10 de fevereiro de 2012

XV DE PORTUGAL PARA O JOGO COM A RÚSSIA

NÃO SÃO MUITAS AS MUDANÇAS no XV inicial para o jogo com a Rússia, em relação aos quinze que entraram em campo em Bucareste.

Como habitualmente a FPR desrespeita os regulamentos internacionais - que obrigam à troca de informação entre as duas equipas quanto ao XV inicial e aos sete reservas, até 72 horas antes do jogo - e apenas há pouco, a menos de 24 horas do pontapé de saída, transmitiu essa informação para o público.


E como se isso não bastasse, inclui na lista dos 22 um jogador que não estava na lista dos convocados, e não dá qualquer informação sobre as razões do afastamento de alguns dos que estiveram na Roménia.

Ou seja, ou os dirigentes federativos ainda não perceberam que quanto mais informação fornecerem, maior visibilidade vão ter nos orgãos de comunicação social, e daí maior visibilidade para os seus patrocinadores, ou então estão-se simplesmente marimbando na maralha, que apenas serve para colorir as bancadas.

É uma pena que assim seja, pois em vez de unir, estas atitudes de quem manda, apenas servem para dividir, para isolar - exatamente aquilo de que o rugby português menos precisa: Galos de Capoeira!

Enfim, vamos ao XV inicial.

Como já referimos são poucas as diferenças entre as equipas iniciais apresentadas em Bucareste e em Lisboa, resumindo-se ao pilar esquerdo - entra Cristian Spachuk e sai João Junior - a um segunda linha - entra David Penalva e sai David dos Reis - ao médio de formação - entra Francisco Pinto de Magalhães e sai Pedro Leal - e a um dos pontas - entra Gonçalo Foro e sai Adérito Esteves.

No banco temos mais novidades, com a entrada de Juan Murre e Francisco Fernandes para a primeira linha, José Pinto para a formação e Joseph Gardener para defesa, com as saídas de João Mateus, José Leal da Costa e de José Lima.

São no total sete mudanças, o que levanta uma série de questões que - por falta de informação por parte da FPR - vão ser muito comentadas nos próximos dias, já que das duas uma: ou a constituição da equipa da semana passada foi feita a brincar, em cima do joelho, ou a equipa que foi à Roménia foi tipo carne para canhão...

A verdade é que a seleção nacional está a trabalhar com total prioridade sobre os clubes há muito tempo, e custa a entender como de repente, afinal a terça parte da equipa não devia lá ter estado...
Se a ideia é sacudir a responsabilidade, do que se passou em Bucareste, dos ombros, podem ficar tranquilos que não convenceram ninguém.

Mas o conjunto dos 22 que se vai apresentar amanhã traz algumas reais melhorias em relação ao outro, e é importante notar que dos quatro pilares, apenas um sobreviveu, e que os três que entraram oferecem, sem qualquer dúvida, melhores garantias de consistência e resistência que os que se deslocaram na semana passada.
Quanto à segunda linha, o regresso de David Penalva pode constituir uma melhoria significativa, ficando apenas por saber como ele vai reagir a um afastamento de dois anos ( a sua última participação em jogos dos Lobos foi contra a Geórgia em 13 de Fevereiro de 2010) de jogos desta natureza.

Sem que houvesse nenhuma informação prévia, nem a sua inclusão no lote dos convocados, regista-se o regresso à equipa de Joe Gardener, depois de uma época no Japão. Note-se que esta inclusão de última hora não é inédita, e criou, com o mesmo jogador, sérios problemas à seleção de sevens, quando Gardener caiu de para quedas no sete nacional, em substituição de António Aguilar.

Deixamos para o fim a substituição de Pedro Leal, e independentemente do valor do jogador, o que nos parece é que pela primeira vez em muito tempo, existe uma clara opção tática com a escolha de dois jogadores com o mesmo estilo de jogo.
José Pinto pode não estar em condições de jogar 80 minutos, mas não resta nenhuma dúvida que o pack avançado tem nele um verdadeiro líder e um condutor de homens - se entrar em campo, não vai deixar de criar muitos problemas aos russos.
Francisco Pinto de Magalhães ainda não provou, internacionalmente, o que pode fazer, mas é indiscutível que tem todas as condições para se afirmar como o número nove do futuro - basta que esconda o seu génio por vezes exagerado, atrás de disciplina e respeito. Respeito pelos seus companheiros e adversários, mas especialmente pelo árbitro e por si próprio - assim o faça e temos formação!

Resumindo, pelo menos no papel, esta é a melhor equipa que os Lobos apresentam em muitos meses, e esperamos que seja suficiente para fazer esquecer as péssimas exibições realizadas contra o Uruguai e contra a Roménia.



Foto: António Simões dos Santos

12 comentários:

Anónimo disse...

Sérgio Franco da AAC/Rugby, com 15 ensaios, em 13 jogos efectuados pela sua equipa, é o melhor marcador de ensaios no final da fase regular do Campeonato Nacional. Os 2ºs melhores marcadores, todos com 8 ensaios, são Luís Portela, Vasco Mendes, Bernardo Silveira e Frederico Oliveira.

Não percebo...o que é que a FPR tem contra este EXCELENTE jogador?

Meus senhores ACORDEM!! O SÉRGIO FRANCO é o MELHOR MARCADOR!!
Se calhar o problema é ser da PROVÍNCIA e não jogar no DIREITO, AGRONOMIA ou CDUL.

É inacreditável...

Anónimo disse...

ja cansa esta conversa do sergio franco....
no campeonato portugues até o cavaco silva marcava 10 ensaios
agora jogar ao nivel a seguir é outra coisa....

Anónimo disse...

Epá, com estes gajos da fpr o melhor é mesmo não fazer muitas ondas porque senão o Sergio Franco da AAC nunca mais será chamado á selecção!
Os gajos são vingativos e têm uns egos do caraças...autênticos galos de capoeira como diz o MdM.
O importante é que a malta não é cega, mas infelizmente é muda por medo de represálias...isto só vem a confirmar o que já sabemos. ESCANDALOSO...e ninguém diz nada, nem mesmo o Tomás Morais.

Malta, bom jogo contra a Russia!

Anónimo disse...

Engraçado verificar que em Portugal que seleciona os jogadores são os dirigentes federativos

Anónimo disse...

O Sérgio Franco teve uma hipotese há pouco tempo no XV contra uma equipa francesa e enterrou em dois ensaios , nao tem porte físico nem técnico para jogar a este nível . Nos sevens pode ser aproveitado , mas nem aí é indiscutível . Se a Malta da Académica que vem para aqui comentar quer se queixar , que se queixe da nao convocação do Salgado esse sim pode se fazer um jogador para o XV , pode mas ainda nao está .......

Anónimo disse...

deixem-se de merdas...o pipoca sempre teve PORTE FISICO queres ver...já para não falar noutros jogadores das melhores equipas do mundo!

NÃO QUEREM...PONTO FINAL...SÃO BURROS, MAIS PERDEM!!

Anónimo disse...

O Gardener não estava nos pré-convocados, agora está nos 22, e amanhã ainda deve estar a sentir os efeitos do jet leg. Se há quem deva favores ao Gardener ou a quem o representa que os pague, mas sem usar a selecção para esse fim.

Anónimo disse...

Esta merda é escandalosa! Malta, vou passar a apoiar o RUGBY FEMININO!

Anónimo disse...

Hoje com o Sérgio tínhamos ganho! Que granda jogador.

Anónimo disse...

O Gardener fez um excelente jogo......

Não foi por ele que perdemos, isso é certo.......

Anónimo disse...

Não sei quanto custará, mas acho que precisamos de uma segunda equipa.......De uma segunda selecção........Para que outros jogadores se mostrem. Principalmente os do campeonato nacional e os jovens luso descendentes que jogam em França e que ainda não estão em condições de jogar pela equipa principal........

O nome não sei mas de certeza que se arranja um nome bom....!!!!!

JMM disse...

O anónimo que diz que a conversa do Sérgio Franco já cheira mal, se fosse honesto dizia que o que cheira mal mesmo é a sua não convocatória! Se o compeonato português é assim tão mau que qualquer um marcava 10 ensaios, então porque não os marcam os outros? Marcou 15 e o segundo marcou 8... Estamos a falar de factos, que deviam ser a base para convocar. Bernardo Silveira a ponta? Não brinquemos, aceitem as críticas! E essa de que não tem porte físico e técnico é de bradar aos céus! Físico? Então Shane Williams nunca tinha sido internacional! Técnico? Nunca o viste jogar! Sejam honestos! Abraço José Maria Marques