19 de março de 2017

BELENENSES EMPATA EM COIMBRA E (QUASE) GARANTE SEXTO LUGAR

Um precisos empate conseguido pelo Belenenses frente à Académica (20-20), que deixa as equipas separadas pelos mesmos sete pontos anteriores mas com menos um jogo para realizar, deve ter determinado quem será a sexta equipa participante no play-off final.

A Académica tem um final de campeonato mais complicado, e não se vê como conseguirá nas quatro últimas jornadas mais duas vitórias que o adversário, já que embora beneficiando dos pontos da folga que vai gozar na penúltima jornada, terá que defrontar Agronomia na Tapada e receber Direito (no fim de semana do Ucrânia-Portugal) em Coimbra, deixando para a derradeira jornada o encontro com o seu rival regional, a Lousã.


O Belenenses pelo seu lado recebe na próxima jornada o Cascais e depois Agronomia, visitando o Montemor no penúltimo jogo, e terminando a prova com a recepção ao CDUP.

Então, mesmo que o Belenenses não consiga pontuar frente ao Cascais e a Agronomia, basta-lhe cumprir a sua obrigação e vencer o Montemor e o CDUP para garantir o apuramento, pois por muito boa vontade que se tenha com os pretos, é difícil acreditar que conseguirão vencer os dois primeiros da tabela.

Entretanto na frente da tabela seguem Direito e Agronomia com 65 pontos cada, com a vantagem a ser do Direito no segundo factor de desempate (total de pontos marcados) já que qualquer das equipas soma 12 vitórias na prova. (ver forma de desempate no RGC, Art 25º).
Este final de semana, enquanto os advogados aproveitaram a folga para ir até à neve, os agrónomos foram às Olaias bater o Técnico por 32-16 com direito ao ponto de bónus que lhes permitiu igualar o rival na cabeça da prova..

Em Montemor o CDUP venceu por 20-12 e está agora apenas a um ponto da Académica, mas ambos bem distantes do fundo da tabela, enquanto em Cascais o CDUL venceu por 15-10 e com os quatro pontos da vitória subiu de novo ao quarto lugar, em substituição do Técnico, enquanto o Cascais manteve a terceira posição, graças ao ponto de bónus defensivo que conseguiu.

Como reflexo imediato deste resultado aguarda-se que a FPR anuncie agora como serão as provas na próxima época, mas será uma surpresa se não se verificar uma redução da divisão principal que permita aos seis de Lisboa brincarem entre si sem necessidade de incómodas viagens.
E não será surpresa se, aliado a este facto, for criado um play-off qualquer para determinar se o último do próximo ano desce automaticamente, ou se o vencedor da segunda divisão (chamem à dita o que quiserem) terá que disputar aquele que sempre foi em Portugal um acesso automático...

E assim se rezará a tão anunciada missa de descida do rugby nacional ao inferno...

NO TAVEIRO A ACADÉMICA ENTREGA O OURO AO VISITANTE
O Belenenses esteve melhor no primeiro tempo, tendo chegado ao intervalo a vencer por 11-14 (Um ensaio para os da casa e dois para os azuis).
No segundo período três penalidades para os pretos que jogaram com vento favorável e dois para o Belém.
Jogo muito equilibrado com o Belenenses a aproveitar dois erros da Académica na marcação dos seus ensaios, ambos de contra ataque. O primeiro a partir de alinhamento, lançamento demasiado alto a passar por cima de todos os jogadores, recuperação do "cerra fila" azul que transmitiu ao abertura Vasco Poppe que inaugurou o marcador.

A Académica marcou o seu ensaio por João Tavares a partir de alinhamento e de movimento de ataque planeado com circulação à ponta, mas no final do primeiro tempo, já em período de descontos, os "pretos" perdem a bola na zona de ataque por erro de transmissão, e o Belenenses aproveita para marcar o segundo ensaio no meio dos postes.
Muita vontade de vencer e alguns excelentes momentos de rugby de parte a parte acabando por a sorte sorrir ao Belenenses que dá assim um passo praticamente decisivo rumo ao apuramento.

MUITO POR DECIDIR ENTRE TERCEIRO E SEXTO
Enquanto Agronomia e Direito vão discutir o primeiro lugar nos pontos de bónus, até à última jornada, a situação entre o terceiro e o sexto é mais complicada.
Veja o que lhes falta ainda jogar.

EQUIPAS
PONTOS
HOJE
17ª JORNADA
25/26 - Março
18 JORNADA
1/2 - Abril
19ª JORNADA
8/9 - Abril
20ª JORNADA
22/23 - Abril
CASCAIS
49
Belenenses (F)
Lousã (F)
Agronomia (C)
FOLGA
CDUL
48
CDUP (C)
Montemor (F)
FOLGA
Técnico (C)
TÉCNICO
46
Lousã (C)
CDUP (F)
Direito (F)
CDUL (F)
BELENENSES
42
Cascais (C)
Agronomia (C)
Montemor (F)
CDUP (C)
(C) Jogos em Casa  -  (F) Jogos Fora

Então, com este quadro fica complicado ter uma opinião fundamentada quanto à posição final das equipas na classificação, mas parece dificil que o Belenenses consiga subir qualquer degrau na classificação, embora pareça afastado do perigo de exclusão do Grupo dos Seis.
Dos restantes três o CDUL parece ser quem tem o melhor calendário, e não será surpresa se conseguir subir ainda ao terceiro posto, enquanto o Cascais vai ter dificuldade em manter essa posição.
Quanto ao Técnico, com um calendário complicado, é natural que mantenha a quinta posição.

Ou seja, talvez Cascais e CDUL troquem de posição - o CDUL tem que justificar a recente contratação de Sione Mau - mas ambos irão jogar o play-off de acesso às meias finais em casa.

Veja a classificação actual e o quadro completo dos resultados aqui (corrigido em 20/Março).

NA TERRA DOS TABUS
Para terminarmos por hoje, deixamos uma pergunta no ar:
O que se passa com a possibilidade de realização no próximo ano de uma competição Ibérica, que tem sido alvo de diversas reuniões entre federações e clubes de Portugal e Espanha.
Consta por aí que são tantas as exigências dos clubes portugueses, que parece não existe qualquer interesse da sua parte em disputar prova ibérica alguma, ficando a dúvida se os clubes portugueses - os tais que são tão melhores que os outros - querem mesmo trocar Coimbra por Madrid, ou o Porto por Barcelona... 

Vamos aguardar que mais este tabu se revele, e se ele tem alguma coisa a ver com a redução do numero de participantes no campeonato nacional, que se adivinha...

Sem comentários: