11 de março de 2017

PORTUGAL VENCE MOLDÁVIA COM RESULTADO RECORDE

Com o resultado mais dilatado da sua história em território nacional, a selecção nacional derrotou a Moldávia, no primeiro encontro entre as duas equipas, realizado no Estádio Nacional, por 59-0 e assegurou o comando da tabela classificativa quando lhe falta apenas realizar - no dia 1 de Abril - o jogo contra a Ucrânia, na Ucrânia, para se sagrar vencedora do Rugby Europe Trophy.

Embora fosse admissível à partida que Portugal era superior a todos os seus adversários - apenas a Holanda ameaçava essa superioridade - a verdade é que os Lobos foram subindo de rendimento e a diferença registada hoje no marcador é sinónimo do maior valor da equipa nacional no confronto com os seus adversários do Trophy.


Com nove pontos de vantagem sobre a Holanda (e mais um jogo), Portugal só perante uma catástrofe perderá a liderança e a qualificação para o play-off de acesso ao Rugby Europe Championship, que se realiza no dia 20 de Maio contra o último classificado do Championship, que tudo indica será a Bélgica.

Mas a vitória no Trophy não é apenas importante por permitir lutar pelo regresso à divisão maior do rugby da Europa (fora do Seis Nações), mas também porque deixa em aberto a possibilidade de Portugal conseguir um lugar no apuramento para o Campeonato do Mundo de 2019.

Como é que isso é possível?
Pois bem, é uma viagem longa e complicada, mas não é impossível de conseguir.

Começa em Novembro deste ano, e este foi o quadro que fiz para você ter uma ideia de como é essa viagem.


Então vamos imaginar que Portugal confirma a sua superioridade e vence o Trophy deste ano.
Acontecendo isso, em Novembro jogaremos com o vencedor dos sucessivos play-offs entre as equipas das Conferências da Europa.
E se vencermos esse jogo de Novembro jogaremos, já em 2018, com o segundo classificado do Rugby Europe Championship, não considerando a classificação da Geórgia, que está desde já apurada em função da sua classificação final no último Mundial.
O vencedor desse jogo disputa um lugar direto no Mundial com o 3º classificado da Pacific Nations Cup, e o derrotado desse encontro vai disputar a Repescagem final, que apura, entre quatro equipas, o último participante no Mundial 2019.

================================= em 13 de Março.
Esclarecimento - algumas pessoas perguntaram qual a relação desse jogo com a Bélgica e o apuramento para o Mundial.
A resposta é NENHUMA!
Por vencermos o Trophy - como pensamos que vai acontecer - teremos direito a duas coisas distintas: por um lado teremos direito a disputar o regresso ao Rugby Europe Championship (o tal jogo de 20 de Maio com a Bélgica) e por outro lado teremos direito a disputar o apuramento para o Mundial, a partir de Novembro de 2017.
=================================

Entretanto, e voltando ao Trophy, aqui fica o Boletim do Jogo de hoje, a classificação actual e a lista dos jogos e resultados:



Polónia 22-0 Ucrânia 
Ucrânia 12-54 Holanda 
Moldávia 54-15 Ucrânia 
Holanda 44-17 Moldávia 
Suiça 10-28 Portugal 
Suiça 29-26 Moldávia 
Portugal 35-10 Polónia 
Holanda 10-26 Portugal
Portugal 59-0 Moldávia 
Suiça-Ucrânia – 12 de Março 
Moldávia-Polónia – 18 de Março 
Holanda-Suiça – 18 de Março 
Ucrânia-Portugal 1 de Abril 
Polónia-Holanda – 8 de Abril 
Polónia-Suiça – 22 de Abril

2 comentários:

Pedro disse...

Manuel Cabral, Portugal jogará algum torneio dos seven world series deste ano?

Manuel Cabral disse...

Não Pedro, nenhum.
Nem sequer o torneio de apuramento 2017 para o Circuito Mundial de 2017-18...
Precisamos de uma excelente classificação no Grand Prix da Europa deste ano (2017) para conseguir um lugar no torneio de apuramento de 2018 em Hong Kong, para lutar por um lugar no Circuito Mundial 2018-19...
Mas não vai ser fácil já que não houve todo o ano nenhum treino da nossa seleção de sevens...
Existe um grupo de intelectuais no rugby português que acha que o rugby sevens é uma coisa sem importância...