23 de dezembro de 2012

NORTE JOGA, RESTO DO PAÍS FAZ FÉRIAS...

O único jogo da Segundona disputado ao sul do Douro, foi o FCT-Sporting, ali mesmo à beirinha do Tejo...
No resto do Pais, uns por caprichos do calendário (Centro) e outros apenas por caprichos, a bola esteve parada e os jogos foram todos (quatro) adiados.

Esta questão dos adiamentos sempre me tem incomodado, já que se em algumas situações são completamente justificados - como no caso dos temporais que assolaram o país nas passadas semanas - outras há que não têm qualquer razão de ser que possa ser contemplada pelos regulamentos.

Com as crescentes dificuldades na organização das provas, bom seria que todos os intervenientes se fossem habituando a respeitar os calendários e os regulamentos, já que neste momento eles existem apenas para que se diga que estão lá...
Respeitá-los que é bom, nem pensar!

Recorde-se que de acordo com os regulamentos, e entre outras obrigações que duvidamos seriamente que tenham sido cumpridas nos adiamentos que se verificaram até agora, os encontros têm de ser obrigatoriamente realizados no decurso das quatro semanas que se seguirem à data inicialmente fixada para o jogo.

Aqui, mais uma vez, tanto estão mal aqueles que deveriam jogar, como aqueles que deveriam organizar, e acompanhar as competições.

Já aqui o dissemos e repetimos - a FPR tem que Regulamentar, organizar e dirigir todas as competições oficiais de âmbito nacional - e para isso vai ter que criar uma estrutura própria, que apenas faça isso!

O resto são tretas!

ZONA NORTE
CRAV B *39-17 Lousada (7-3)
Os garranos continuam a dominar (com o Famalicão) no Norte, criando cada dia que passa melhores condições para a sua equipa principal poder ter sucesso na sua caminhada na Divisão de Honra, enquanto o Lousada continua o seu aprendizado e preparação para as jornadas futuras.
Apesar da derrota os lousadenses marcaram três ensaios, e o resultado não deslustra de forma nenhuma a equipa douriense.

BRAGA 5-82* FAMALICÃO (1-12)
O Famalicão mostrou claramente que está num momento alto e que põe as suas fichas não apenas no apuramento para as fases seguintes da prova, mas até mesmo no tabuleiro da subida.
Quem não tem culpa disso, mas sofreu esta semana as suas consequências, foi o Braga, equipa jovem, a carecer de tarimba para poder defrontar com êxito as melhores equipas da divisão.
Os gladiadores foram claramente dominados neste combate, mas devem considerar o resultado como parte do processo de evolução, e guardar ânimo para os confrontos com equipas do seu patamar competitivo

AAUTAD 7-17 GUIMARÃES (1-1)
O mais importante jogo da jornada, em que os bravos aumentaram para sete pontos a diferença para o terceiro classificado, o seu adversário do fim de semana, bastando-lhes agora uma vitória nos dois jogos que ainda lhe faltam realizar (Famalicão e Lousada) para não poderem mais ser ultrapassados pela UTAD.

A equipa de Vila Real mesmo que vença com ponto de bónus os três jogos que lhe falta realizar (Lousada, Braga e Famalicão) não pode conseguir mais que 26 pontos e, se o Guimarães vencer mais um jogo,ficará igualada em pontos, mas perderá nos fatores de desempate.
Os universitários, que atravessaram recente crise, terão que começar a pensar em criar raízes na comunidade que leve o rugby para fora das nobres paredes e vá ao encontro da população local, aliás como fizeram as restantes equipas universitárias portuguesas que disputam as competições federativas.
Se não fizerem isso, poderão ter de tempos a tempos, um brilho ou fulgor elegante, mas que não passarão de efémeros êxitos.

Devido a um arreliador problema, não nos é possível atualizar no sítio próprio as classificações da Segundona, pelo que aqui deixamos o respectivo resumo, no respeitante à tabela de qualificação (Zona Norte). *Problema resolvido, as classificações já estão no mini site respectivo!

1° Famalicão, 5 jogos, 24 pontos
2° Guimarães, 6 jogos, 22 pontos
3° UTAD, 5 jogos, 11 pontos
4° Braga, 6 jogos, 0 pontos
5° Lousada, 4 jogos, (42) pontos

ZONA SUL/LISBOA
FCT 14-14 SPORTING
O único encontro realizado a sul do Douro deu um empate que em nada veio alterar a classificação da prova, sendo que é de realçar que com os castigos federativos agora definidos, entre o líder da prova e o quinto classificado há apenas sete pontos de intervalo e de 9 a 11 jogos por realizar...
Mesmo o Oeiras a 11 pontos do líder e o Elvas a 13 poderão ainda ter ambições ao apuramento, e se no caso dos alentejanos isso seria uma incrível proeza, já no caso dos homens da linha não espantaria ninguém...
Neste contexto, os pontos que Sporting ou FCT perderam hoje, podem vir a revelar-se de enorme importância condicionando a sua eventual classificação...
Mas como a procissão ainda vai no adro, há que aguardar para saber o que o futuro ditará.

Na tabela classificativa as tropas estão assim perfiladas;
*Problema resolvido, as classificações já estão no mini site respectivo!

1° Beira Mar, 5 jogos, 18 pontos
2° Sporting, 5 jogos, 17 pontos
3° Belas, 5 jogos, 14 pontos
4° FCT 5 jogos 13 pontos
5° São Miguel, 3 jogos 11 pontos
6° Oeiras, 4 jogos, 7 pontos
7° Elvas, 5 jogos, 5 pontos
8° Kellerman, 4 jogos (48) pontos

Fotos: RC Oeiras/Tânia Garrett
Não foi conseguimos encontrar nenhuma foto destes jogos, nem nas páginas do Facebook nem nos sites ou blogs dos clubes, pelo que não nos é possível apresentar nem uma! 

3 comentários:

Anónimo disse...

A questao dos castigo da fpr merece reflexao, até porque 48 pontos do Kellerman e 46 do Lousada são mais de 20 jogadores irregulares.

Que se passa com estes clubes? O problema são os directores, jogadores, treinadores? A falta de apoio?

Anónimo disse...

Continuamos sem saber quais são os castigos das equipas que adiaram os jogos da primeira jornada?
Se algumas equipas foram castigadas, os jogos adiados também devem ter os mesmos critérios de penalização....

Anónimo disse...

Utad-Lousada e crav B - Famalicão? Ou o jogo do Kellerman à III jornada?
Artigo 22.o
(Jogos com marcações alteradas)
1. Poderão participar no jogo cuja marcação foi alterada apenas os jogadores que estivessem qualificados para nele participar na data primitiva de realização do encontro, sem prejuízo do disposto nos números seguintes.
Que interessa se são 40 ou 70 pontos?
Para a modalidade o que interessa é saber o porquê desses clubes nao cumprirem. Se foi a FPR, quem foi e quais as razões. Se devem ser ajudados ou eliminados.