11 de outubro de 2014

CIRCUITO MUNDIAL DE SEVENS COMEÇA HOJE - ESTARÁ PORTUGAL PREPARADO?

Hoje, quando o pontapé de saída do Gold Coast Sevens for dado, começa mais do que um simples torneio, mais do que um simples circuito.

Começa hoje, na Austrália, um caminho que levará aos Jogos Olímpicos de 2016, e para o qual todas as equipas tiveram cinco anos para se preparar.



Pelas afirmações que temos escutado ou lido, feitas por diversos responsáveis portugueses, muito dos que estavam em 2009 abaixo de nós, evoluíram e são hoje adversários temíveis para as nossas cores e para os nossos objectivos - ou pelo menos para aqueles que deveriam ser os nossos objectivos, nomeadamente a presença no Rio de Janeiro em 2016.

Mas será que Portugal - os Linces como nós lhes chamamos para que não se confundam com os Lobos, a nossa equipa nacional de XV - se preparou devidamente para este momento?

Foram (ou deveriam ter sido) cinco anos de preparação, quatro mudanças de treinador, três mudanças de manager, e dezenas de jogadores utilizados, de que destacamos os 46 escolhidos em 2013/14, quase o dobro dos que vestiram a camisola nacional em 2012/13 (26), 2011/12 (25), 2010/11 (27) ou 2009/10 (27).

Foi uma mistura com critérios pouco definidos, onde se misturaram jovens sem qualquer experiência a jogadores mais maduros, convocatórias em cima do joelho do tipo eh pá queres fazer uma perninha?, afastamentos repentinos, convocatórias que mais pareceram pagamento de promessas, enfim, uma confusão dos diabos.

Os resultados desportivos ficaram muito aquém do que seria desejável, ou mesmo exigível, mas agora chegou a hora da verdade, a hora da resposta à questão levantada em título: Estará Portugal preparado?

E a verdade é que agora não há desculpas, ou aparecem os resultados a demonstrar que a política seguida foi correcta e defendeu da melhor forma os interesses nacionais, ou os responsáveis por essa política terão que ser simplesmente afastados por serem incapazes de defender o que é nosso.

Vamos então ao Gold Coast Sevens, que começa dentro de pouco mais de uma hora, e que tem para o primeiro dia a seguinte Ordem de Trabalhos:

Os jogos de Portugal terão lugar às 3,24 horas de Lisboa, contra a Austrália, às 6,23 horas contra as Fiji e às 9,39 contra a Escócia, e a equipa portuguesa é constituída pelos seguintes 12 jogadores:

1Vasco Fragoso Mendes
2Diogo Mateus
3João Lino
4João Belo
5Joseph Gardner
6Diogo Miranda
7Adérito Esteves
8Miguel Macedo
9Nuno Sousa Guedes
10Hugo Valente
11Pedro Leal
12José Maria Vareta

5 comentários:

Anónimo disse...

Ao que me parece nao temos équipa para ir aos J.O. , porque nao houve évoluçao ao contrário das outras naçoes.

Anónimo disse...

Estamos a ver que não temos equipa, foi muito mau no. C Europeu e agora é mais difícil.
Preparação nunca existiu melhor e mais condições, 4 treinadores durante os últimos tempos e agora são 3 ao mesmo tempo (não é demais), Manager não existe no momento , e a idade média da equipa subiu muito para ser uma equipa renovada.
Isto vai acabar mal ou então temos que mudar rapidamente.

Great Duke disse...

Por equanto, 2 jogos (Australia e Fiji), 2 derrotas, 0 pontos marcados...
:-(

Anónimo disse...

21-21 com a Escócia.

Anónimo disse...

Apesar das 2 derrotas e 1 empate na fase de grupos, diria que as coisas estão um pouquinho melhores.

Não muito, mas vê-se alguma evolução positiva. Ainda se defende muito mal, falta clarificação no ataque.

Boa reação com a Escócia, jogo que poderia ter sido perfeitamente ganho. Não se pode estar dentro dos 22 metros(ou até dos 5 metros)adversários e não sair de lá com pontos!

Vamos lá ser positivos e acreditar que podemos fazer uns quantos bons jogos.