31 de outubro de 2014

ENGENHEIROS VERSUS ADVOGADOS, ORA AÍ ESTÁ UM DEBATE ALICIANTE *

* António Henriques
A 5.ª jornada da DH cumpre-se na sua totalidade este sábado, sendo de novo uma ronda com duelos entre equipas do mesmo grupo, cabendo desta vez a Belenenses (grupo A) e CRAV (grupo B) gozarem um fim-de-semana de folga.

CDUL, Cascais e Direito pretenderão manter o seu percurso 100 por cento vitorioso na prova e se para universitários e cascalenses – os dois primeiros da tabela, dado terem um jogo a mais – se aguarda uma tarde relativamente sossegada face a adversários de menor monta, já os advogados, apesar de favoritos, irão em princípio suar um pouco mais na sua deslocação às Olaias, onde moram engenheiros ansiosos por voltar ao nível apresentado na época passada.

Eis o programa completo desta 5.ª ronda.

AGRONOMIA-CDUP (Tapada, 14.00)
Descansados após uma semana de folga (ou moles, por falta de competição a sério durante 15 dias?), os agrónomos recebem o único quinze que ainda não somou qualquer ponto nesta época na DH. 
E teria que acontecer algo de extraordinário para os portuenses, que nas duas anteriores viagens a Lisboa sofreram pesados desaires, tendo marcado um ensaio e concedido… 13, saírem da Tapada com algo mais do que os zero pontos da praxe.
Oportunidade também para o ponta Flávio Martins, líder dos marcadores de ensaios da prova (5), fazer o gosto à mão e continuar a chamar as atenções.

ACADÉMICA-CDUL (EU Coimbra, 15.00)
Os campeões nacionais vão até à Lusa Atenas naquela que será a primeira partida que realizam na DH fora da sua fortaleza do Universitário de Lisboa, onde não perdem há três anos. 
Há uma semana a coisa esteve por um fio, mas os reforços saídos do banco a que se somaram a categoria dos que já estavam lá dentro desde o início (por vezes pareceu com pouca vontade, é verdade…), a oportuna chamada de atenção do capitão Gonçalo Foro (capitão é para isso mesmo, para escolher campo chamava-se um jardineiro) e os pezinhos afinados de Tiago Girão (17 pontos em pontapés aos postes), resolveram um problema que se apresentava bicudo.
Sete dias depois ninguém acredita que o susto apanhado não faça os homens de Damien Steele encararem a partida frente à Académica de uma forma mais séria, autoritária e mandona. 
Quem vai ficar mal, e sem ter culpa nenhuma do acontecido no sábado, irão ser os pretos de Sérgio Franco, que não vencem desde a jornada inaugural. E assim manter-se-ão.

CASCAIS-RC MONTEMOR (Guia, 16.00)
Um dos líderes do campeonato e que tem impressionado neste arranque de prova (e os números, tal como o algodão, estão aí e não enganam: 4 vitórias e 16-3 em ensaios) recebe alentejanos que vêm de uma vitória caseira, a sua primeira, mas que continuam a denotar problemas defensivos – o que fica a nu perante os 29 ensaios concedidos em apenas 4 jogos!
O Cascais não vai desperdiçar a hipótese de somar os 5 pontos da ordem e até poderá permitir a Rodrigo Ribeiro, o 2.º melhor marcador da DH, engordar um pouco mais o seu pé-de-meia de pontos. Já leva 57 apontados, incluindo 4 ensaios, e a linha defensiva do Montemor é por vezes tão permeável…

TÉCNICO-DIREITO (Olaias, 16.00)
As Olaias vão receber um dos duelos mais históricos e plenos de rivalidade da modalidade no nosso país: um Técnico versus Direito é assim a modos como um debate PS/PSD na Assembleia da República. 
Mesmo repetido anualmente duas ou mais vezes, gera sempre expetativas, é aliciante, independentemente de quem está por cima no momento (ou seja, ‘no governo’), competitivo e geralmente fruto de ’peixeiradas’ q.b. que, apesar de apimentarem a contenda, se dispensavam.
Pela primeira vez na época parece que o Técnico se irá apresentar com treinador (ena!), pois após ter participado na recém-concluída edição 2014 da ITM Cup ao serviço do Counties Manukau, a equipa de Tana Umaga, Kane Hancy estará de regresso para infernizar os adversários. 
E jogando ao lado de Joe Gardener (surgiu contra o CDUL abaixo do que nos habituou…), aumenta exponencialmente o potencial dos engenheiros, que na última jornada surgiram melhores e quase faziam uma gracinha em casa dos campeões nacionais.
Mas será este reforço de peso suficiente para travar o passo à invicta equipa de Monsanto? Irá, em princípio, equilibrar mais a contenda entre dois quinzes que vêm demonstrando possuir armas bem distintas para enfrentar esta longa temporada, mas julgamos que ainda não irá chegar para inverter a situação.
Na última época, cada equipa venceu curiosamente o duelo disputado fora de casa. E no ‘debate’ deste sábado, parece-nos que os advogados continuam com mais argumentos para ditar lei perante uma oposição finalmente com líder, mas ainda sem tempo para transformar o conjunto das Olaias na temível equipa que tanto encantou na temporada passada.
Veja aqui a classificação actual e todos os resultados dos jogos já efectuados

Sem comentários: