10 de outubro de 2014

1ª JORNADA DA SEGUNDONA *

*José Silva

Chegado o Outono começam os campeonatos em Portugal a rolar, e é já esta semana que se disputa a 1ª jornada do Campeonato da 2ª Divisão.
Como já fizemos no ano passado vamos acompanhar com especial atenção a Zona Norte/Centro do Campeonato, e como sempre pedimos a colaboração aos clubes envolvidos de modo a darmos a melhor informação possível a quem nos lê.

Este ano estão inscritas 9 equipas para o Campeonato Nacional da 2ª divisão, Zona Norte Centro, o que se saúda.
Vamos esperar que todas cheguem ao fim…


Exceptuando o IP Tomar, que foi recolocado – e bem – na Zona Centro/Sul, todos os clubes que disputaram o Campeonato do ano que passou continuam na prova. (Com excepção da UTAD como se soube por comunicado divulgado hoje, depois de fechada a nossa edição *)
A esses há que juntar o Núcleo de Rugby da Lousã, de regresso à prova e à Escola Agrária, vinda da 1ª Divisão.
Pedimos aos clubes que nos respondessem a três perguntas como modo de apresentar as equipas para esta época;
Como está a decorrer a preparação da época 2014/15?
           Quem será a equipa técnica. E alterações significativas do plantel?
Quais são os objetivos para a presente época?




·         Como está a decorrer a preparação da época 2014/15
A preparação da presente época (por incrível que pareça) começou ontem. Passo a explicar. O Braga Rugby não dispunha de uma infraestrutura própria para a prática do rugby em Braga, tendo que jogar sempre um função da disponibilidade dos clubes de futebol que ocupam os campos do concelho e treinar os diferentes escalões em sitio diferentes. Assim se justificou a utilização de 3 ou 4 campos distintos em cada época. Este ano, com apoio da Câmara Municipal, estamos a estabelecer uma base num campo onde, de futuro, todas as actividades do clube serão concentradas. Mas estas coisas não acontecem de um dia para o outro. E assim, só esta semana é que o referido campo (Campo da Caseta, Nogueira) teve iluminação. Pelo que até esta semana, fizemos uns treinos de corrida e alguma trocas de bola num parque da cidade. Ontem fizemos o nosso primeiro treino na nossa "nova casa".
Temos também acordado com a Cãmara Municipal a realização das marcações de rugby no campo, assim como o aumentar das vedações de forma a impedir a perda de muitas em cada jogo. Isso será trabalho apara ser feito durante a época, pelo que de inicio, e até que estas melhorias não estejam realizadas, os jogos não serão realizado neste campo mas num campo qualquer disponível (como aconteceu até aqui.) 
Por isso, em termos desportivos este será um arranque "coxo", mas em termos de organização do clube de futuro é um arranque muito promissor.

·         Quem será a equipa técnica. E alterações significativas do plantel?
A base da equipa e da equipa técnica mantêm, com mais alguns atletas que, pela 1ª vez, experimentam a modalidade. Este ano apenas subirá um sub18.
(NOTA MdM: treinador Pedro Aguilar)

·         Quais são os objetivos para a presente época?
Como sempre dissemos o projecto Braga Rugby é um projecto de médio longo prazo, pelo que os resultados imediatos que procuramos são muito muito para além dos desportivos. Assim, em termos da equipa senior temos como objectivo a criação de um grupo sólido de atletas que vá aprimorando os seus conhecimentos e a sua técnica de rugby para que, no futuro, sejam capazes de integrar, nos senior, as gerações que aparecerão da formação do clube.
Um dos grande objectivos do Clube para a presente está quase alcançado que é o facto de termo um local para a prática do rugby em Braga. Ficará completo quando tivermos as marcações e as vedações aumentadas.






1- Á equipa Sénior do Rugby Agrária iniciou a época no dia 1 de setembro e passadas 5 semanas de trabalho o balanço é positivo. A presença aos treinos por parte dos atletas é satisfatória e os quatro jogos de preparação com equipas mais fortes ( RC Lousã , AAC e seleção nacional sub 18 ) deram boas indicações para o campeonato nacional da II divisão .

2- Treinador principal, Prof. Rui Luzio , treinador  adjunto, Bruno Rodrigues e preparadora física, Joana Borlido .O grupo de trabalho é o mesmo do ano transacto com a inclusão de mais atletas da formação do clube sub 23.

3 - Os objectivos para a presente época é regressar ao Campeonato nacional da I divisão já na próxima época 2015/16 e continuar a formar e incluir mais atletas da formação do clube e da Escola Agrária nas equipas senior da Agrária e na equipa emergente da Naval 1º de Maio nosso clube satélite.


Posto isto, vamos apresentar os jogos da 1ª jornada
Garranos vs Famalicão
Aveiro vs Bairrada
Agrária vs Braga
Guimarães vs Lousã
FOLGA: UTAD



Em Arcos de Valdevez os Garranos recebem o Famalicão num jogo interessante de seguir.
Poderemos ver até que pontos os Garranos mantem a força da sua equipa – agora que já não são CRAV “B”?!? – e até que ponto os problemas do CRAV se terão reflectido na equipa. Agora que é a valer vamos a ver até onde vão os Garranos.
Do outro lado está uma equipa que já leva 3 anos de final Four, e que será, sempre, um candidato à subida. A recente vitória por 112-0 perante o Braga (Taça de Portugal) mostra-nos um Famalicão demolidor, mas os Garranos são muito mais duros que os Gladiadores de Braga.


Em Aveiro os estudantes locais recebem os vizinhos da Bairrada num jogo que não se esperam grandes surpresas após a vitória dos Bairradinos na semana passada para a taça por 84-5.
A AAUAv irá lutar no Campeonato para não ficar em último, enquanto os da Bairrada são claros candidatos à Final Four.

Em Coimbra, os Charruas recebem o Braga numa partida, que não terá grandes surpresas.  A
Agrária, vinda da 1ª divisão, com um outro ritmo, e assumindo a candidatura da subida, não deverá ter dificuldades contra um Braga, que na passada semana “encaixou” 112 do Famalicão no primeiro jogo oficial…O Braga deverá lutar para passar a “colher de pau” que tráz do ano passado.

Em Guimarães, o finalista vencido do ano passado recebe um NR Lousã que é uma das estreias da prova após paragem de um ano. Os Bravos com certeza que se assumem como candidatos à subida e quanto à Lousã, não nos parece que haja assim tanta gente pela Serra de modo a puderem fazer mossa ao Grupo da frente, embora seja grande o espírito que grassa por aquelas paragens. A ver vamos.

* Nota da redacção

Sem comentários: