a equipa da Moita do Ribatejo – mantendo-se o castigo de seis pontos na tabela - ou ganha tudo e pode recuperar um lugar de destaque na prova, ou não terá hipóteses de classificação, já que tem agora para recuperar um considerável atraso.

SPORTING-ELVAS
Estádio Universitário de Lisboa, sábado, 12,30 horas

Equipas com ambições diferentes, a maior curiosidade reside em saber com está a equipa de Alvalade depois da dupla derrota frente a Belas (para o campeonato e para a Taça), já que apesar de aguerrido e com alguma experiência já acumulada, o Elvas não tem, ainda, força para se opor com sucesso às equipas da metade superior da tabela classificativa.

FCT-BELAS
Estádio Nacional, sábado, 15 horas

Talvez o jogo mais importante da jornada, já que uma vitória do Belas pode afastar em definitivo a FCT do caminho da qualificação, pois com duas derrotas sofridas perante diretos competidores, os tecnológicos já não têm margem de manobra – ou ganham ou será muito difícil o apuramento.
Por outro lado o Belas vem de uma excelente série de cinco vitórias, apenas interrompida com a derrota frente à Lousã, para a Taça, e parece lançado com firmeza na conquista de uma qualificação que deixou escapar na secretaria no ano passado, pelo que leva o favoritismo para esta partida.

TÉCNICO B- ÉVORA B
Estádio Nacional, domingo, 12,30 horas

Mais um jogo a feijões entre equipas que não vêm os seus resultados contar para a classificação da prova, facto que necessita de revisão para a próxima época, já que nestes termos só servem os interesses de parte dos participantes, e que são encarados pelas equipas como encontros fora das provas, ou se preferirem, jogos de brincadeirinha...

Foto: Rugby Vila da Moita/ José Chorão

8 comentários:

Anónimo disse...

Continuam a insistir no tópico dos jogos das Equipas B serem a feijões pois era exactamente isso que se passava no ano passado para estas, já que não podiam ser qualificadas, podendo prejudicar isso sim era os campeonatos de terceiros. Parem pois de querer dizer que algo mudou substancialmente para estas Equipas quando não é verdade.
Desta forma todos jogam e gerem as suas equipas como se tratasse de uma amigável e não apenas as Equipas B como sucedia no passado. Ambas as Equipas B´s ou não usam esses jogos como entenderem sem penalização pontual de qualquer género. Bastante mais justo.

Manuel Cabral disse...

Anónimo das 03,08
Insistimos e continuaremos a insistir, porque a solução, embora melhor que a anterior, não é satisfatória.
Há que encontrar uma melhor solução.
E enquanto houver jogos integrados numa competição que não servem para nada, continuaremos a insistir.
Lamento que isso te incomode, mas vamos continuar a lutar para que não haja jogos a feijões, que, ainda por cima, podem ter consequências disciplinares.
A questão é simples: a solução encontrada veio resolver alguns problemas mas criar outros. Há que pensar e encontrar uma melhor solução, e não é fingindo que está bem que ela será encontrada.

Anónimo disse...

Manuel, criticar sem apresentar soluções é destabilizar. É uma mania muito portuguesa, como se vê com os "críticos" políticos todos os dias.

Tem todo o direito a criticar obviamente mas se apresentar uma solução que considere melhor (boa ou má). Caso contrário, é apenas atirar larachas para o ar e tentar incendiar.

Como lhe disse num comentário a um post anterior, seja mais contrutivo em vez de apenas atirar críticas para o ar e exaltar os anímos.

Filipe Costa

Anónimo disse...

Existe mt pressão sobre a fpr os clubes deviam ter vergonha.
Deixo uma pergunta pq são sempre os mesmos????

Manuel Cabral disse...

Caro Filipe Costa,
Os seus comentários revelam que você não acompanhou o Mão de Mestre desde que este começou a ser publicado, pelo que o aconselho a visitar os mais de 2000 artigos que aqui foram escritos, e onde poderá verificar que muitas opiniões e sugestões foram feitas.
E revelam também que o Filipe partilha da opinião que apenas aqueles que demonstrem fazer melhor, podem criticar o que está sendo feito - o que obviamente é um argumento falso que apenas pretende perpetuar o que está a ser (mal) feito, evitando que criticas surjam...
Aliás essa linha de raciocínio já aqui foi defendida em outras ocasiões - quem não consegue ser melhor jogador (ou treinador, ou dirigente) que fulano A ou fulano B, não lhe pode fazer criticas.
Ou seja, para criticar um jogador como o Cristiano Ronaldo ou o Messi (ou o Pedro Leal ou o Richie McCaw), o crítico tem que conseguir fazer melhor do que eles...
No caso concreto, o Filipe devia ter lido com atenção o que se diz e eu repito - o que foi decidido para este ano, é melhor do que fora decidido para o(s) ano(s) anterior(es), mas não é uma boa solução - há que procurar uma melhor, e este assunto deve merecer a atenção de todos os envolvidos.
Não sei onde está a razão para tanta preocupação com o que digo e o porquê de tentar calar quem discorda do que está feito.
Eu gostaria que começassem desde já a procurar uma melhor solução, e na altura própria, se eu tiver alguma coisa a dizer, e a quem dizer, então direi - para já acho que é importante levantar a questão, não a deixar ficar encoberta e escondida, e é o que já fiz e, pode acreditar, continuarei a fazer, pelo menos até ter conhecimento que o assunto vai ser discutido e analisado, não por uma pessoa apenas (um eventual Deus Todo Poderoso) mas de forma a que todos os envolvidos possam opinar e assim se chegue àquela melhor solução.


Manuel Henrique Saraiva disse...

O Belas Rugby Clube propôs hà duas épocas uma mudança na atitude dos clubes perante algumas dificuldades com que estes se vinham debatendo. Uma delas dizia respeito ás inscrições e foi proposto que os clubes pedissem aos árbitros que quando vissem os cartões confirmassem também as caras dos jogadores de modo a evitar jogadas menos próprias, além de outras propostas feitas na altura, mas a que nenhum clube se dignou responder. Por isso, também considero que estas confusões não podem ser só atribuídas à Federação, mas os clubes também pouco ou nada fazem para mudar. As inscrições são responsabilidade dos clubes, e devem ser feitas atempadamente, para evitar o que sucedeu a época passada com o Belas Rugby Clube, que por causa do mau funcionamento do site da Federação, e também por não termos feito em tempo útil as inscrições, fomos penalizados.

Anónimo disse...

os lagartos só ganharam pq jogaram contra 13

Anónimo disse...

Tecnico B 14-Evora B 10