17 de março de 2017

AGRONOMIA VENCE DIREITO E APROXIMA-SE DO TOPO

Agronomia bateu ontem Direito por 17-9 no jogo que estava em atraso da 11ª jornada e está agora apenas a um ponto do líder - o seu adversário de ontem - podendo já no fim de semana igualar os advogados no topo da tabela.
Mas para que isso aconteça, Agronomia terá que vencer o Técnico, com direito a ponto de bónus, já que o Direito vai somar quatro pontos por folgar.

Quem também vai folgar no fim de semana é a Lousã, que continua na última posição, e não parece capaz de reagir e tentar alcançar o Montemor que tem mais nove pontos na classificação.

A jornada vai com certeza estar sob escrutínio da direção federativa, já que pode ficar (quase) definido este fim de semana quem serão as seis equipas que avançam para o play-off.

Na verdade o encontro que no Taveiro vai colocar frente a frente Académica de Coimbra e Belenenses do Restelo pode colocar os pretos numa difícil posição, caso percam o jogo, pois estando agora com menos sete pontos que o Belenenses essa derrota vai abrir um fosso de mais de 10 pontos entre as duas equipas, e nesse caso é natural que seja apressada a comunicação sobre o formato das competições para 2017-2018.
Mas se a Académica vencer, a distância entre os dois rivais será reduzida a dois, três ou quatro pontos, o que relançará a luta pelo sexto lugar, e, provavelmente, irá provocar mais um adiamento na decisão de como se disputarão as provas no próximo ano.

Quanto aos dois primeiros lugares da fase de apuramento, que colocam as equipas imediatamente nas meias finais da prova, mesmo que não se saiba quem vai terminar na frente é natural que eles sejam ocupados por Direito e Agronomia, já que a distância para o terceiro classificado é grande - 12 pontos neste momento.

Mas no que respeita aos outros lugares do play-off a coisa fica mais quente, com oito pontos apenas entre o terceiro e o sexto da tabela.
O terceiro, o Cascais, vai ao Universitário de Lisboa defrontar o CDUL, e em caso de vitória continuará no terceiro lugar, mas se perder pode descer ao quinto lugar!
Já o CDUL que é quinto, ganhando pode subir ao terceiro posto, e se perder pode descer ao sexto lugar por troca com o Belenenses, se estes forem bem sucedidos em Coimbra.

O Montemor recebe o CDUP no jogo que falta para concluir a jornada, mas os 15 pontos que os portuenses levam sobre os alentejanos são suficientes para dar tranquilidade ao time do Norte, pois mesmo em caso de derrota não verão a sua oitava posição em perigo.
Mas em caso de vitória podem igualar a Académica no sétimo lugar, se os pretos perderem frente ao Belenenses.

Como se vê, muita coisa em jogo numa jornada repartida entre sábado e domingo, como podem  ver aqui.

Vejam também a classificação actualizada da prova e o quadro completo dos resultados, na página que dedicamos à competição.

Sem comentários: