15 de dezembro de 2010

PRIMEIRONA AS EQUIPAS PREPARAM AS FÉRIAS GRANDES

COM DUAS JORNADAS POR CUMPRIR E OS FINALISTAS APURADOS, o que resta às equipas para manterem manter o foco e não entrarem já de férias?

Começando pelo fim, temos a UTAD, que ainda não tem nenhum ponto na tabela, e que não vai querer chegar ao fim com um rotundo zero como única recompensa.



Resta aos transmontanos tentar pelo menos um ponto de bônus – na última época a UTAD terminou com dois pontos de bônus – e evitar sofrer mais de 999 pontos.

Como até este momento a equipa já sofreu 850 pontos – uma média de 85 por jogo disputado – terá de se acautelar para conseguir evitar um total com quatro algarismos.

Depois vem a Lousã, que pareceu adormecida durante grande parte da época, mas que conseguiu uma boa vitória sobre o Montemor no passado fim de semana, e que se encontra na pior posição classificativa da sua história – 14º lugar do ranking nacional.

Na verdade os serranos tinham até agora os seus piores registos em 2001/02, quando esteve na 2º divisão, que ganhou, e a 1ª divisão tinha 12 equipas, e em 2008/09, já no sistema actual, em que ficou na 5ª posição da 1ª divisão, sendo em ambas ocasiões a 13ª das tabelas nacionais – confira no Histórico das Classificações, aqui.

A Lousã já não tem qualquer esperança de conseguir ultrapassar o Setúbal – era preciso que os sadinos não ganhassem à UTAD – e todos sabemos que sem nada em jogo, não será fácil motivar a equipa.

O mesmo se passa com o Setúbal, que já não pode alcançar o quarto lugar e que, desde que vença em Vila Real, não será alcançado pela Lousã.

É um final de época antecipado para estas equipas, num calendário que começou bem, mas que parece não ter seguimento.

A duas jornadas do final da prova, as equipas ainda desconhecem o que virá a seguir, já que no calendário oficial continua a existir apenas a vaga informação de disputa de uma Taça Patrocinador e dois finais de semana destinados a actividade das seleções regionais, para apenas em 26/27 de Março se disputar os oitavos de final da Taça de Portugal.

O Setúbal, que folga na jornada de 8/9 de Janeiro, e que foi eliminado da Taça, depois deste fim de semana não tem qualquer garantia de actividade até Outubro de 2011!!

Ora digam lá se isto está certo?!

Fala-se muito que a FPR não tem verbas – como habitualmente deitam-se as culpas disso sobre a gerência anterior – mas parece que falta sim, vontade e capacidade de pôr o rugby em movimento.

A impressão que dá, é que organizar a actividade nacional é uma chatice, e uma inutilidade. Concentrou-se a parte maior dos campeonatos até o final do ano, e agora, cada um que se amanhe.

Já se fez isso em relação ao Grupo Sul da Segundona, agora são os não apurados da Primeirona e da Divisão de Honra, e ficamos assim – quanto menos equipas a jogar, melhor!

Mas eu não desepero – fico na esperança que a tal Taça Patrocinador e as ditas Seleções Regionais consigam mobilizar as hostes e ponham em movimento as largas centenas de jogadores que por agora, e na falta de melhor, se limitam a organizar umas jantaradas.

Quanto ao apurados para o play off, falta ainda definir quem joga contra quem, e de acordo com o regulamento (veja o dito aqui) o primeiro classificado da Fase de Apuramento joga contra o quarto, e o segundo contra o terceiro, em meias finais a duas mãos.

Mas isso vai ficar para ser decidido na última jornada, quando o Cascais receber o Évora e o Montemor for jogar com o CDUP.

Até lá veja o que se vai passar este final de semana.

Montemor-Cascais

Parque Desportivo de Montemor, Domingo, 19-Dez, 15,00 h
O Montemor e o Cascais ainda podem chegar ao primeiro lugar, pelo que nenhum deles vai facilitar e entregar os pontos numa bandeja ao adversário.
Na primeira volta os cascalenses arrancaram uma difícil vitória na Guia por 15-11, e ao Montemor depara-se esta oportunidade de recuperar os pontos que então perdeu.
Os mouflons perderam na Lousã na passada semana, e muito vai depender da sua capacidade de reação e de recuperação.
Conseguir estar entre as melhores equipas da Primeirona é bom, melhor é vencer a prova – só vai ficar para a história do nosso rugby, a equipa que vencer.

Évora-Lousã

Campo do Estrela, Évora, Domingo, 19-Dez, 15,00 h
O Évora segue na frente, e mesmo que perca com a Lousã, tem o jogo da última jornada para garantir a liderança, e o acasalamento com o quarto classificado nas meias finais.
A Lousã não tem nenhum objectivo palpável para os jogos em falta, restando saber se os serranos serão capazes de inventar motivos para a necessária motivação de uma deslocação ao Alentejo.
Na primeira volta, na Lousã, o Évora foi ganhar a casa do adversário por 25-24, mas será que os agora visitantes terão força para manter o jogo equilibrado?
Aliás o equilíbrio é a nota dominante dos jogos entre as duas equipas, e na época passada o Évora venceu, em casa, por apertados 33-28.

UTAD-Setúbal

Vila Real, Domingo, 19-Dez, 15,00 h
Para garantir a quinta posição o Setúbal tem que vencer este último jogo que disputa na competição, ficando fora do alcance da Lousã, e o histórico recente entre as duas equipas dá uma grande vantagem aos sadinos sobre os transmontanos, com uma vitória por 38-3 na primeira volta e outra por 67-0 no ano passado.
Aos de Vila Real resta tentar evitar uma derrota muito pesada, e, quem sabe, conseguir o bendito ponto de bônus.

Veja aqui os quadros de resultados e a classificação da Primeirona.

Sem comentários: