28 de outubro de 2014

JAPÃO VENCE CORRIDA POR 18ª FRANQUIA DO SUPER RUGBY

O Japão vai sediar a 18ª franquia do Super Rugby quando a competição se expandir em 2016.
Singapura tinha apresentado uma oferta rival para a franquia asiática, mas a SANZAR optou por entregar a licença ao Japão.

O cenário japonês da modalidade atravessou um período conturbado nos últimos anos, com alguns dos melhores jogadores do mundo optando por abandonarem a Top League, mas a nova franquia pode agora reunir numa mesma equipa uma combinação de talentos estrangeiros e jogadores japoneses ao lado uns dos outros.


A SANZAR acaba de informar a Federação de Rugby do Japão da sua decisão, agora apenas pendente da "execução do acordo formal de participação".
"A reunião desta semana foi um passo significativo na evolução do Super Rugby", disse o CEO da SANZAR, Greg Peters.

"Propostas convincentes foram apresentadas por Japão e Singapura, naquele que foi um processo de licitação muito competitivo e nós agradecemos a ambas as partes pela a sua paixão em compartilhar a nossa visão de expansão da competição para novos fãs, territórios e mercados comerciais.
Embora superada no final deste processo, Singapura apresentou uma oferta muito atraente e nós vamos manter um relacionamento positivo com vista a uma possível colaboração com eles no futuro.
A SANZAR vai agora trabalhar exclusivamente com o JRFU para finalizar os preparativos para a sua entrada no Super Rugby, sujeita a execução do acordo formal de participação. Até que esse processo esteja concluído, não haverá mais nenhum comentário de qualquer das partes."

O presidente executivo da New Zealand Rugby Union (NZRU) Steve Tew tinha prenunciado a escolha do Japão pela SANZAR na passada sexta-feira.
"A melhor maneira de explicar isso é que o Japão já era a opção preferida há algum tempo," disse Tew a repórteres na Nova Zelândia.

A SANZAR tinha decidido a sua expansão num período de dois anos com base nos critérios-chave de valor comercial, infra-estrutura, localização geográfica, rugby prontidão e sustentabilidade actual.

Mas a decisão de SANZAR tem levantado dúvidas se as novas franquias não irão diluir o nível e o talento das equipas participantes, que até 2016 serão exclusivamente provenientes da África do Sul, Nova Zelândia e Austrália.

Recorde-se que actualmente participam da competição 15 equipas (Cinco de cada país), e que a expansão para 18 participantes incluirá, além da franquia japonesa, mais uma equipa sul africana e uma equipa representando a Argentina.

*Com ESPN Staff, texto e foto

Sem comentários: