21 de março de 2017

FUSÃO ACABA EM CONFUSÃO E FUTURO NÃO É COR DE ROSA...

Tão forte foi a reação dos jogadores, dos sócios e dos funcionários, que Jacky Lorenzetti (Racing 92) e Thomas Savare (Stade Français) tiveram que fazer marcha atrás, e a anunciada fusão dos dois grandes clubes acabou em águas de bacalhau...

O anúncio do fim da fusão foi feito ainda no domingo, o que não impediu que os jogos em que as duas equipas deveriam ter participado fossem adiados, mas toda esta aventura que durou menos de uma semana não vai ficar por aqui.


Eu não medi adequadamente até que ponto a necessidade de uma explicação, de partilhar a minha visão e de apresentar as diversas alternativas às fileiras do Racing 92, era uma prioridade absoluta admitiu Lorenzetti ao anunciar o fim da fusão que não chegou a começar, mostrando que afinal não pode ser apenas o dinheiro a conduzir os destinos dos clubes que atraem grandes falanges de apoiantes.
O presidente do Racing 92 garantiu que se manterá na posição até ao final do presente exercício, mas deixou em suspenso uma decisão quanto ao futuro.

Quando os dois presidentes diziam que esta fusão era uma fusão para criar um super clube, e não como nas abortadas fusões no País Basco, para salvar os clubes das suas dificuldades financeiras, pelo menos um deles não falava verdade.

Savare denunciou a verdadeira situação do Stade Français ao reconhecer que procura encontrar urgentemente um comprador para o clube, tendo afirmado que, caso não consiga vender o clube rapidamente, o futuro poderá passar por  "um projeto alternativo", "um orçamento mais modesto onde a aposta seria virada para a formação, para os jovens e para o desenvolvimento".

Ou seja, com as dificuldades financeiras que atravessa, e com o fim da fusão, de acordo com o Canal+ o Stade Français corre mesmo o risco de perder o seu estatuto de clube profissional, e de sofrer um rebaixamento administrativo até às divisões federais.

Vamos aguardar as próximas semanas (ou os próximos dias...) para podermos ter uma ideia mais clara do que se irá passar.

Sem comentários: