17 de outubro de 2014

CHAMPIONS CUP ARRANCA COM NOME NOVO MAS OS MESMOS CLUBES

A Champions Cup, competição de clubes mais importante da Europa, arranca hoje com a realização do encontro entre Harlequins e Castres, continuando no sábado com a realização de outros cinco encontros, para que o encerramento da jornada se realize no domingo, com as restantes quatro partidas.

Herdeira da Heineken Cup de boa memória, a Champions Cup é resultado de uma longa movimentação dos clubes franceses e, posteriormente ingleses e galeses que se uniram debaixo de uma nova organização, a European Professional Club Rugby, e assume-se como uma verdadeira Taça dos Clubes Campeões Europeus, reunindo os melhores da PRO12 - assegurando a participação de, pelo menos, uma equipa galesa, uma irlandesa, uma escocesa e uma italiana - da TOP-14 francesa e da Aviva Premiership inglesa.


Nesta primeira época haverá, além da Champions, uma segunda competição, a Challenge Cup, que reunirá 18 clubes restantes das competições acima indicadas, a que se juntaram dois apurados de um playoff entre duas equipas italianas, os romenos da Bucharest Wolves e os georgianos da Tbilisi Caucasians.
Os apurados foram o Bucharest Wolves e os italianos do Femi-CZ Rugby Rovigo.

Para a próxima época tudo indica que haverá uma terceira competição, onde participarão os campeões dos países emergentes - designação que deixa tudo em aberto... - onde se pensa que poderá participar o campeão de Portugal.

CHAMPIONS CUP
Com a participação dos 20 melhores clubes das competições de 2013-14, a Champions promete muito e bom rugby, numa oportunidade de se darem a conhecer os grandes da Europa, embora os principais candidatos continuem a ser o Leinster, detentor de quatro títulos da Heineken Cup, o Toulon, vencedor das duas últimas edições daquela prova, e os finalistas vencidos nos dois últimos anos, os Saracens, no ano passado, e o nosso Clermont Auvergne (Bardy começa no banco no jogo frente aos Saracens).
Fique com os jogos da primeira jornada.


CHALLENGE CUP
Também com 20 participantes a prova começou ontem com a vitória do Gloucester sobre o Brive por 55-0.
Hoje realizam-se mais duas partida, no sábado jogam-se seis e fica uma para fechar a jornada no domingo.
Segundo nível do rugby europeu - mas não nos podemos esquecer que nele se incluem os conhecidos (dos Lusitanos) London Irish e Stade Français, o que significa que é uma prova que está ainda uns bons furos acima do melhor que se joga em Portugal.
Para esta época os principais candidatos parecem ser o Gloucester, o Stade Français e o Newport Gwent Dragons, mas a este nível as previsões são bem mais difíceis, nesta altura do ano... No fim da prova fica mais fácil...
Fique com os encontros da etapa inaugural.


5 comentários:

Claudio disse...

Steeve Cerqueira titular no lyon contra os London Welsh ?

2,05 metros !

Português ??? Não pudemos falhar !!!

http://www.rugbyrama.fr/rugby/european-challenge-cup/2014-2015/challenge-cup-1ere-journee-steevy-cerqueira-lyon-jai-un-peu-la-pression_sto4441852/story.shtml

Anónimo disse...

Não é português é francês , andamos à caça desesperados temos é que fazer o trabalho em casa e não andar por aí desesperado à procura de jogadores que não querem jogar por Portugal . Os resultados estão por aí depois de 2007 , deu no que deu a estrangeirada toda naturalizada e os luso descendentes a martelo .

Claudio disse...

2,05 m... Vale a pena ir a caça !

Entretanto assisti hoje ao Massy - Carcassonne, grande jogo !

Mike Tadjer é enorme ! Deu para apartar a mão do rapaz no final do jogo, grande bixo ! Com os meus 88 kilos e o meu 1,88 m eu parece quase um puto ao lado desta montanha !

Zé Lima não esteve mal. Fez um grande placarem depois de uma grande corrida na primeira parte que evitou um ensaio do Massy.

Temos grandes jogadores dentre e fora de Portugal. Agora apenas falta ver o Pedro Bettencourt Avila impressionar com o Clermont !

Anónimo disse...

para o anonimo das 12:32
se nao sabes eu vou-te lembrar!
se nao fosse os estrangeiros e os emigrantes, em 2007 Portugal iria disputar o mundial da tua aldeia!

Claudio disse...

Pedro Bettencourt Avila jogou 27 minutos a ponta.

http://www.asmespoirs-rugby.fr