13 de dezembro de 2010

SEGUNDONA EM HORA DE BALANÇO

A TRÊS JORNADAS DO FINAL, É ALTURA DE DARMOS UMA VISTA DE OLHOS para vermos com andam as coisas na Segundona.

Algumas equipas já apuradas para a fase final, outras quase, mas muito ainda por decidir nos jogos que faltam.



No Grupo Norte
 o Famalicão tem a passagem assegurada, pois com os 22 pontos que soma, apenas pode ser alcançado pelo Aveiro, que teria que ganhar os quatro jogos que lhe falta realizar para chegar ao topo da tabela, o que se afigura muito improvável, enquanto o Guimarães que segue em terceiro lugar – não se esqueça que o CRAV B não se qualifica para a fase final, apesar de estar em segundo – tem 16 pontos, e, apesar de matematicamente estar ao alcance dos moliceiros, não deve sofrer essa surpresa.

Portanto, a menos que o RUA nos surpreenda com um final de campanha fantástico, os apurados serão o Famalicão e o Guimarães.

No Grupo Centro a Agrária segue na frente com 32 pontos e apesar de matematicamente ainda poder ser alcançada por Caldas e Bairrada, isso será muito pouco provável que venha a acontecer.
Quanto ao segundo apurado no Centro, ele irá sair de entre os referidos Bairrada e Caldas, mas os 11 pontos de vantagem do Caldas dá-lhe alguma tranqüilidade, apesar do bairrada ter um jogo a menos.

Com as reservas já referidas, os apurados deverão ser a Agrária e o Caldas, as duas equipas que este ano se recusaram a disputar a Primeirona.
Esperemos que tal não se volte a repetir, e na minha opinião deviam ser previstas para equipas que se recusem a ocupar lugares que por direito são seus.

Passando para o Grupo Lisboa, o Clube de Rugby do Técnico tem o apuramento já garantido, pois mesmo que o Santarém o consiga igualar em numero de pontos, tem a vantagem de ter vencido as duas partidas contra os escalabitanos.
Quanto ao segundo apurado, a incerteza vai continuar por mais duas semanas, apesar da realização do jogo entre o segundo, o Santarém, e o terceiro Belas, que estão separados por um ponto apenas, com os belenses com um jogo a menos.

Apesar de tudo acho que o Santarém será a equipa que acompanha o Técnico, já que tem um calendário que lhe é favorável.
Quanto ao CR Técnico, que é uma equipa satélite da AEIS Técnico, a situação é formalmente diferente da situação das equipas B, apesar de, na prática a equipa desempenhar as mesmas funções.
Esta questão das equipas satélite tem que voltar a ser analisada, por forma a encontrar uma fórmula que seja eficaz em termos de desenvolvimento e desportivamente justa, já que existem demasiadas zonas cinzentas que podem eventualmente provocar prejuízos indevidos a terceiros.

No Grupo Sul – O Abandonado! – o Loulé está já apurado, mas o segundo lugar ainda vai ser contestado entre São Miguel e Vila da Moita, podendo ficar decidido no próximo fim de semana em que a competição se joga (15/16 de Janeiro) em caso de vitória dos moitenses.
Ao São Miguel resta conseguir vencer o seu adversário direto por mais de 27 pontos, ou, vencendo por menos, garantir pelo menos um ponto de bônus na última jornada contra o Loulé.

Dos jogos realizados no passado fim de semana os destaques vão para a vitória do Guimarães sobre a ERP, a confirmar a descida de valor dos portuenses e a melhoria relativa dos vimaranenses, a vitória do Bairrada frente ao Tomar, que lhe permitiu manter vivas as esperanças de qualificação, e a vitória do Técnico sobre o seu mais fiel perseguidor, o Santarém, assegurando-lhe a liderança incontestada do Grupo de Lisboa.

Foto: Blog Oficial da Família RCO

Sem comentários: