19 de maio de 2012

SETÚBAL VENCE CALDAS E FICA NA PRIMEIRA

COM UMA VITÓRIA SOBRE O CALDAS POR 20-11 NA ÚLTIMA JORNADA o Setúbal agarrou a permanência na 1ª Divisão, enquanto o destino do Caldas é a descida à Segundona.

Lamentamos a descida dos caldenses, como lamentaríamos se fossem os setubalenses a descer, pois somos da opinião que as duas equipas tem lugar neste nível do nosso rugby, e no caso do Caldas, que subiu no ano passado, a tarimba adquirida esta época mostrou claramente que a equipa tem margem de progressão que justificaria a sua permanência também.

Assim, com a descida, o trabalho de implantação da modalidade no Oeste pode sofrer uma quebra, sem que daí alguém tire qualquer proveito...

Com um eventual alargamento da Primeirona para 10 equipas, (com a inclusão do Caldas e do Loulé) o grande beneficiado seria o rugby português, que veria mais equipas na luta pelo segundo nível nacional, com as suas exigências de qualidade e seriedade, alargando o número dos clubes que encaram a modalidade de uma forma mais competitiva, seria fator de pressão sobre as respetivas autarquias e, na verdade, não haveria prejuízo para ninguém...

Em Montemor os mouflons venceram folgadamente o Santarém, confirmando que são, sem sombra de dúvida uma equipa que pode lutar por um lugar nos quatro finais, enquanto o Santarém, apesar do peso dos números, demonstrou ao longo de todo o ano, que soube suportar o choque da subida e foi controlando a sua participação por forma a não correr o perigo de voltar a descer, e acabou numa relativamente confortável sexta posição.

Em Arcos de Valdevez o CRAV venceu o Évora por 29-8, e o seu segundo lugar deixou com certeza um travo amargo na boca dos arcuenses, que acabaram por perder o título a favor da equipa que melhor soube gerir a época, com seus intervalos, e aparecer em alta quando tal era verdadeiramente necessário.

Na Lousã os campeões cascalenses não foram suficientemente fortes para ultrapassar os serranos que venceram por 26-14, e os lousanenses acabam por confirmar, com o que fizeram na fase final, que, no dia em que os seus dirigentes resolverem apostar numa subida aos palcos maiores do nosso rugby, serão com certeza capazes de o fazer - mas para já, não há sinais de mudança na (cautelosa) política do clube, que aposta mais na garantia da continuidade do que no efémero brilho duma vitória...

Veja o quadro final dos resultados e a classificação definitiva do escalão.

Foto: Foto Beleza

6 comentários:

Anónimo disse...

aumentar o numero de participantes não vai fazer com que os clubes sejam mais competitivos.

vai é provocar mais despesa aos clubes e potenciar os problemas que existem já.

quanto ao Caldas, não vejo porque irá parar o rugby na zona centro por causa desta descida, existem mais clubes, aliás dois deles são satélites do Caldas e dá ideia que por causa disso sofrem mais do que ganham enquanto clube, é óbvio que a nível individual os jogadores que são levados para o caldas são favorecidos.

existem outras maneiras de resolver estes problemas.

Anónimo disse...

Tenho pena do Caldas ter descido, mas quer-me que irão regressar para o ano. Não concordo em aumentarem a primeira para 10 clubes. Quando muito para mim seria. 8 a DH. 12 (6 A + 6 B) na primeira e os restantes na segunda. Na primeira seriam 10 jornadas fase apuramento + 6 fase final dos 4 primeiros para o título. 6 jornadas entre o 5* o 6* da A mais o 1* e o 2* da B e 6 jornadas entre os 4 últimos do grupo B para se saber quem desce.

Anónimo disse...

Lembrem se que o desporto é amador e os clubes teem dificuldades em cativar atletas e se financiar.

Temos de nesta altura pensar em manter clubes e atletas e não perde los.

Para restruturar tem de se pensar na redução de despesas em deslocações para os clubes.

Anónimo disse...

Nao posso concordar com algumas coisas aqui ditas, sim seria mais competitivo para a 1ª divisao e sem duvida que as equipas que estivessem lá iam ganhar bastante com isso, mas temos que ver o outro lado, orçamentos, transportes, despesas, os jogadores, será que temos 10 equipas capazes de disputar a 1ª divisao????

Anónimo disse...

temos de dizer que a 3ª apesar de ja ter uma fase final bastante disputada so poderia dar evolução as varias equipas participando na 2ª (que se chama 1ª).
10 equipas na 1ª so traria beneficios.

FCT, loule, Oeiras e tambem outras equipas podiam bater se apesar de na parte final da tabela na 2ª divisao em vez de continuarem na 3ª.

mas isso... se a Federação nao quis mexer... nao acredito que o faca ja esta epoca.

Jose Silva disse...

este anónimo do dia 21 Maio as 3:39 é de certeza do Oeiras... ah ah!
Para se baterem na 1ª divisão é preciso pelo menos irem as finais...