3 de dezembro de 2010

FPR DÁ INFORMAÇÃO ERRADA

A FPR TEM PUBLICADO, A TEMPO E HORAS, DIVERSA INFORMAÇÃO SOBRE OS JOGOS INTERNACIONAIS DE PORTUGAL, SEJAM DE XV OU DE VII, mas, infelizmente nem sempre essa informação é correta.

Têm sido diversos os erros, por exemplo, no número de internacionalizações dos nossos jogadores, mas hoje - agora mesmo - o erro é mais grave e pode fazer qualquer um cair numa euforia injustificada.
Diz o comunicado da FPR - emitido após a vitória de hoje sobre a Inglaterra - que "Em caso de vitória (contra a França), a Selecção Nacional fica apurada para a disputa da Taça principal."


Acontece que isto não é verdade. Bastaria a FPR ter consultado o regulamento de desempate dos torneios da IRB para saber que quando o empate é entre três ou mais equipas, o primeiro factor a ser utilizado, é o diferencial entre pontos marcados e sofridos pelas equipas empatadas, EM TODOS OS JOGOS REALIZADOS.

Assim, e já que Portugal conseguiu duas vitórias e uma derrota nos três jogos, se a Inglaterra ganhar às Fiji ficará com o mesmo número de vitórias (sobre França e Fiji), e as Fiji também (sobre Portugal e França) sendo necessário recorrer ao fator de desempate acima referido.

E a situação não é favorável a Portugal que tem, após três jogos, um saldo negativo de 14 pontos (7-35, 14-12, 26-14), a Inglaterra tem, com dois jogos realizados, um saldo positivo de 10 pontos (24-12, 12-14) e as Fiji têm um saldo positivo de 58 pontos (35-7, 35-5).

Portanto, em caso de vitória inglesa, para que Portugal seja apurado, ela tem que ser por mais de 72 pontos (os 59 positivos das Fiji e os 14 negativos de Portugal).

O que, convenhamos, não vai acontecer!

Portanto, seria aconselhável que antes de passarem informação para os media, os comunicados da FPR fossem revistos por alguém que conheça os segredos do rugby, e não diga tanta asneira.

Sem comentários: