18 de maio de 2012

RUGBY NO FIM DE SEMANA

APÓS MAIS DOIS FINS DE SEMANA DE INTERRUPÇÃO, regressa a Divisão de Honra, onde além de faltar apurar um dos finalistas, falta ainda decidir quem desce de divisão.

Mas desta competição falaremos noutro local, e vamos debruçar-nos aqui ao resto do que se joga em Portugal neste fim de semana.

Na Primeirona já se conhece o vencedor, faltando conhecer quem vai ser relegado de Divisão, se o Setúbal, se o Caldas - e para que o suspense seja perfeito, as duas equipas encontram-se no sábado às 16 horas, no Campo do Gaio, na Moita do Ribatejo, no último jogo que uma delas fará na 1ª Divisão.

Quanto ao resto, o Montemor já garantiu o 5º lugar - primeiro do Grupo da Permanência - e o Évora o último do Grupo dos Apurados, enquanto o Santarém fica com o 6º posto.
O CRAV, apesar de ainda poder ser apanhado pela Lousã, perdendo o segundo posto, teria para isso de perder com o Évora em casa, o que os últimos acontecimentos não permitem sequer imaginar.

Assim, além da curiosidade de saber como o Cascais se comporta, agora que vai dizer adeus à Primeirona, frente à Lousã, no Estádio José Redondo, todos os olhos estarão postos na Moita, para ver se o Caldas consegue a sua segunda vitória da época e, com isso, manter o seu lugar na Primeirona, ou se, pelo contrário, será o Setúbal capaz de garantir a sua quinta época seguida na 1ª Divisão, ou se vai regressar à Segundona, de onde saiu depois de a vencer em 2007/08.

Para completar a rodada, o CRAV recebe o Évora em casa, e o Santarém desloca-se a Montemor, sendo que todos os jogos se realizam no sábado às 16 horas.

Veja os quadros de resultados e a classificação atualizada aqui.

SUB-21 COM VENCEDOR POR CONHECER
Com duas jornadas por realizar três equipas mantém intactas as suas possibilidades de vencer a prova.

Na primeira posição segue a Académica, com 15 pontos (resultado de 12 conquistados na fase final com três que trouxe da fase de apuramento), logo seguida do Direito com 14 (10 mais quatro) e o CDUL com os mesmos 14 (12 mais dois).

Neste fim de semana, os pretos vão ao tribunal de Monsanto, e quem quiser continuar na corrida tem, forçosamente de ganhar, partindo do princípio que o CDUL vai ganhar a Agronomia.

E se o favoritismo no Universitário de Lisboa está do lado dos azuis, apesar de restar aos agrónomos uma réstia de esperança, no Parque Municipal tudo vai depender da constituição que cada equipa apresentar.

Na verdade, enquanto na Divisão de Honra, a Académica não tem nenhuma possibilidade de chegar ao segundo lugar, que dá direito à presença na final contra o CDUL, aos advogados ainda sobra uma (vaga) hipótese matemática de lá chegar, estejam os Deuses todos de acordo em fazer esse milagre...

.E nessa diferença pode estar a solução deste encontro, mas como quem vai jogar por quem é um segredo (ainda) bem guardado, vamos ter que esperar pelas 17 horas de sábado, hora a que todos os jogos deste escalão se disputarão.

Veja os quadros de resultados e a atual classificação aqui.

TAÇA DE PORTUGAL - MEIAS FINAIS
SUB-16
Nesta altura da competição o favorito mais destacado é o Direito, em especial por ter eliminado nos oitavos de final, o campeão nacional, o Cascais, mas o seu adversário na meia final, o CDUP, pode fazer uma surpresa em Lisboa, no domingo às 14,00 horas no entanto não será fácil derrotar os lisboetas, em especial no seu campo.

Na outra meia final o Belenenses vai receber a Académica no Estádio do Restelo às 14 horas de sábado, num jogo em que a vantagem está repartida igualmente entre as duas equipas.

Veja o quadro dos resultados na Taça de Portugal, aqui.

SUB-18
Neste escalão também o Direito é o principal candidato, depois de ter vencido o campeonato nacional, e de ter eliminado o Cascais.

O seu adversário do dia, o Évora, que desta vez apresenta campo em Fronteira, não vai conseguir opôr suficiente resistência para evitar a presença dos advogados na final, enquanto em Leça, o CDUP recebe a Académica em mais um encontro de grande equilíbrio, e as duas partidas terão lugar no sábado, no Alentejo às 16 horas e em Matosinhos às 18,45 horas.

Veja o quadro dos resultados na Taça de Portugal, aqui.

SUB-17 - CROSS BORDER COM VITÓRIA ESPANHOLA
Apesar deste não ser o lugar mais próprio para dar notícias deste Torneio que se realizou em Arcos de Valdevez, com a participação das seleções de Portugal, Espanha, Suiça e Holanda, a escassez de informações fornecida quer pela organização, quer pela FPR, não permite que o acontecimento tenha uma maior cobertura.

Assim, aqui fica o conjunto de todos os resultados, que acabaram por ditar a vitória espanhola na prova - recorde-se que no torneio do ano passado, Portugal tinha vencido a final ao derrotar a Espanha por 27-14.

Na ausência de outros detalhes ficam aqui os boletins dos dois jogos realizados pelos nossos Lobitos, e que podem ser consultados no site da FIRA.



3 comentários:

Anónimo disse...

e um comentário sobre esta entrevista? http://desporto.publico.pt/noticia.aspx?id=1546574
é só uma sugestão, claro...

Anónimo disse...

nos sub 21 fala de uma final que nao vai existir sequer... parece ser texto deslocado. está pouco explicito

TA

Anónimo disse...

Caro TA leia as coisas antes de comentar, a final a que se faz referência no texto dos sub21 é a final da divisão de honra...