24 de maio de 2012

UM RAIO DE LUZ!

DEZ ANOS DA HISTÓRIA DO RUGBY LUSITANO regressam ao nosso convívio pela objetiva atenta de António Simões dos Santos, que foi ao fundo do baú buscar os mais esquecidos dos rolos, e teve a excelente ideia de nos presentear com aquelas memórias.

O livro, numa edição de autor, vai ser apresentado ao público no próximo dia 1 de Junho às 19 h na sede do Grupo Desportivo de Direito, em Monsanto, e é uma oportunidade rara de recordar grandes jogadores, alguns que já não estão entre nós, e um período fundamental do desenvolvimento do rugby português, com o ressurgimento da nossa seleção nacional.

António Simões dos Santos começou a fixar imagens nos anos 70, apenas para dar largas ao prazer que tinha em jogar rugby, em viver rugby, em todos os momentos - o nosso desporto é parte da sua vida, desde que começou a jogar nas escolas do Benfica, mas isso não era suficiente, ele precisava de mais.

Felizmente para nós, o Tuge - nome por que ainda hoje é carinhosamente conhecido - nunca deitou fora uma película, uma fotografia, e hoje dá-nos uma prenda que tanta falta fazia para mostrar, em especial aos que começaram a jogar no final do século, que existia rugby antes do seu nascimento...

O livro é dedicado ao período do renascimento da nossa seleção de seniores - que tinha visto a sua atividade suspensa após o 25 de Abril - que acontece apenas em 1979 com um jogo amigável contra a Suiça, pondo termo a mais de cinco anos de completa inatividade, que impediu que diversas gerações de jogadores pudessem ter vestido a camisola das quinas.

Este trabalho de António Simões dos Santos não vai ser "filho único", já que sabemos que outros registos estão já na calha, cobrindo aspetos e jogos das competições nacionais do mesmo período, mas se você quer guardar esta memória da nossa história, pense já em fazer a sua reserva (ver nota no final) pois a edição é limitada e não deve chegar para todos os interessados.

O Mão de Mestre aproveita a ocasião para agradecer publicamente ao Tuge - a par de artistas como o António Lamas, o Miguel Carmo, o Beleza, o Nanã Soares, o Miguel Rodrigues entre outros - as muitas fotografias que gentilmente ele autorizou a publicar nas nossas postagens, sem as quais o nosso trabalho não estaria completo.

NOTA: Se pretende adquirir o Livro do António Simões dos Santos, pode fazer uma pré reserva através do Mão de Mestre, enviando o seu pedido pelo e-mail contato@maodemestre.com - o preço de venda deste extraordinário registo é de 30,00 euros, mais despesas de envio, e a sua edição limitada a 200 exemplares.
As reservas serão rigorosamente consideradas pela sua ordem de chegada, e todos os que se registarem serão diretamente contatados pelo Mão de Mestre, em nome do autor.

10 comentários:

Anónimo disse...

onde é que se pode encontrar e ver, obviamente, as belíssimas fotos que o sr. António Simões dos Santos tira nos jogos de rugby? Já procurei no facebook mas não encontro nenhuma página dele. Tem algum blog?

Manuel Cabral disse...

As fotos do António Simões dos Santos podem ser vistas no Picassa:
https://picasaweb.google.com/117122875522500664858?gsessionid=6EtSH4FBfzI8Pmqp55NWCA
ou no Facebook:
http://www.facebook.com/antonio.simoesdossantos
O autor apenas solicita que, em caso de publicação, seja feito o respetivo crédito

Anónimo disse...

Muito bem, excelente

Anónimo disse...

Muito bom. Vai haver nas livrarias?

Manuel Cabral disse...

Como se explica no texto, a venda será feita através do Mão de Mestre, ou no lançamento, no dia 1 de Junho às 19 horas na sede do GDD em Monsanto.

Anónimo disse...

Por que é que a nossa seleção de seniores viu a sua atividade suspensa após o 25 de Abril?!

Anónimo disse...

Maluqueiras da altura, mas que a esta distância eu não posso deixar de dizer que foi uma experiência fantástica para quem viveu o momento.

Anónimo disse...

Mas não se pode dizer a razão? Política? Cinco anos?

Anónimo disse...

Claro que foi política.

Anónimo disse...

Quase 40 anos depois e ainda é assunto tabu.