28 de outubro de 2014

NA CHAMPIONS WARRIORS SÃO OS MELHORES ATÉ AGORA

Concluída a segunda jornada da Champions Cup apenas a Benetton Treviso continua sem qualquer ponto na tabela classificativa, embora Wasps e Montpellier não tenham conseguido melhor que pontos de bónus defensivos.
E já que falamos em bónus, o Glasgow Warriors é a única equipa que, contando por vitórias os dois jogos realizados, conseguiu amealhar um ponto de bónus de ataque, fazendo dela a que mais pontos classificativos tem, entre todas.
Depois da desilusão da primeira jornada o Clermont - sem Bardy - conseguiu uma excelente vitória sobre o Sale Sharks, que o recoloca na corrida da classificação.


CHAMPIONS CUP
O Munster domina o Grupo 1 com duas vitórias depois de bater o carrasco do Clermont, o Saracens, por 14-3, perante o Thomond Park repleto com 26 mil espectadores...
Os franceses do Clermont recuperaram da derrota na semana passada e bateram o Sale Sharks por 35-3, e é enorme a expectativa em relação ao jogo da próxima jornada (6 de Dezembro) que vai pôr frente a frente Munster e Clermont, na Irlanda...
Uma vitória dos jaunards vai colocar três equipas com duas vitórias, no final da primeira volta, já que na outra partida (Sale Sharks - Saracens) as equipas contam uma vitória por emblema - claro há sempre o empate...

No Grupo 2 Harlequins e Leinster chegam à terceira jornada só com vitórias, e como nenhum deles tem pontos de bónus, em igualdade pontual na tabela, o jogo de 7 de Dezembro no Stoop é quase uma final.
Entretanto Castres e Wasps, só com derrotas, devem começar a preocupar-se com a sua posição na tabela classificativa das competições nacionais - Premiership e Top-14 - para garantirem que estarão presentes na Champions de novo na próxima época.

O Toulon comanda isolado o Grupo 3 depois de vencer o Ulster por 23-13, mas a deslocação a Welford Road para defrontar o Leicester vai ser muito complicada, e para os ingleses representa a última oportunidade para se chegarem à frente...
Os Scarlets enfrentam o Ulster depois de uma excelente vitória frente ao Leicester por 15-3, e caso vençam a partida ficam com as portas abertas para a recuperação perante os franceses em casa, mas não vai ser nada fácil tirar o bolo das mãos de Giteau, Habana, Armitage e Companhia.

Os escoceses do Glasgow Warriors tornaram a vencer no Grupo 4, desta feita frente ao Montpellier, e apesar de não terem conseguido o bónus de ataque, são a equipa com mais pontos entre todas as que participam na competição - pontos de jogo e pontos na tabela, respectivamente 52 e 9 - mas a deslocação a Toulouse no dia 7 de Dezembro é uma deslocação de elevadíssimo risco!
E o Toulouse, que também conseguiu a segunda vitória, desta feita frente ao Bath, não vai desperdiçar a oportunidade de se isolar no comando, para festejar Natal e Ano Novo no comando.
Quanto ao Bath - grande desilusão! - e ao Montpellier, estão condenados às últimas posições e se não jogassem entre eles, sairiam da prova só com derrotas...

Menor número de pontos marcados, maior número de pontos sofridos e zero pontos na tabela classificativa, é o registo da Benetton Treviso no Grupo 5 e dificilmente vão melhorar quando receberem o Northampton Saints em Dezembro.
Os Saints começaram mal, perderam no jogo inaugural, mas recuperaram frente aos galeses do Ospreys a quem venceram por 34-6, deixando tudo em aberto para a terceira jornada quando vão defrontar os italianos, ficando dependentes do resultado entre o líder Racing Metro - que derrotou o Benetton por 26-10 - e os Ospreys, para poderem fazer contas à vida.








CHALLENGE CUP
Segunda jornada da Challenge Cup completa e começa a desenhar-se o futuro das equipas, embora tenha sido um fim de semana com algumas surpresas.
E por certo a maior de todas foi a vitória dos italianos do Zebre sobre os franceses do Brive, naquela que foi a sua primeira vitória nas competições europeias.

No Grupo 1 London Irish e Cardiff Blues somam segunda vitória e vão decidir entre si a posição que dá acesso automático aos quartos de final.
Grenoble e Rovigo, na outra ponta da tabela, sem qualquer hipóteses de apuramento depois de duas derrotas, e especialmente por não mostrarem competência, jogam para salvar a face e não acabar na última posição.

No Grupo 2 a confusão está estabelecida com as derrotas dos vencedores do primeiro dia, o que põe todo o mundo como no princípio em número de vitórias, e apenas os pontos bónus do Exeter (dois) e do Connacht (um) determinam alguma vantagem na tabela.
Apesar disso adivinha-se um conjunto de jogos de grande tensão.

O Grupo 3 também não está fácil, apesar da vantagem que o Newcastle Falcons têm, depois de duas vitórias, mas o Newport Gwent Dragons e o Stade Français - que sofreu muito, debaixo de um pesado nevão que cobriu Bucareste, para vencer os Wolves locais - ainda estão na corrida.
Os Bucharest Wolves com duas derrotas parecem fora da competição, apesar do bónus defensivo conseguido este fim de semana.

O Grupo 4 tem uma situação semelhante ao Grupo 3, com os escoceses do Edinburgh no comando com duas vitórias, com as equipas francesas do Bordeaux e do Lyon somando uma vitória, mas com o Bordeaux com vantagem nos bónus, e o London Welsh na lanterna, sem qualquer ponto na tabela.

A mesma situação se passa no Grupo 5, com vantagem do Gloucester isolado no comando, o Oyonnax e o Zebre (!) com uma vitória mas sem qualquer bónus entre eles, e a tabela encerra com o Brive, que não conseguiu melhor que o bónus defensivo deste fim de semana.





Sem comentários: