16 de dezembro de 2012

MONTEMOR DOMINA ALENTEJO

Montemor vence no Inferno dos Canaviais e, com um jogo em atraso, termina a primeira volta do Nacional com um ponto de vantagem sobre o Évora, se for confirmado o desconto de dois pontos aos eborenses.

Mas se o castigo aplicado ao Évora não for confirmado, a equipa passa provisoriamente para a frente por um ponto, ficando a aguardar a realização do Loulé-Montemor.

O que importa retirar da situação actual - e isto porque uma outra análise, antes de conhecida a decisão da FPR que se aguarda seja tomada com a maior brevidade, não é possível - é que existem três equipas destacadas para o apuramento, estando o quarto lugar dependendo não apenas do que se passará na segunda volta, como também da aplicação dos tais castigos federativos, a ao alcance de praticamente todas as restantes equipas, apesar do ligeiro atraso que a Agrária já leva.

ÉVORA 19-20 MONTEMOR (1-2)
Era o jogo mais desejado, e o resultado indica bem o equilíbrio registado em campo, embora seja de enaltecer a vitória dos muflões no Inferno dos Canaviais, e a conquista do título de campeão do Alentejo - resta aos chaparros prepararem-se para uma vingança na Frigideira!
Como resumo do que se passou nestes primeiros meses da época, é inegável que o Montemor conseguiu um melhor registo que os seus rivais alentejanos, já que conta por vitórias todos os jogos que disputou, quer a contar para a Primeirona, quer para a Taça de Portugal.
O Évora também teve um comportamento de grande nível, mas falhou em duas ocasiões - primeiro para a Taça de Portugal, frente a uma equipa do maior escalão nacional, e no confronto direto com os muflões, o que acabou por ser determinante.

AGRÁRIA 18-44 LOULÉ (2-6)
Os algarvios conseguiram a sua segunda vitória seguida no campeonato, que os coloca na luta direta pelo quarto lugar, o que se pode considerar um feito de registo, mesmo que o resultado dos castigos federativos a aplicar possa trazer alguma surpresas.
A verdade é que o Loulé demonstrou que joga de igual para igual com o Setúbal (derrota por 26-27) e com o Santarém (vitória por 5-0), mostrou superioridade esta semana frente à Agrária, em Coimbra, e apenas as deslocação às Caldas  com a derrota por 37-5, e a Famalicão, para a Taça, com outra derrota por 15-3, se podem considerar decepções ( vista pelo lado do Loulé, claro!).
Isto, claro, sem contar os confrontos com o trio da frente.
Por outro lado a Agrária foi a equipa que mais nos desiludiu nesta primeira parte da época, não conseguindo mais que uma vitória frente ao Santarém logo na primeira jornada do Nacional - todos os outros resultados foram negativos.
A superioridade que evidenciou na época passada na Segundona, com 14 vitórias em 17 jogos (número igual ao obtido pelo Loulé a quem bateu na final) e depois de um regresso voluntário àquela divisão, para amadurecimento, prometiam um regresso mais consistente à divisão de acesso ao topo do rugby português.
Isso não está acontecer e a situação dos charruas agrava-se a cada jornada que passa e, continuando assim, será difícil evitar o regresso à Segundona.

LOUSÃ 29-0 CALDAS (5-0)
A Lousã confirmou-se como uma das equipas com o apuramento quase (falta o quase...) garantido para a Fase Final, tendo perdido apenas para o Montemor, na Frigideira, e com o Évora no José Redondo.
Nos restantes encontros os serranos não tiveram dificuldade em vencer, e conseguiram em todos esses jogos, o invejado ponto de bónus, e na segunda volta terão que jogar em Loulé, Évora e Caldas, recebendo o Montemor, a Agrária, o Santarém e o Setúbal.
Quanto ao Caldas, foi também com alguma surpresa que se viu a equipa não conseguir dar o pulo que se esperava, depois de uma época na divisão e uma manutenção inesperada.
A união com o Marinha Grande e o Peniche, pelo menos no escalão senior, não trouxe benefícios visíveis para o Caldas, e as duas vitória que registou foram contra as equipas que vieram da Segundona, não conseguindo melhor que um bónus defensivo nas cinco derrotas sofridas.
De qualquer forma, como as quatro últimas avançam para a Fase Final (da Manutenção) em pé de igualdade, ainda é cedo para traçar o destino de qualquer das equipas, mas a tendência, a confirmarem-se os castigos federativos, é que o Caldas terá dificuldade em conseguir chegar ao desejado quarto lugar.

SANTARÉM ADIADO SETÚBAL
Em virtude das péssimas condições climatéricas que se fizeram sentir na região de Setúbal durante a semana, o campo do Vale da Rosa ficou impedido de assistir à partida que tão importante era para ajudar a determinar a questão do quarto lugar, e até este momento ainda não temos conhecimento da nova data para realização do encontro.

Assim, para encerrar completamente a primeira volta, ficaram a faltar o Loulé-Montemor e o Santarém-Setúbal, de que daremos notícias assim que possível.

Fotos: Albuquerque Afonso, RC Évora e RC Lousã

39 comentários:

Anónimo disse...

o clube de rugby dos canaviais so marcou um ensaio, de resto foram só penalidades (a última uma falta de competência do árbitro, inadmissivel para este nivel de rugby)

Anónimo disse...

correcção o jogo Lousã vs Caldas ficou 29-06.

Anónimo disse...

parabens montemor, das poucas equipas, se nao mesmo a única, invictas na Europa

Anónimo disse...

évora deve estar a ferver! são tão bons mas na hora h nem vê-los!

RCM rumo à DH!!

Anónimo disse...

évora a comer relva. não chorem, para o ano há mais!

Anónimo disse...

Hoje foi notoria a posição de Montemor e Évora. Jogo bem disputado com os eborenses a dar o que tinham e o que não tinham o que não chegou. Evidenciou-se que o Montemor esta na linha da frente para ser campeão com uma equipa muito mais forte e capaz.

Parabens ao Montemor.

Anónimo disse...

Foi com grande pena que não pude estar presente nos Canaviais, mas é com muito orgulho que vejo este resultado! Com humildade e trabalho o objectivo vai ser conseguido.

Anónimo disse...

Quem os ouve falar até parece que deram um cabaz. Estão-se a esquecer que a segundos da penalidade marcada nos canaviais, o RCM estava a perder por 2 e que assim que se marcou a falta á frente dos postes acabou o jogo....... e que o jogo acabou com o resultado de 20-19. Enfim, foi um bom jogo, veremos a segunda volta. Não gastem já os foguetes.

Cumps

Anónimo disse...

de ''inferno'' os canaviais têm muito pouco, a diferença só não foi maior porque não calhou (e o árbitro não deixou).

em frente RCM!

Anónimo disse...

o RCM é um clube nacional um clube popular e mostrou a sua força tinha centena de adeptos no campo, obrigado Montemor, vamos ser grandes, com humildade, vamos libertar-nos das amarras dos interesses, não temos MEO nem BPI, nas camisolas, mas somos gente

Anónimo disse...

a malta dos canaviais também parecia que tinha ganho o jogo nos 2 minutos em que estavam a ganhar, e até podiam ter ganho, enfim, incompetência dos jogadores....

Anónimo disse...

em Évora dizia-se que por menos de 20 era derrota saio-lhes o tiro pela culatra mesmo com 16 jogadores em campo perderam por pouco. o jogo foi giro de se ver para quem percebe minimamente de rugby mas fraca a exibição do arbitro. bem os fiscais e bem os jogadores de ambas as equipas sem grandes desacatos dentro de campo prevê-se mais 3 jogos interessantes de assistir entre estas 2 equipas

Anónimo disse...

os jogadores eborenses não podem estar agradados com o circo que os seus adeptos fazem. no campo era só gente de peito feito antes do jogo começar, depois foi o que se viu... e eu nada tenho a ver com uma e outra equipa, mas se já estou habituado à excitação dos montemorenses, o pessoal de évora hoje levou um banho de humildade.

Anónimo disse...

Só lhe falta um slogan anti troika e capitalismo. Amigo isto é um blogue de rugby, nao é o site do PCP.

Anónimo disse...

Calma, por morrer uma andorinha nao acaba à primavera e até ao lavar dos cestos é vindima! vamos ver se em Abril ainda cantam de galo, boa sorte!

Anónimo disse...

os jogadores da agrária prometiam tanto tanto tanto que ao fim da 1ª volta têm uma vitória que se calhar nem sabem como a obtiveram. vêm engalanados da segundona e depois é o que se vê...

Anónimo disse...

Na pagina da FPR a Classificação é esta:

1 CR ÉVORA 7 30
2 RC MONTEMOR O NOVO 6 29
3 RC LOUSÃ 7 25
4 VITÓRIA FC 6 14
5 CALDAS RC 7 11
6 RC LOULE 6 10
7 RC SANTAREM 6 5
8 AGRARIA COIMBRA 7 4

Anónimo disse...

O Loulé está a crescer!

Anónimo disse...

parece que o Loulé está a tentar desmarcar-se dos últimos lugares, os seus adeptos, que são muitos e especialmente estrangeiros, deveriam ficar orgulhosos.
o Caldas este ano está a ser uma decepção, esperava mais dos rapazes. resta-me continuar a apoiar.

cumprimentos

Anónimo disse...

Tambem esperava o salto qualitativo do Caldas mas parece que o clube infelizmente não reune condições para tal. Ainda falta muito e muito pode acontecer mas penso que a descida será uma luta a 2 entre Caldas e Agrária.

Anónimo disse...

notável a defesa do Montemor! 6 jogos, 49 pontos concedidos, menos de 10 em média e já disputou todos os jogos mais fortes. quanto ao évora, prometia prometia mas parece ser mais um ano para os homens dos canaviais ficarem a chuchar no dedo.

saudações serranas

Anónimo disse...

Estas saudações serranas devem ser da serra do caldeirão pq cá em cima não pensamos assim!!!

Anónimo disse...

vivo na Lousã há quase 50 anos mas não posso deixar de ter as minhas equipas preferidas e menos preferidas. vejo rugby há mais de 30 e o Montemor tem uma politica que a Lousã nunca teve a aproximação aos adeptos!

quem é o senhor ou a senhora para dizer o tipo de serrano que sou e para me ensinar como penso?

Anónimo disse...

MONTEMOR
EVORA
LOUSA
SANTAREM

SETUBAL
LOULE
CALDAS
AGRARIA

vai iniciar-se agora a 2ª volta do campeonato, com alguns jogos por realizar mas tou capaz de apostar nesta classificação para a 1ª fase do campeonato!

abraços
Joao Dantas

Anónimo disse...

Com a qualidade deste RCM as faixas podem ser já encomendadas, não se vislumbram equipas nesta divisão que possam fazer frente. Os próximos são já os serranos, não há duas sem três, pode ser que com sorte os beirões levem menos de 50. Canaviais? Onde fica isso?

Anónimo disse...

tudo em aberto para um campeonato que promete voltar a ser muito competitivo!!

Anónimo disse...

o Caldas marcou 6 pontos no jogo com a Lousã

Anónimo disse...

estou curioso para ver se o évora cresce perante um montemor muito forte e motivado nesta 2ª volta. é que na 1ª só deu mesmo montemor

Anónimo disse...

não se excitem muito, na fase final é que as contas são feitas!

Anónimo disse...

Montemor é o clube do povo Évora é dos "meninos", por isso o RCM tem adeptos em todo o país e os chaparros só no bairro dos canaviáis, está ai a diferença.

Anónimo disse...

Venho mais uma vez relembrar o objectivo do RCM é passar á final four, tentando ganhar jogo a jogo se possível, jogo deste fim de semana que será o mais difícil da época, o RCM para conseguir a vitoria ainda terá de trabalhar mais do que em Évora, ainda com mais humildade, mas a lousã como grande equipa que é, vai tentar a vitória, por já terem perdido 2 vezes este ano connosco só os irá motivar mais a conseguir atingir os seus objectivos, penso que será um grande jogo de rugby.


RCM
Miguel

Anónimo disse...

Os "moços" do algarve já pensão que são os maiores por ganharem um jogo,mas vamos lá ver se este fim de semana não vão adiar o jogo como fizeram com os de montemor e dão a desculpa de que o campo esta não sei como,o que me pareceu é que tem medo de levar uma sova em casa pois já na primeira jornada inverteram com o evora... triste tambem esta o setubal e o santarem,adiar um jogo por fazer a festa de natal?? que tristeza como esta divisão está,pena é equipas como a lousã o evora e o montemor pois assim nunca vão ser capazes de fazer nada na divisão acima,e por muito que custe aos alentejanos inda não é desta que vão ver uma equipa no topo do rugby nacional,pois na minha opinião quem vai subir é o RC Lousã...

Abraço a todos

Anónimo disse...

é mouflons não moufloes

Anónimo disse...

O adiamento do jogo Setúbal-Santarém não foi por causa de festa de Natal nenhuma.

Foi pelo péssimo estado do campo devido á chuvada que se fez sentir á volta do Sado.

O Santarém está a crescer, mas ainda falta um bocado para que o Setúbal- Porto em futebol também seja adiado por causa da festa de natal do RCS

Anónimo disse...

Quem vai subir é o RC Lousã. E o Natal agora é em Agosto.

Anónimo disse...

lê-se com cada coisa aqui, Santarém x Setúbal adiado por causa de uma festa?? tenham noção do que dizem! e já agora esses iluminados que nos digam a razão do adiamento do Agrária x Santarém, será que é a festa de final do ano do Santarém? se calhar...

Anónimo disse...

Isto é lindo. Começa a descambar e cada um diz o que quer. Se o campeonato se decidisse na internet o RCM já tinha ganho, sem dúvida. Tenham calma, mantenham a humildade e não andem a espalhafatar muito a conversa de serem campeões. Pode correr mal.

Anónimo disse...

Eu sinceramente acho que não é ninguem do RCM a fazer estes comentários.

O RCM quer gostem quer não, é um clube com alguns anos, e sempre foi um adversário de respeito.

Esta época está a fazer um bom campeonato, assim como o fizeram noutras épocas, e nessa altura não havia bate boca na internet.

Sendo estes comentários todos anónimos, as pessoas deviam filtrar alguma informação....

Anónimo disse...

RCM campeão na internet é fixe , é a prova que somos o clube com mais adeptos