12 de maio de 2012

LONDRES EM FESTA, PORTUGAL DE LUTO

PORTUGAL TERMINOU O DIA COMO COMEÇOU - A PERDER, mas o que mais decepcionou quem acompanha com intensidade a nossa equipa nacional, não foi o perder, foi como se perdeu...
Fique com a constituição da equipa no jogo com a Escócia:




POUCAS MELHORIA NA EQUIPA portuguesa, que perde o segundo jogo com a Austrália por 26-5, com Carl Murray a marcar o ensaio da consolação lusitana.
Lamentavelmente, aquilo que era um prazer, que entusiasmava as nossas almas tão carecidas de um estímulo, de uma satisfação, está transformando-se num exercício masoquista e um sacrifício que ninguém merece...
Fique com a ficha do jogo e com a informação que as nossas Raposas sairam derrotadas do encontro com a Rússia por 19-10.
Os Linces volta a jogar às 17,06 h contra a Escócia, e as nossas meninas que acabaram agora de jogar com o Canadá e perderam por 54-0, jogam às 15,58 h contra a Holanda.



PORTUGAL SOFREU A SUA MAIOR DERROTA DA ÉPOCA, e desde Março de 2010 (Fiji 7-45) que não sofria tantos pontos, nem desde Dezembro de 2009 (Fiji 7-50) perdia por tão grande diferença de pontos...
Uma derrota por 0-41 frente à África do Sul marca a estreia dos Linces no Londres 7's, na continuação da pobre exibição que teve em Glasgow...
É urgente resolver o problema, já que desde a vitória no Europeu do ano passado, a nossa equipa disputou seis torneios (este é o sétimo), participou em 43 jogos, venceu 12 e perdeu os restantes 31...e dessas 12 vitórias, cinco foram no Torneio de Hong Kong, onde se garantiu um lugar no grupo das equipas residentes do Circuito Mundial...ou seja, em cinco torneios sete vitórias...pouco mais que zero...

23 comentários:

Anónimo disse...

Para quem assistiu a este jogo em directo, como eu, so dava vontade de desligar a televisão e dizer que não sou português. Foi qualquer coisa de ridiculo. a defesa está uma bela m****, parece que os adversários queimam, porque ninguem lhes toca, limitam se a fazer festinhas. A atacar nao ha iniciativa, a bola tambem queima, tudo queima. nao ha quem leve o jogo para a frente, ninguem quer ter a bola na mao. falta muito apoio nas (raras) vezes que fomos ao contacto. tivemos a bola duas ou tres vezes na mao em todo o jogo, e pelo menos duas delas deram em melles adversarias, que deram ensaio. ate ensaios em primeira fase foi possivel ver. Na bola de jogo a africa do sul recuperou a posse, e em vez de atacar, ate a chutaram para fora, por pena... é muito triste ver como nos estamos a afundar no rugby no panorama internacional. quer em quinze, quer em sevens. ao contrario da espanha que fez um belissimo jogo contra as fiji, d jogadas de encher o olho. Para acabar realço a atitude do comentador. Por mais que se tentasse conter, ha coisas que sairam da boca para fora de cabeça quente, mas e com razao, foi o unico que teve coragem para dizer publicamente o que todos pensam. Ponham o pico dali para fora, mudem o capitao, o fred oliveira nem sequer tem coragem de se assumir. O unico que realmente tentou ali levar o jogo para a frente foi o martim bettencourt. de resto, lixo...

Anónimo disse...

Penso que o que ressalta mais deste momento das nossas seleções (XV e 7's) é a falta de ambiente de equipa, de garra e de vontade. Já vi aqui escrito e tenho que concordar, como querem transmitir motivação e espírito de equipa a uma equipa, que está a ser formada por novos jogadores e antigos, quando como treinador temos um tipo que sempre foi intratável, de um armanço inexplicável e sempre foi pouco solidário com os novos jogadores? Refiro-me ao Frederico Sousa, esse tipo nunca na vida poderá ser treinador de rugby porque simplesmente não tem espírito para isso.

Anónimo disse...

Porque e que nao emigras? Ou se jogas melhor esforça-te para fazeres parte!

Anónimo disse...

Na passada semana alguns dos que se exprimiram neste blog acharam que quem disse mal da prestação da nossa selecção eram os maldicentes do costume e que falaram apenas para deitar abaixo o trabalho certamente bem intencionado de toda uma equipa. Depois dos dois primeiros jogos de hoje infelizmente há que pôr bem os pés no chão e assumir que algo está muito mal na nossa selecção de 7s.
Fundamentalmente parece estar completamente errado o modelo.
de jogo. No ataque não há espaço para jogar, porque não há profundidade na disposição dos jogadores em campo. Em 7s não havendo espaço não há jogo. Viu-se que não tivemos nada disso. A defesa um verdadeiro desastre, falta de convicção falta de entreajuda.
Pode-se dizer que quem não sabe a mais não é obrigado mas mesmo com a manta curta que temos podemos fazer muito melhor. Já o fizemos com a maioria destes jogadores, a estrutura da equipa é bàsicamente a mesma (provàvelmente alguns dos que lá estão já deviam ter ido à vida) e talvez esteja aí um dos males da nossa equipa. Está cansada.
Está na hora de fazer uma remodelação e deixar de apostar sempre nos mesmos. Ficaram por cá alguns com tanta capacidade como os que lá estão, talvez com a difernça de não terem vícios e terem uma maior disponibilidade. Mas o mal não está apenas nos jogadores...eu acho que está undamentalmente na equipa técnica. Parece faltar acapacidade dereconhecer os erros sistemàticamente cometidos. Olhem para trás, safámo-nos em HK mas em todos os outros torneios foi sempre mais do mesmo. Está na altura de fazer uma limpeza...não vai ser fácil porque os poderes instalados não querem largar as suas cadeiras. Mas se isso não acontecer a próxima época vai ser penosa. Equipa residente em 7s e jogos de apuramento para o campeonato do Mundo. O futuro não parece brilhante mas ao menos podemos pedir vontade e entrega. Até agora tem havido pouca.
Portugal-Escócia, acabou com mais uma derrota e nós de rastos. A primeira parte ainda com alguma moral a 2ª mais do mesmo.
Que tristeza...

Anónimo disse...

A nossa equipa transpira falta de alegria, falta de motivação, parece estar tudo a fazer um frete. A defesa é uma desgraça, o nosso nivel só tem vindo a cair e a pique. Se alguns dos jogadores são os mesmos, se alguns dos que entraram têm bom nível...o problema parece estar à vista. Com certeza que está em quem os treina....

Antonio Vasconcellos e Sá disse...

Na verdade ou se é bestial óu besta. A começar pelo comentador que só diz m*****, com graçolas estupidas e que não tem a capacidade de ver que para haver herois de ensaios em que haver uma toda EQUIPA atras a empurrar, para este comentador será unicamente heroi o sr dos ensaios por maior burrice que tenha feito em todo o jogo. Depois existe em todos estes comentarios uma falta de isenção incrivel provocada por um dor de cotovelo carateristica do portugues. Esquecem-se depressa que à bem pouco tempo nos consagramos Campeoes Europeus. Quanto ao trinador deixem-no fazer o seu trabalho e não sejam aves de agoiro.

Anónimo disse...

Antonio tens toda a razao relativamente ao comentador. Penso que esta a comentar o desporto errado pois mais parece um daqueles engraçadinhos que comentam futebolada. Fazer comentarios destrutivos é muito facil para quem não percebe nada. Enquanto diz disparates ocupa o tempo de antena como seja referir-se a falta de jogadores que nem estão a jogar. Conviem o Durao esse sim comenta como um bom jogador de rugby.

Anónimo disse...

treinador pode ser bom enquanto técnico "puro" mas na relação é quase intratavel....não tem feitio para estar onde está. Não é lider de homens, nem nunca será

Antonio Vascocellos e Sá disse...

Anonimo das 13h36, penso mesmo que devias ter desligado o televisor como bom português de 3ª que és ficavas menos nervoso a massajar os cotovelos. Critica com sabedoria e não como invejoso. tamta imbecilidade em meia duzia de frases consegue fazer-me alguma confusão.

Anónimo disse...

Acho que em vez da critica fácil há que por algumas questoes em cima da mesa.
Primeiramente é injusto dizer que há mau ambiente, que ninguem se fala, que isto e aquilo que o treinador é isto e aquilo etc. Falem primeiro com os jogadores e vejam se de facto isso é mesmo verdade!!!!! Confirmem!!!!
Em segundo e por muito que custe doa a muita gente, esta não deixa de ser alguma da realidade do rugby portugues. Todos nós somos treinadores e temos os nossos jogadores, mas pergunto que jogadores ficaram em Lisboa e que poderiam radicalmente mudar as coisa, ou pensão que com uma remodelação total, com jogadores novos etc iriamos ter melhores resultados?
A nossa realidade por muito que custe admitir é que muito fazemos nós em Portugal, quando se calhar não temos mais de 30 jogadores efectivamente convocáveis para jogar nas duas variantes!!!
Todas as outras equipas mesmo os espanhois que de facto estao a praticar um bom rugby tem um investimento quase profissional nesta variante dando condições que nao sao possiveis de dar aos jogadores portugueses. Infelizmente nao devemos com certeza ter meios para isso, mas para podermos lançar jogadores novos, nao pode ser nos Torneios IRB, temos que participar em torneios tal e qual como fizemos no passado ( lembro-me Madrid, Corunha e outros). Hoje em dia há quase um circuito paralelo de torneios de grande nivel e que deveria ser utilizado para preparar os nossos jogadores ( Roma, Manchester, Londres, Amesterdao etc).
Temos que tambem subir o nivel do nosso campeonato e isso, doa a quem doer é reduzi-lo a seis equipas e nao aumentar ou manter. Bem sabemos nós a competição interna, desequilibrada e sem qualidade nao torna os nossos jogadores competitivos e quando chegamos aos jogos internacionais quer de XV quer se Sevens, os nossos jogadores encontram uma grande diferença de nivel que por vezes é dificil de equilibrar.

São algumas ideias para discussão acho que seria mais positivo podermos dar aqui algumas sugestões em vez de batermos nos ceguinhos do costume....
Há um rumo definido pela actual direcção da FPR e goste-se ou nao, ninguem apareceu nas eleições com alguma ideia objectiva que se constituisse como uma real alternativa.

VAmos ser positivos...

Anónimo disse...

Mas são os ceguinhos do costume que regem a banda.

Anónimo disse...

Anonimo das 18:24, aceito essa realidade para o geral do nosso rugby e para o nosso rugby de XV. Temos problemas estruturais e de mentalidade que não nos deixam avançar. Nada ajuda a nossa mentalidade pequena e tacanha, concordo. Agora, não aceito esta justificação para o nosso percurso nos sevens. Temos quantidade, qualidade e condições para termos feito muito melhor do que fizemos este ano. Já fizemos muito mais com menos jogadores, com menos condições e com menos experiência e curriculum. O que se está a fazer agora é a destruir o bom trabalho anteriormente desenvolvido. Portugal em sevens tem obrigação de fazer muito mais e, principalmente, tinha obrigação de ter outra atitude. Algo está errado com certeza. Não podemos deixar cair o trabalho e o prestigio ganho nos sevens. Não podemos aceitar desculpas fáceis.

Anónimo disse...

É cómodo dizer que não há quem não tenha que assumir responsabilidades. O que o bloger anterior diz acerca do percurso dos 7s está certìssimo!!! Os responsáveis têm o dever de fazer uma autocritica e tomarem providências imediatas para solucionar o problema existente. Enfiar a cabeça na areia como a avestruz não resolve coisa nenhuma. Tem que haver uma explicação para o péssimo momento dos nossos 7s, e doa a quem doer tomem providências. Há brevemente um torneio importante que se joga no Algarve e todos os amantes do rugby gostariam que as exibições miseráveis de Glasgow e Londres não se repitam.

Anónimo disse...

Tive a oportunidade de assistir a este torneio varias vezes, inclusive em fins de semana que a selecção de XV também jogava, e este foi sem duvida o pior que vi. O que esta mal é obvio, é a equipa técnica, que precisa de ser substituída.

Anónimo disse...

O Fred Oliveira anda há mais de dois anos a jogar tudo o que é jogo pela Selecção e pelo CDUL. Tem família, tem namorada e está a tirar Medicina (!) com aproveitamento. Tem isso tudo, só não tem é tempo. É muito difícil para um jogador amador manter o pico de forma (estamos no fim da época) quando se levanta todos os dias antes das sete da manhã e se deita no mínimo à meia noite. Bem sei que para quem vê é difícil não exigir mais, precisamente quando já se fez mais. Mas dizer que o homem não tem coragem de assumir (precisamente vindo de um anónimo) é muito injusto. Não gostei dos resultados obviamente, mas duvidar das capacidades pessoais da malta que lá está não é justo.

Um abraço a todos, especialmente ao Fred que é um grande jogador e nunca se corta a jogar ou a treinar quando lhe pedem.

Lourenço Sousa Machado
CDUL

Anónimo disse...

Vergonhoso, andamos para trás pelo menos 10 anos. Esse treinador tem de ir para o olho da rua enquanto é tempo. Onde estão os jogadores do belenenses, actual campeão nacional, onde estão os jogadores da académica que sabem também jogar sevens. Com esta atitude defensiva esqueçam. Qual é o sistema de jogo? Há jogadores que simplesmente não conseguem fazer uma placagem. A equipa não consegue executar o básico dos sevens. Onde estava este treinador no ultimo circuito nacional de sevens? quantos jogos viu? será que sabe ao menos a classificação e os resultados em cada uma das 5 etapas realizadas? tenham dó...

Anónimo disse...

Sempre foi mais fácil destruir do que construir e, a maior parte dos comentários tem sido dos anónimos construtores do destruir.
O comentário dos anónimos peca pela análise anónima. Obviamente, ninguém que gosta de Portugal, do rugby e, de ver representado o seu Pais nesta modalidade ao mais alto nível e que está sentado a torcer, que se levanta cedo ou que grava para mais pela tardinha ver, a equipa que espelha o rugby que em principio gostaríamos de jogar em Portugal e que conseguimos na maior parte das vezes jogar com a magia de sermos portugueses, a jogar menos bem.
Tenho o maior respeito nas vitórias e nas derrotas por estes representantes de Portugal, do rugby Português e por todos os que constroem, placagem a placagem, ensaio a ensaio este esforço, esta vontade, este querer, este remar contra a maré de uma forma séria, com amor e sem interesse,o Rugby pelo Rugby.
Os comentários não são só de anónimos que defendem, tal treinador de bancada o comentário lícito de o comentar,está num blogue,é expresso para quem lá vai saber de comentários,(o comentador do blog é no fundo o comentador não remunerado que só ali comenta, que só ali opina, tem o valor que tem), mas o comentador da Sport TV,opina (se calhar só para a malta que gosta do faits divers),comenta, mas penso que a análise que faz dos jogos nada tem a ver com saber e conhecimento do jogo de Sevens, mas isso, ainda vá que não vá, faz parte do que se entende espectáculo televisivo, análise folclórica do evento (features em inglês) mas preocupa me o seu comentar, a imagem que passa dos Portugueses que representam Portugal e, que neste caso jogam rugby, a imagem que passa dos jogadores sem um critério justo, a ideia de que não se esforçam,a ideia de que devem ser apontados como lesa pátria é inadmissível.O comentar desta forma influência e permite um desvario de disparates também aqui no Blog que leva a que efectivamente o rugby com os comentadores anónimos e este comentador da Sport Tv me leve a citar uma frase do Prof. Tomaz Morais "...Desistir Nunca"... e acrescento ...Grande Malta da Seleção, mesmo que corra mal,à semelhança de quando correu bem, eu vou estar no aeroporto quando chegarem para vos dar um abraço.

Helder Rui Oliveira
Clube de Rugby São Miguel

Anónimo disse...

O Rugby, em qualquer sítio do Mundo, mas mais ainda num país como Portugal (onde é, e continuará a ser, essencialmente amador), é uma modalidade para quem tem espírito de equipa, e pensa mais no colectivo do que nos seus próprios interesses. Curiosamente, parece faltar disso a alguns treinadores da FPR que, para quem (já) não joga Rugby, até parecem ser as únicas pessoas que ganham a vida a viver da modalidade.

Anónimo disse...

concordo com certeza.... o que acontece porém é que os nossos adversários estão hoje em dia consideravelmente melhores que nós e com muitissimo mais investimento do que nós fazemos e ai está quiça a diferença da realidade actual e da realidade do passado...

Anónimo disse...

Os comentários a denegrir os atletas que lá estão são obviamente de atletas que lá não estão e que gostariam de estar. Mas são esses mesmos atletas que faltaram nos últimos 15 doas a treinos c
Nos seus próprios clubes. Houve clubes da DH que suspenderam treinos por lá estarem poucos atletas. Por isso há que pensar o que está mal no Rugby português quando temos uma época a terminar Junho e com os atletas AMADORES completamente rotos. Ainha admiração para os BRAVOS que estão em Londres.

Anónimo disse...

a situacao do VII assemelhe-se ao XV, uma equipa mal orientada, que perdeu as rotinas e deixou de saber executar os set-pieces essenciais. No VII deixou tambem de existir defesa e o ataque passa mais por rasgos individuais do que por acoes coordenadas.
Os executantes sao os mesmos pelo que a causa tem necessariamente que ser a equipa tecnica. Urgente intervir para parar o declinio! No XV e no VII

Anónimo disse...

Os comentários feitos sobre o Fed Oliveira são ridiculos! "não se assume" ?! Sabem quantas horas ele já fez em jogos pelas SN estes 2 ultimos anos ?! sabem quantas horas ele já deu ao CNT estes ultimos 2 anos? sabem quantas horas ele treinou pelas sn's nestes ultimos 2 anos? sabem o sacrificio que ele tem que fazer para isso ? sabem que ele , para alem das SN's treina e joga pelo clube ? Conseguem agora perceber o que o rugby e as SN representam para ele ?! Se isto não é "assumir-se" o que será ?! (para esses senhores secalhar é marcar ensaios ...) Não esteve no seu melhor ? Concordo, mas para isso está lá o treinador para o tirar ou pôr, para tomar decisões relacionadas com esse aspecto, mas estas criticas ao Fred são de uma injustiça tremenda e ou "querem fazer mal" ou são puramente ignorantes ou infelizes.
Para o CDUL é um enorme orgulho contar com jogadores como o Fred Oliveira , homem e jogador com letras muito grandes!

José Maria Caupers
CDUL

Anónimo disse...

Quanto aos torneios de glasgow e Londres, penso que todos concordarão que a selecção não esteve bem. Em minha opinião, tal deveu-se a um conjunto de factores.
1º A defesa portuguesa tem falhado constantemente(talvez devessemos apostar num outro tipo de defesa ou de tecnica de placagem - Espanhois e Australianos por exemplo tem apostado em placagens baixinhas as pernas) e as outras equipes já se aperceberam disso, e portanto tem atacado essas deficiencias, e explorado este facto.
2º As outras equipes já se aperceberam do nosso modelo ofensivo, estudaram-no, e portanto já descobriram maneira de nos criar problemas. mais uma vez acho que deviamos ter um plano B ofensivo.
3º Fisicamente se nota que a equipe está cansada (para este problema, as soluções são poucas, visto que o leque de potenciais jogadores para integrar este torneio é pequeno, e quase a esmagadoria maioria joga no XV e no VII, o que faz com que em Maio, estejam já com um cansaço acumulado muito grande).Não sei como, mas os treinadores deveriam tentar refrescar a equipe com jogadores mentalmente menos cansados.
4º Há que aprender com esse fim de época muito pobre (tanto a nivel de exibições como de resultados), e preparar melhor a próxima época, tanto a nível físico, como composição do plantel, e trabalho mental e táctico. Pois para próxima época há que pensar que iremos participar de 9 etapas do circuito Mundial, mais Mundial (esperemos), mais o começo da classificação para o Mundial de XV.

Por ultimo uma nota sobre os comentários da Sporttv. Quem acompanha rugby já sabe que António henriques tenta dar um toque de personalização nos seus comentários, tentando transmitir a ideia de que tem conhecimentos tecnicos e intimidade com jogadores, que todos sabem não ter. Não é fantástico e por vezes se excede, mas apesar de algum exagero, não esteve longe de transmitir o que quase toda a gente que anda no rugby pensou ao ver as fracas exibições do nosso VII. Além de que é um dos poucos jornalistas, que desde a varios anos luta pela popularização desta modalidade. Por isso calma e reconheçam-lhe algum mérito.