16 de dezembro de 2012

DIREITO PASSA PARA A FRENTE NA LINHA DE META DA PRIMEIRA VOLTA *

Ao vencer sem problemas, em Taveiro, a Académica, por 45-12, os advogados ultrapassaram o CDUL e concluem a primeira metade da DH na liderança da tabela, ficando no entanto esta posição a depender do eventual castigo federativo anunciado em 28 de Novembro.
Já o Belenenses derrotou Agronomia (22-9) no Restelo e subiu ao 3.º lugar, numa partida com um momento dramático.
  
A 10.ª e última jornada da 1.ª volta concluiu-se esta tarde no Restelo, num jogo marcado pela grave lesão do pilar agrónomo José Leal da Costa, em cima do final do 1.º tempo quando, num lance absolutamente casual, o pilar ficou imobilizado no relvado.


Rapidamente se percebeu a gravidade da lesão (fratura exposta da perna) e o árbitro Pedro Murinello interrompeu o jogo de imediato.
Mas, e como infelizmente vem sendo norma no râguebi português, não se encontrava no Restelo qualquer veículo médico.
E foi confrangedor ver o internacional de 21 anos, deitado na relva húmida durante meia hora, protegido por umas mantas arranjadas à pressa – felizmente o INEM demorou apenas 17 minutos a chegar – enquanto os jogadores das duas equipas faziam exercícios para não arrefecerem.
Ao fim de longa meia hora a ambulância lá saiu do relvado transportando o infeliz Leal da Costa, naquele que constitui mais um episódio preocupante, pois que pode ocorrer em qualquer campo do país e urge a Federação e os clubes tomarem ações tendentes à sua não repetição.
Hoje não foi assim tão grave, mas amanhã e noutras circunstâncias, meia-hora pode significar… uma vida.
Quanto ao jogo em si, o triunfo dos azuis foi justo e conquistado graças a uma exibição muito diferente e bem melhor do que a realizada há uma semana atrás na Tapada.
O Belenenses surgiu com cinco reforços de peso: Diogo Miranda, Francisco Vieira de Almeida e Duarte Moreira (como asa) vindos dos sevens, e ainda o indestrutível Hugo Valente e o experiente Sebastião Cunha (afinal os 35 dias de suspensão acabaram à meia-noite de ontem, felizmente que no Restelo há quem saiba somar dois mais dois…) e a equipa mudou como da noite para o dia.
Agronomia começou melhor e aos 8’ já vencia por 6-0 (penalidades de Cardoso Pinto), mas hoje a luta de avançados estava muito mais equilibrada – é pena que na Tapada só haja um Marthinus Hoffman (que grande jogador!) – os azuis recompuseram-se do início titubeante e aos 18’, num lance rápido, Sebastião Cunha recebeu a bola colado à linha lateral, abriu passada e nem por decreto alguém o apanhava, virando para 7-6, conseguindo o único ensaio do jogo.
Pontapés de Manuel Costa (belo jogo e mais 17 pontos marcados, incluindo um belo ’drop’) e DCP colocaram o resultado ao intervalo em 13-9 para os azuis, que mesmo antes da lesão de Leal da Costa viram Pedro Murinello expulsar o seu capitão João Mirra por uma alegada “speer tackle”.
A 100 metros do lance pareceu-nos um excesso de zelo (amarelo não chegava?) que deixou azuis com 14 durante 40 minutos.
O 2.º tempo continuou equilibrado, com os jogadores das duas equipas claramente marcados pelo desenlace do lance acima descrito que provocou uma paragem de mais de meia hora no jogo e que afetou, naturalmente, mais Agronomia, que não soube aproveitar o homem a mais que tinha nas linhas atrasadas (a velocidade de Murteira tinha que ser mais utilizada …) – mérito dos azuis, bem entendido – e não fez qualquer ponto nos últimos 40 minutos.
“Como as coisas podem mudar numa semana” ou “Os cinco cavaleiros que tudo alteraram” bem podia ser o título do filme do jogo…  

A deslocação a Taveiro acabou por se traduzir num agradável passeio para Direito, que já pôde contar com o capitão Vasco Uva regressado de longa paragem.
Os advogados construíram um triunfo bem mais fácil do que poderiam prever, pois a Académica voltou a desiludir, parecendo que a equipa precisa urgentemente de uma injeção de querer e confiança, algo que anda há muito arredio da equipa de Carlos Polónio.
Início fulgurante dos homens de Monsanto, que marcaram o primeiro dos seus seis ensaios logo aos 7’, pelo 2.ª linha Luís Sousa.
Com o pack a dominar por completo (o n.º 8 Vasco Fragoso Mendes fez dois ensaios e o asa Luís Alvim, em grande forma, faria outro) Direito não deixava os adversários sequer respirar e vencia ao intervalo, com clareza e justiça, por 28-3.
Com a vitória no bolso, os visitantes controlaram no 2.º tempo, claramente mais equilibrado, e só viriam a sofrer dois ensaios já tardios, através dos inevitáveis Gere Maree e Sérgio Franco, garantindo o ponto de bónus que lhes deu o pleno dos cinco pontos e o título de campeão da 1.ª volta.

Nas Olaias o Técnico arrasou o Cascais, por 55-3, confirmando o robusto resultado conseguido há duas semanas na Guia, quando eliminou a equipa da Linha da Taça, por 46-8.
Os visitantes até marcaram primeiro e sem qualquer adversário ter ainda tocado na bola, tal o domínio inicial exercido (3-0 logo aos 3’).
Mas sem uma mão cheia de titulares – o capitão Francisco Sousa, Sebastião Vanzeller, Vassalo, etc. – cedo se percebeu que dificilmente o Dramático não faria figura de segundo melhor na partida e acabou por ser presa fácil de engenheiros em grande momento de forma, chegando por vezes a ser confrangedora a forma como a equipa se exibiu e onde nem o internacional de sevens Miguel Lucas se conseguia distinguir no meio de tanta insuficiência técnica…
Dominando a partir da avançada – forte 1.ª linha e uma 3.ª linha móvel e poderosa, com os neozelandeses Taione Vea e o jogador-treinador Scott Uren (pena ir embora já em janeiro…) – o Técnico teve ainda um surpreendente n.º 9 André Aquino (18 anos), hiperativo e corajoso, e no excelente Kane Hancy um abertura que fez o jogo andar ao seu ritmo – para lá do ‘pormenor’ de ter marcado três belíssimos ensaios, qual enguia a passar em slalom, de cada vez, por meia equipa adversária.

Logo aos 7’ e em maul dinâmico, Taione Vea fez o seu quinto ensaio na prova virando o resultado (5-3) e com o quinze da casa sempre, mas sempre, no meio-campo adversário, ao intervalo os engenheiros construíam resultado robusto: 34-3, com mais cinco ensaios fruto de lances bem gizados e melhor concluídos, por João Dias, Pedro Castro e Aquino, além de um justo ensaio de penalidade.
No 2.º tempo o Técnico continuou a aproveitar os muitos brindes do quinze adversário – bem gentis os rapazes da Linha, mas ainda falta tanto para o Natal… – e faria mais três ensaios em 22’, por Filipe Luís logo a abrir e mais dois de Hency, que com os 55-3 feitos, logo a seguir sairia… a pedido do banco do Cascais (só pode!).
E assim, a 18 minutos do final do encontro a equipa da casa resolveu “fechar a loja”, pôs em campo todas as peças que dispunha no banco e limitou-se a jogar com tração atrás, defendendo os frágeis ataques adversários.
Mas ontem, mesmo jogando largos minutos na área de 22 contrária, esta equipa do Cascais, a jogar daquela forma desligada, não marcava ensaios nem contra uma equipa… de menires.      

Em Arcos de Valdevez, no sintético da Coutada, o CRAV manteve o Benfica em “cuidados intensivos” e “ligado à máquina” ao bater os encarnados, por 29-6.
Frente a um concorrente direto na fuga à despromoção, a equipa de José Mendes Silva continua a mostrar muitas fragilidades e pouca melhoria desde o início da época, concluindo a 1.ª volta com um rotundo zero na tabela pontual.
Os minhotos conseguiram cinco ensaios (o seu recorde nesta temporada), com ‘hat-trick’ do seu n.º 8, o espanhol Jorge Molina, que passa a liderar a lista dos melhores marcadores de ensaios, com nove, a par do ponta da Académica, Sérgio Franco.

* Texto: António Henriques
Fotos: Aguinaldo Vera Cruz e António Simões dos Santos

38 comentários:

Anónimo disse...

Esta forte o Belem! Belo jogo no Restelo por parte dos homens da casa. Veremos se o Belem nao se intromete entre os habituais 3 da frente.

Anónimo disse...

Grupo Desportivo de Direito em 1º lugar em Séniores, Sub 21, Sub 18 e Sub 16! E para espanto de todos não tem estrangeiros.

Felizmente trabalha-se bem em Monsanto. Convém elogiar quem trabalha para o desenvolvimento do Rugby Portugês.

Vejam o n.º de internacionais nos escalões de séniores, sub 19, sub 18, sub 17 e sub 16.

As melhoras ao José Leal da Costa.

Abraço,

Anónimo disse...

"alegada spear tackle?" a fotografia ao lado não deixa grandes dúvidas...

Anónimo disse...

vamos belém! boa arbitragem, a falta de zelo é o que se vê a mais no rugby português e assim se elevam os padrões.

Anónimo disse...

Parabéns ao Belém que fez um bom jogo e mesmo reduzido dominou a Agronomia. Fico triste pela derrota da minha equipa mas feliz por ver que o Belém se está a reerguer, trazendo mais competitividade ao campeonato.
As melhoras ao Leal da Costa, que grande baixa.

Cumprimentos agrónomos

Anónimo disse...

Direito não tem estrangeiros?

Então o formação, que apareceu por aí para os sevens e por cá ficou é de onde? E não venma com a treta de que tem passaporte português...

Além disso, se voltarmos uns tempos atrás, e não é preciso muito, também havia uns quantos estrangeiros no GDD!

Afinal, o que não se percebe é o problema das equipas terem estrangeiros! Que se saiba, não é proíbido...

Anónimo disse...

É "Spear" e não "Speer"

Anónimo disse...

Direito em 1º lugar sem estrangeiros mas mesmo assim ainda faltam dois pontos por descontar na tabela classificativa..nao cantes muito de galo!

Anónimo disse...

benfica para quando novidades? que vergonha.

Anónimo disse...

dá gosto ver este Belenenses jogar!!

Anónimo disse...

as novidades do benfica vêm quando no próximo ano jogar com equipas ao seu nível, na primeirona.

Anónimo disse...

1º Vergonha é o Cinha insultar 3 ou 4 vezes o árbitro, nao mostrar qualuqer arrependimento e de 4 a 8 semanas só apanhar 5, se fosse o árbitro ofendido possivelmente abandonaria.
2º Não vi o jogo mas pela fotografia que aqui se vê aquela placagem dá a sensaçãode ser claramente para cartão encarnado, vejam jogos internacionais e facilmente perceberão que o critério tem sido esse claramente.
3º O formação do Direito chama-se Manuel Raposo, é tão Português como qualquer um de nós, não teve que fazer uma data de épocas por cá para ser chamado à selecção.
e que eu me lembra o direito desde 2005 apenas teve um Estrangeiro o Acosta, e que eu me lembre tamb+em nunca tev mais de 3 .

Anónimo disse...

Atenção !
Houve uma lesão bem grave no Restelo mas, no dia anterior, também a houve, nas Olaias, pelo menos, de um jogador do Cascais ! Apenas não sei referir o nome do jogador e a gravidade da lesão que pareceu-me grave. Claro que também não havia ambulância ! Será uma situação a rever, ou não, FPR ?

Anónimo disse...

ah ganda direito! excelente trabalho da familia Aguiar (4 irmaos que treinam as 4 equipas de competiçao do direito), especialmente ao martim, que alem do excelente trabalho que esta a fazer nos seniores, deixou uma grande geraçao nos s18, equipa composta pelos jogadores por ele treinados nos ultimos 3 anos, tendo tambem muito merito por esta equipa se encontrar invicta no campeonato. este ano ganhamos tudo!

Anónimo disse...

Não venham para aqui armar-se em espertos. É engraçado ver esta malta (e tenho a certeza que não são jogadores a escrever comentários deste tipo) vir para aqui ora seja para festejar o campeonato de inverno ora seja para desprezar e deitar tudo abaixo.

O que vale é que a única coisa que conta é o que se passa dentro de campo, e o GDD ainda não ganhou nada. Falta metade do campeonato para chegarem ao(s) título(s) e por isso ainda há muito que trabalhar!

Anónimo disse...

1-desejo as rápidas melhoras ao Zé Manuel.
2- muitos parabéns pelo post, acho sinceramente que é dos melhores que já vi aqui. Fazendo referencia aos nomes dos jogadores e falando com conhecimento de causa, muitos parabéns.
3- quanto à spear tackle os arbitos têm ordens para ter 0% de tolerância, lembremo-nos da meia final do mundial, foi semelhante. Ainda para mais nos jogadores sabemos perfeitamente os árbitros que temos à frente e todos sabem que o muri é bastante rigoroso.
Continuação de bom trabalho.

Anónimo disse...

Inadmissivel o que se passou ontem no Restelo! Como é possivel não haver ambulancia de prevenção aos jogos? Não é obrigatório segundo os regulamentos? Ficar um jogador estendido no campo durante 1/2 hora á espera de assistência? Mas estamos em que século? Não há punição para um clube que não segue as regras? Pode um árbitro dar inicio a um jogo sem confirmar a presença da ambulancia?
Leal da Costa, força e rápidas melhoras.

Anónimo disse...

Grande belém! Quando joga com todos bate-se com todas as equipas.

Forte abraço para o Leal da Costa e boa recuperação!

Anónimo disse...

Acho graça que desta vez ninguém refer o número da baixas da Agronomia. Só sete.

Anónimo disse...

Que se saiba o Manuel Raposo é português.

Quanto ao facto de poderem vir a ser retirados 2 pontos na secretaria, não invalida o bom trabalho produzido na 1ª volta em 4 escalões.

Sempre me ensinaram que os jogos ganham-se dentro de campo com trabalho e muita dedicação.

Os resultados do direito em 4 ESCALõES é brilhante.

Para os teóricos do rugby seria um bom tema de debate. Porque é que o Direito tem tido tão bons resultados em todos os escalões?

Anónimo disse...

Bom jogo no Restelo. Fico um bocado desapontado com a equipa da Agrônomo, que tem potencial para muito mais, mas que depende muito de um ou outro jogador, como se viu. É preciso que os jogadores mais novos do clube queiram ser fundamentais na estratégia da equipa. A ideia que ficou foi a de uma equipa com um banco muito inferior ao XV titular, e sem consistência competitiva.

Anónimo disse...

O formação do GDD é Português nascido na África do Sul, mas não jogou.

Spear de lança.

Anónimo disse...

vergonhya é ter todas as condições e andar anos a lutar para nao descer ... sem casa sequer para desenvolver e crescer as suas formações não há milagres que salvem o Benfica. Falar é facil quando nao se conhece a realidade do Benfica nos ultimos anos.

Anónimo disse...

ok ... o raposo tem dois passaportes, a fpr diz que se calhar tira dois pontos, hoje é segunda e amanhã é terça. mas lá que o direito vira à primeira volta à frente em todos os escalões de competição, vira.

Anónimo disse...

A 2 volta vem ai! Vao acabar a 0?? Nem com o CRAV? Disseram-me que passaram muito tempo no meio campo do CRAV mas nao conseguiram marcar?

Anónimo disse...

As decisoes do Benfica ao Benfica dizem respeito, mas tenho de elogiar as mesmas para esta época, assim como todos os jogadores que todas as semanas se batem dentro de campo com equipas superiores! Ja vi 2 jogos do Benfica e se melhorarem na defesa, nao saiem de campo envergonhados! As melhoras, Leal da Costa! Volta depressa!

Anónimo disse...

Mesmo com baixas a Agronomia desceu o nível de competitividade, em virtude de um fortalecimento futuro, espero. O Belém foi sempre superior tirando os minutos iniciais, contando com uma bela equipa, os rapazes do Restelo estão a dar frutos.

Espero que a Agronomia se foque em nova vitória na Taça.
Abraço

Anónimo disse...

Para variar só falamos mal uns dos outros. GDD a fazer uma boa 1ª volta, e a merecer os parabéns pelos resultados nos vários escalões, tal como foi dito anteriormente, um sucesso a ser estudado pelos outros clubes. Belenenses com grande resultado a comprovar que é uma equipa com os jogadores dos sevens e outra sem eles. Técnico, a provar que está em crescendo, vamos ver se no fim de Janeiro, sem os reforços estrangeiros mantém nível, esperemos que sim, para bem do rugby nacional. Cascais depois de um bom começo de época, a baixar de andamento, jogo muito importante esta semana com CRAV. O que parece muito interessante é que depois de alguns anos em que o rugby português parecia só existir em 4 clubes, este ano temos assistido ao ressurgir de Belenenses, Técnico, CDUP e Cascais, a uma melhoria significativa do CRAV, e acima de tudo, a jogos equilibrados e duvidas nos resultados na esmagadora maioria dos jogos, a se saldar.

Anónimo disse...

M as porque é que já estas a empurrar Agronomia? Ainda falta muito jogo e aquela juventude já provou que pode ganhar a qualquer equipa. Claro que o Leal da Costa, para mim o melhor pilar a jogar em Portugal, vai fazer muita falta, tal como o Paiva., mas outros regressão e a competição não vai deixar de contar com AGRONOMIA?

CHE GUEVARA disse...

esta jornada deixou evidente que o campeonato será decidido entre GDD e CDUL, sendo que a Agronomia, em transição, lutará pelo 3º lugar com o Belenenses, em ascensão. bom rugby o nosso!

Anónimo disse...

Mas é tudo doido????
O CN decidido entre Direito e CDUL??? Porquê?
Que o CDUL estará na final não tenho nenhuma dúvida, que ganhará também não tenho muitas aogra contra quem já tenho grandes dúvidas, Agronomia já provou que ganha a qualquer um e possivlmente voltará a prová-lo já este fim de semana.o Belenenses completo também tem tantas ou mais possibilidades de chegar à final.

Anónimo disse...

Benfica com muita juventude com falta de jogos nas pernas pois vieram do franquissimo grupo B do escalão SUB 18 onde se joga um jogo por mês ... ou seja, não se evolui nada ... mas disso ninguém fala em Portugal ! De resto nota-se evolução nos atletas mas que vai demorar a mostrar isso mesmo nos resultados. Mas pelo menos não vem o autocarro de Bifes para fugir à descida.

Anónimo disse...

Pelos vistos a a discussão do campeonato, para variar, só contempla, desde logo à distância de uma volta, os mesmos de sempre da capital... comentários para quê? Parece que as bocas que se ouviram num dos camarotes do Sérgio Conceição, em Coimbra este sábado, por parte de alguns colunáveis do GDD são pertinentes: está tudo controlado... temos o jogo nas mãos... além disso, fulano e beltrana estão do nosso lado e a fazer por isso... e ainda há quem diga mal das tristezas do futebol... rugby português, onde chegaste...

JBR

Anónimo disse...

Mas não vem o autocarro dos bifes, porquê ? Sabes dalguma coisa. É proibido virem autocarros de portugueses de segunda? Seriam os primeiros a fazê-lo? Vai-se saber quem desce na fase final e o resto são tretas.

Anónimo disse...

JBR tanto choro...! Mas por acaso há alguma equipa que se aproxime em termos de qualidade ao GDD, Agronomia, Belenenses e CDUL? Bem me parecia que não!

Anónimo disse...

Eu cá vejo o Técnico e o CDUP quase com os mesmos pontos de Agronomia e Belenenses...

Anónimo disse...

E apesar disso ser verdade (anónimo das 09:22), ainda há muito rugby de distância. E acho que qualquer uma dessas equipas tem consciência disso.

Mas é bom sinal, e bom para o campeonato!

Anónimo disse...

Anónimo das 23:21 de 19 de Dezembro, tanto choro? Bem se vê com que cores militas e onde vives... a gente sabe que o país é Lisboa e o resto é paisagem. Quem sabe um dia não acaba a cagança.

JBR