21 de maio de 2012

SUB-21 - DIREITO E CDUL JOGAM FINAL

A ÚLTIMA JORNADA DO NACIONAL DE SUB-21 apresenta-se como se de uma verdadeira final se tratasse, já que os dois primeiros classificados - Direito e CDUL - vão defrontar-se, e cada um deles apresenta o mesmo número de pontos na classificação (19).

O Direito, graças à vitória conseguida na primeira volta (23-22) ocupa o primeiro posto, mas o equilíbrio entre as duas equipas fica bem patente nessa milimétrica vantagem.

Claro, em caso de empate a vantagem é de Monsanto, mas mais seguro é afirmar que quem vencer o jogo leva a Taça para casa.

A Académica, que teve uma excelente época - venceu a Taça de Portugal - não esteve tão bem nesta ponta final, e perdeu no passado fim de semana o comboio do título, ao sair vencida de casa dos advogados por 30-3.

O CDUL, ainda campeão, venceu o finalista vencido da época passada - este ano não há finalíssima - Agronomia, por 35-31, e vai abordar a última etapa com a ideia fixa na repetição do título.

Quanto aos quatro de baixo, o CDUP segue invicto, e garantiu já a quinta posição, com a triste particularidade de todos os seus adversários terem dado falta de comparência aos jogos no Porto - Belenenses, Cascais e Técnico não respeitaram o seu adversário, e o argumento da falta de dinheiro não passa de treta.

Os clubes não podem, os jogadores que paguem!

Aliás seria muito interessante se - considerando o número de faltas de comparência que se registaram este anos, que a tabela dos pontos atribuídos aos jogos fosse alterada, começando com dois pontos pela derrota, quatro pelo empate e seis pela vitória, e pois claro!, zero pela falta de comparência.

Repare-se na falta de critério desta coisa dos pontos - uma equipa joga com um jogador não inscrito, é penalizada na tabela classificativa com um ponto negativo, a outra não aparece ao jogo, e apenas sofre o mesmo que sofreria se perdesse o jogo, ou seja, zero pontos!

No passado fim de semana a ausência no Porto coube ao Técnico, enquanto na Guia o Belenenses derrotou o Cascais por 62-15.

Foto: António Simões dos Santos

21 comentários:

Anónimo disse...

Vergonhosa a situação das FC,que precisa de ser revista

Anónimo disse...

Com estes exemplos as faltas de comparência vão passar a ser norma.

Anónimo disse...

Manuel, defendo claramente a sua posição, menos num ponto. os jogadores não podem pagar. Não é assim tão linear. Eu jogador não consigo dar 15 euros para ir ao porto jogar, é mais do que tenho na carteira neste momento, e vamos a meio do mês. E já tive de pagar uma boa quantia para a inscrição no inicio da época. É com muita pena que estas coisas acontecem e acho que estes clubes devem ser punidos.
Quanto ao próximo fim de semana
carrega gdd

Anónimo disse...

A ideia sugerida, parece-me boa e fácil de ser implementada.

Manuel Cabral disse...

Eu acredito que tu só tenhas 15 euros no bolso, o que eu não acredito é que numa época inteira não consigas arranjar 15 euros para saíres uma vez por ano de Lisboa...
Isso da falta de dinheiro, não passa de desculpa! Façam rifas, façam um churrasco no campo, vendam umas cervejas, desenrasquem-se, agora darem falta de comparência no campo de uma equipa que viaja todos os 15 dias, oh meu caro, é gozar com o pagode...

Anónimo disse...

o mal destes jogadores e que tentam ao maximo baldar se ao jogos de coimbra e porto, quase que pagam pa nao ir, quanto mais pagar e trabalhar para ir. É feio

João Pedro Guimarães disse...

Caro MdM, importa corrigir o texto já que o Cascais não deu falta de comparência com o CDUP no Porto. Não teve possibilidade de se apresentar com a sua melhor equipa mas não deixou de comparecer. Aliás, o próprio resultado desse jogo consta da tabela de pontos deste mesmo Portal.
Muito obrigado.
João Pedro Guimarães

Manuel Cabral disse...

Caro João Pedro Guimarães, obrigado pelo esclarecimento, mas para contarmos a verdade toda, temos que dizer que o Cascais não deu falta de comparência no Porto, na Fase Final, mas deu falta de comparência na Fase de Apuramento! (10ª jornada)
Abraço

Anónimo disse...

O Cascais tb deu falta de comparencia com o CDUL para a taça de Portugal... a desculpa aqui tb é o €?

Anónimo disse...

Se um clube não tem dinheiro para cumprir um calendário, pura e simplesmente não se deve inscrever. Isso é enganar os adversários. Fazem lembrar os futebois que contratam jogadores, não lhes pagam a época toda e depois conseguem-se classificar à frente de clubes que têm as contas em dia. Às vezes até vão a competições europeias com este tipo de burlas.

Anónimo disse...

É verdade, o Cascais deu falta de comparência à 10ª jornada e disso deu atempadamente conta ao CDUP ou seja informou o CDUP e a FPR, em devido tempo, que não conseguia arranjar equipa para se apresentar até porque, a aposta sempre foi desde o início da época, o C.N. dos Seniores. Simplesmente, nessa jornada, não deu para "esticar" a manta. Houve falta de comparência sim mas informada a tempo: sem faltas de respeito.

Anónimo disse...

O problema do Cascais relativamente aos sub-21 é que 80% dos jogadores com esta idade jogam nos séniores, o que faz com que o Cascais se apresente nos jogos com uma equipa quase toda sub-18 e com os seus sub-21 menos experientes, ficando muitos jogadores seniores sem poder competir por não terem lugar.

Este problema é partilhado por outros clubes, embora em menor escala, o que é perfeitamente normal, pois este escalão existe para os jogadores que ainda não têm lugar nos seniores não deixem de jogar.

Há várias maneira de resolver este problema, todas elas fáceis de implementar:

1º- Transformar o campeonato de sub-21 num campeonato de equipas B´s;

2º- Manter o campeonato de sub-21, permitindo que 5 jogadores mais velhos jogassem neste escalão, desde que não tivessem mais de x jogos realizados nos séniores nessa época;

3º- Aumentar o escalão para sub-23.

etc...

Anónimo disse...

Como é que um clube que dá uma falta de comparência (fisica) num jogo, mesmo assim ainda consegue ir disputar a fase final. Temos de reconhecer que os regulamentos estão mesmo bem pensados. Já nem digo que clubes é que protegem, tão descarada é a protecção aos faltosos da capital.

Anónimo disse...

CASCAIS CAPITAL DE PORTUGAL ?
Nem no reinado do Eduardo II de Inglaterra (se ele tivesse sido português ?

Uma pergunta ao MdM :

Se Direito e CDUL empatarem e a Académica ganhar com ponto de bónus à Agronomia qual das 3 equipas é o campeão ?

Obrigado pela resposta

Anónimo disse...

Nao tens dinheiro para vir uma vez ao porto? Coitadinho! Tanta falta de condiçoes e dinheiro nos clubes de lisboa! O interessante e que o CDUP, apesar de ser o clube com menos condiçoes (pergunta aos sub21 do CDUL que no ano passado jogaram no EUP) e menos dinheiro do CN e que esta pior que muitos clubes da 1ª divisao consegue arranjar maneira de jogar de duas em duas semanas em Lisboa!

So apetece jogar quando nao da muito trabalho! A federaçao, se fosse a organizaçao seria que todos sabemos que nao é, começava a impor multas pesadas nos meninos, para ver se ja lhes "compensava" vir ao porto em vez de dar faltas de comparencia

Manuel Cabral disse...

Seja qual for o conjunto de resultados a Académica nunca pode alcançar um dos dois, ou, em caso de empate entre eles, nenhum dos dois primeiros.

Anónimo disse...

Compreendido. Obrigado.

Anónimo disse...

Nunca foi problema de €. O CDUL foi atempadamente avisado assim como a FPR que na primeira eliminatória, o Cascais não poderia comparecer por falta de jogadores.
Deixem lá de se atirar ao Cascais como gato a bofe! Fez faltas de comparência sim mas teve o cuidado de avisar os Clubes oponentes disso mesmo.

Anónimo disse...

Exactamemte...

Anónimo disse...

Como adepto de Rugby que vive em Lisboa: é mais do que claro que o argumento do CDUP relativo a quem não quer ir ao Porto por falta de dinheiro tem todo o sentido, quando eles têm que vir a Lisboa n vezes por ano, com todos os custos inerentes.

Quanto ao Cascais: é claro que só tem uma equipa-e-meia para disputar sub-21 e séniores, e nesses termos, em jogos que já não têm quaisquer consequências para si e para terceiros em termos de classificação final de qualquer tabela, abdicou de jogar as deslocações ao Porto. Em todo o caso, na fase inicial de todos-contra-todos, ainda disputou 13 dos 14 jogos calendarizados.

Agora, pergunto a quem gosta da modalidade: seria preferível não se ter inscrito em sub-21, deixar o escalão reduzido a 7 clubes - em que uma equipa passava a folgar a cada jornada, deixando o campeonato numa prova ainda mais disputada ao bochechos?! Digo mais: se o Cascais não se tivesse de facto inscrito a sub-21, isso significava por exemplo que nesta fase final da prova, o grupo que disputa os 5º a 8º lugares passava a disputar o 5º - 7º lugares, e só tinha 1 jogo/jornada. É isso que querem?! É tempo dos adeptos de Rugby olharem também para os sacrifícios que TODOS os clubes fazem - chamem-se CDUP, Cascais ou outro qualquer - e tentar compreender em vez de criticar.

Anónimo disse...

Não perfebo e sou 100% lisboeta. O CDUP deu falta de comparência?

Outra cooisa: este fsm havia algum jogo da equipa principal ou dos Sub18?