20 de dezembro de 2012

HO HO HO…CAI UMA JORNADA NO SAPATINHO DE NATAL *

Para os retardatários amantes do rugby que ainda não compraram todas as prendas natalícias (prendas? mas será que isso ainda faz parte do nosso léxico?) e que estavam a guardar o fim-de-semana para passar algumas horas no lufa-lufa consumista, serve este para recordar que em plena época de Festas se realizam amanhã e sábado, partidas da 11.ª jornada que marca o arranque da 2.ª volta na DH. 

Ou seja, já vos arranjámos uma boa desculpa para escapar a uma penosa passeata pelos shoppings: “eu bem queria acompanhar-te, mas o meu clube tem um jogo tão importante…”


Com Belenenses e Técnico de folga, e ainda o CDUP-Benfica adiado para 19 de janeiro, o último fim-de-semana de jogos de 2012 – no que à DH diz respeito –, cinge-se a tão-só três partidas.

E a função começa já na noite de sexta-feira, em Monsanto (21.00) – lá está, para preferirem jogar naquele sombrio ambiente de casa de fados em vez de o fazerem em pleno dia, só pode ser mesmo por uma razão óbvia: pretendem preencher a tarde de sábado nas compras… –, o duelo raguebístico mais vezes repetido em Portugal no século XXI: Direito (1.º) versus Agronomia (4.º).
Mas desta vez parece-nos que a evidente incerteza no resultado pela rivalidade construída ao longo dos últimos anos através de duelos intensos e de desfecho tantas vezes oposto ao previsto, não irá acontecer.
Os advogados, como foi possível constatar em Taveiro no sábado, estão a praticar um rugby que não estará ao alcance de muitos cá no burgo, incluindo o seu adversário de amanhã (sim, é verdade, a eliminação da Taça, na Tapada, terá sido fruto de um apagão e, claro, outros poderão acontecer…).
E já estará na altura de chamarmos aqui a atenção para uma esperança-já-quase-certeza do rugby português chamado Vasco Fragoso Mendes, o jovem n.º 8 que, na ausência de alguns dos “velhos guerreiros” de Monsanto, vem levando Direito às costas e que, com o regresso de Vasco Uva e outros jogadores mais experientes, poderá agora ficar liberto dessa responsabilidade, o que só poderá resultar numa melhoria de rendimento.
Melhor marcador dos advogados, com seis ensaios até aqui, é já uma das figuras da prova. Merece ser seguido atentamente.
Quanto aos agrónomos, com exibições em montanha-russa – tão bem há 15 dias e tão por baixo na semana passada frente ao mesmo adversário –, Murray Cox vai esperando e desesperando por alguns ovos que lhe permitam fazer uma omelete minimamente decente.
Amanhã, e quando infelizmente já sabe que ficará sem o pilar José Leal da Costa até ao final da época, receberá um reforço: o três-quartos centro Bernardo Campelo.
Não será caso para fogo de artifício, mas enquanto não regressam Francisco Mira ou Manuel Dentinho, compõe um pouco umas linhas atrasadas muito depauperadas…
           
Sábado, pelas 15.30, na Coutada, o CRAV (9.º) recebe o Cascais (8.º) tentando um inédito segundo triunfo em sucessão na DH, depois de na passada semana ter mantido o Benfica em cuidados intensivos, por força dos cinco ensaios alcançados. 
Na 1.ª volta os homens da Linha venceram sem grandes problemas (35-18), mas desta feita e impulsionada pela exibição produzida ante os encarnados, a equipa de Nuno Vaz surge bem mais forte e moralizada. 
E o seu n.º 8, o espanhol Jorge Molina (que, com nove ensaios, é co-líder dos marcadores), é uma “arma de destruição maciça” que se tem mostrado perigosíssima e para a qual não se veem grandes antídotos. 
Já quanto ao Cascais, a sua exibição no último sábado nas Olaias teve por vezes o seu quê de… dramático e tendo em vista que a enfermaria em que se tornou o balneário da equipa parece ter esta semana ainda mais camas ocupadas, dificilmente se poderá assistir a significativas melhoras. 
E assim, a ultrapassagem pelos minhotos na tabela com as equipas a trocarem de posição entre si é o desfecho mais provável. 
À mesma hora (15.30), o EU Lisboa será palco da receção do CDUL (2.º) à Académica (7.º), a quem venceu em Taveiro na ronda inaugural, em Setembro (36-22). Os campeões nacionais descansaram na jornada anterior e Manuel Sommer vai aproveitar para pôr toda a sua vasta carne no assador (exceto os lesionados Carl Murray e Nuno Penha e Costa), preparando a equipa para o crucial jogo que se seguirá: a Taça Ibérica, a 6 de janeiro em Valladolid, diante do campeão espanhol, o VRAC Quesos Entrepinares. 
Ora isto são as piores notícias que “pretos” desmoralizados e desconsolados pelas suas modestas recentes exibições – que os fizeram dar um valente trambolhão na classificação –, podem receber. 
E só um milagre de Natal evitará terceiro desaire consecutivo da equipa de Coimbra. Já pensaram meter uma cunha ao Pai Natal?     

* Texto: António Henriques
Fotos: António Simões dos Santos e Fernando Nanã Soares

13 comentários:

Anónimo disse...

Grande Benfica, menos uma derrota em 2012!

Anónimo disse...

curioso para ver o resultado que o Cascais vai obter em casa do CRAV... perspectivo um jogo bem disputado, oxalá que sim...!

Anónimo disse...

provavelmente o GDD irá mesmo vencer confortavelmente a Agronomia e depois é que os agrónomos se escondem...

Anónimo disse...

jogo ideal para o Cascais limpar os recentes jogos da cabeça.

força Cascais!

João Santos disse...

Vitórias de GDD, CDUL e CRAV em perspectiva! Este fim-de-semana é o fim-de-semana das siglas.

Cumprimentos

Anónimo disse...

grande GDD vencer a Agronomia e mostrar quem manda no rugby português!!!

Anónimo disse...

pena a jornada natalícia estar tão condicionada ou sem grandes motivos de interesse.

Anónimo disse...

Eu Apoio o Benfica sempre... Pela sua historia e titulos conquistados merece o respeito no minimo. Todavia acredito tambem que nem todos podem ter este respeito nos dias de hoje... Ao que as pessoas chegam semana apos semana...

Anónimo disse...

Agronomia vai aparecer quando tiver que ser, nao se preocupem connosco.

Anónimo disse...

O Vasco Fragoso Mendes está a jogar muito bem, de facto. Daí a levar a equipa às costas...
O rugby é um desporto de equipa e ninguém joga sozinho. Muitos dos ensaios do Vasco são-lhe entregues de mão beijada e ele como finalizador nato não desperdiça.

Anónimo disse...

façam a pesquisa de todas as condições de cada uma das equipas da divisao de honra e vejam se isso não explica os sucessos actuais ... milagres nunca vi .. por isso o Benfica está como está ... a sobreviver. Mas melhor mesmo tirar o Benfica da modalidade era a solução de muitas mentes desde país ... precisamos de cada vez mais equipas e se possivel do topo nacional para assim divulgarmos cada vez mais a modalidade

Anónimo disse...

Azar!

Anónimo disse...

CDUL - 73 x Académica 5

Esta Académica a jogar assim arrisca-se a ter um jogo muito suado contra o Benfica. Não percebo porque se queixam constantemente os seus adeptos de não terem jogadores nas selecções! A razão é simples: são mesmo muito fraquinhos...