29 de março de 2017

DIREITO E AGRONOMIA CONFIRMARAM PRESENÇA NAS MEIAS FINAIS

O Belenenses venceu o Cascais no Restelo por 11-8, aumentando a sua vantagem sobre a Académica para 11 pontos, e consolidando a sua sexta posição e entrada no play-off, embora não tenha sido suficiente para ameaçar o seu adversário do fim de semana, que se mantém a quatro pontos de distância, que parecem suficientes para evitar surpresas na classificação, quando faltam apenas três jornadas para o final.

Nas restantes partidas todos os visitados venceram com ponto de bónus ofensivo, sendo o Técnico a equipa que mais beneficiou ao vencer a Lousã por 47-10, de que resultou a troca de posição com o Cascais, e o CDUL, que vencendo o CDUP por 50-7 ultrapassou o mesmo Cascais - que desceu da terceira para a quinta posição - e segue agora na terceira posição.


O Direito venceu o Montemor por 43-12 , enquanto Agronomia derrotou a Académica por 38-0, e as duas equipas estão matematicamente confirmadas nas duas primeiras posições no final da fase de apuramento, embora não se saiba quem terminará na frente.

A tabela classificativa está dividida em grupos distintos, começando no topo, como já referido, onde Direito e Agronomia seguem com 70 pontos, e esta parceria não pode mais sofrer alteração até à derradeira jornada, quando as duas equipas se vão encontrar e decidir quem avança para as meias finais na cabeça da tabela.

Depois temos um trio composto pelo CDUL (com 53 pontos), o Técnico (com 51) e o Cascais (com 50 pontos), e em função do que falta a cada uma delas, é natural que o CDUL mantenha a terceira posição até final, mas pode muito bem acontecer que o Cascais consiga recuperar uma posição, ultrapassando o Técnico.
Enquanto isso, o Belenenses, como já referido, deve ficar pela sexta posição.

A confirmarem-se estas previsões, no play-off o CDUL receberá o Belenenses, enquanto Técnico e Cascais se defrontarão, provavelmente em Cascais.

Quanto à parte de baixo da tabela, a alteração da forma de disputa da prova - que parece ser em 2017-2018 de dois grupos de seis equipas - aliviou a carga de responsabilidade, com todas elas a continuarem na divisão de topo do rugby nacional, embora com alguma reserva quanto ao último da tabela (ver nosso comentário ao formato da prova).

Veja o quadro completo dos resultados e dos jogos que ainda faltam, e a classificação actualizada na página que dedicamos à prova.

Sem comentários: