8 de dezembro de 2010

MATEMÁTICA ATACA NA DIVISÃO DE HONRA

MATEMATICAMENTE TUDO AINDA PODE ACONTECER, E A ACADÉMICA PODE GANHAR um lugar entre os quatro primeiros.

Mas isso não será fácil de acontecer, com 10 pontos a separarem os conibricences dos belenenses, mas se a Académica conseguir garantir, nos jogos que faltam realizar, vitórias sobre o Benfica, e CDUL e o CRAV, então a equipa de Belém tem que conseguir pelo menos seis pontos até ao final.




Em caso de igualdade a vantagem é de Coimbra, que no conjunto dos dois jogos entre as duas equipas, com uma vitória para cada lado, tem a vantagem de um ponto no diferencial entre pontos marcados e sofridos.

Pela mesma ordem de idéias o Direito tem que garantir um mínimo de quatro pontos de tabela, já que neste caso a vantagem é dos advogados, e finalmente Agronomia tem a tarefa mais simples, necessitando de apenas dois pontos para garantir o lugar no play-off.

Como se vê, a Académica está em época de difíceis exames...

Vamos aos jogos da semana

Agronomia-Belenenses

Campo da Tapada da Ajuda, Lisboa, Sábado, 11-Dez, 14,00 h
Jogo muito mais importante para a equipa do Restelo do que para a da Tapada, que como já referi carece de fazer seis pontos para garantir a permanência entre os quatro primeiros.
Na primeira volta o Belenenses venceu por 27-17, resultado semelhante ao que conseguiu no ano passado, quando foi à Tapada ganhar por 22-15.
Mas na Tapada os agrônomos são sempre uma equipa difícil, mesmo quando não estão no seu melhor, e não será mau para os visitantes conseguirem pelo menos o ponto de bônus defensivo.
Agronomia também não pode facilitar, pois quanto mais depressa fizer os pontos que lhe faltam, com maior tranqüilidade pode preparar as meias finais.

Benfica-Académica

Campo da Sobreda da Caparica, Almada, Domingo, 12-Dez, 14,00 h
Três jogos de tudo ou nada, é o que resta à Académica para poder ambicionar a um lugar no play off.
Tarefa quase impossível e a derrota que sofreu perante este adversário em casa por 21-20, não é um bom sinal para os homens de preto, mesmo que no ano passado tenham ganho no jogo correspondente por 10-6.
Quanto ao Benfica, afastado o perigo do rebaixamento, é altura de reavaliar a sua situação e, com tempo e serenidade, preparar o futuro.
Jogo a seguir com interesse, pois ele pode acabar por ser peça chave na definição dos quatro semi finalistas.

Técnico-CDUL

Campo das Olaias, Lisboa, Sábado, 11-Dez, 13,00 h
Mais um desafio que se adivinha muito desnivelado, com o CDUL a perseguir o recorde de pontos de bônus registado por Agronomia em 2008-09 com 12.
Para o conseguir, os estudantes tem que conseguir pelo menos um ponto em cada um dos três jogos que lhes falta realizar, o que não será difícil perante o Técnico, se tivermos em consideração o resultado da primeira volta (61-9) ou mesmo os números da vitória do ano passado, 45-7.
O Técnico fez o que tinha a fazer nesta época, venceu o CRAV por duas vezes e o Benfica numa ocasião, garantindo assim a permanência na Divisão de Honra, pelo que pode encarar o jogo sem qualquer problema, preocupado apenas na preparação da próxima época.

Direito-CRAV

Campo de Monsanto, Lisboa, Domingo, 12-Dez, 15,00 h
O Direito ainda tem que conseguir quatro pontos para não largar o grupo dos quatro, mas mais importante que isso, tem que se preocupar com a sua posição na tabela, por forma a evitar o confronto com o CDUL nas meias finais.
Depois de ter ganho em Arcos na primeira volta por 60-5, a tarefa não parece complicada, mas com os arcoenses nunca se sabe.
Com a descida de divisão já assegurada aos minhotos ainda falta darem um ar da sua graça, a título de despedida da divisão principal, e só lhe restam três ocasiões para o conseguir.

Foto: António Simões dos Santos

Sem comentários: