16 de março de 2012

RUGBY NO FIM DE SEMANA

COMEÇA CEDO O FIM DE SEMANA DO RUGBY PORTUGUÊS, mas começa longe, em Odessa, na Ucrânia, onde a nossa seleção nacional realiza o último jogo do Campeonato da Europa de 2012.

A ucrânia está já condenada à despromoção, e a Bélgica é, neste momento, a candidata melhor colocada para a substituir - quando faltam realizar dois jogos (contra a Alemanha e a Polónia) os belgas seguem na frente da classificação, com sete pontos de avanço sobre Polónia e Moldávia.


O jogo Ucrânia-Portugal realiza-se às 12 horas de Lisboa, 14 em Odessa, e até ao momento não está prevista a sua transmissão televisiva, pelo que resta aguardar que haja alguma transmissão via internet.

Mas tem muito mais rugby no fim de semana.

Ainda falando de competições internacionais, temos o Torneio da Seis Nações, com a realização dos jogos Itália-Escócia (12,30 h na Sport TV 2), País de Gale-França (Sport TV 2 às 14,45 h) e Inglaterra-Irlanda (23,00 h na Sport TV 2).

Em Portugal realizam-se os últimos jogos da 1ª Divisão, a quarta jornada da fase final da 2ª Divisão, as meias finais da Taça de Portugal dos Sub-21, a última jornada dos campeonatos de Sub-16 e Sub-18, além dos torneios de sevens femininos de Loulé e de Braga (Falamos destes torneios em artigo separado).
ÉVORA-MONTEMOR
Este é o primeiro destaque do fim de semana, já que o vencedor do jogo irá garantir a participação na Fase Final da Primeirona, juntamente com o CRAV, o Cascais e a Lousã - apenas existe uma possibilidade do apurado ser o perdedor do dia, se a vitória couber ao Montemor por menos de cinco pontos de diferença no marcador e sem direito a bónus de ataque, e o Évora, perdendo, registe dois pontos de bónus...Neste caso as equipas ficariam igualadas com 37 pontos, e a vantagem seria do Évora que venceu na primeira volta por cinco pontos de diferença (13-8)
Ou seja, o melhor é ir a Arraiolos, amanhã às 17 horas, para assistir ao derbi alentejano.
LOULÉ-FCT e BAIRRADA-AGRÁRIA
Na Segundona disputam-se dois jogos muito importantes, um em cada região.
No Grupo Sul/Lisboa o destaque vai inteirinho para o Loulé-FCT que se realiza no Estádio Nacional no sábado às 17,00 h e no Grupo Centro/Norte o Bairrada-Agrária, no Domingo às 15 h na Moita da Anadia, chamam a atenção.
Em qualquer dos casos, o vencedor da cada partida dará um passo muito importante para a qualificação para as meias finais.
O Loulé, depois de ter perdido no Algarve frente a esta mesma FCT, vem a Lisboa com o firme propósito de ganhar, desforrando-se daquela derrota, e assumindo definitivamente a liderança do Grupo, mas os universitários não vão facilitar e tudo farão para repetir o êxito conseguido no Algarve, que traz ao comando da classificação como recompensa.
Na Moita da Anadia a Bairrada tem aquela que deve ser a sua derradeira possibilidade de conseguir um dos primeiros lugares na prova, já que uma derrota frente aos agrários vai deixá-la a uma distância muito grande dos dois primeiros - partindo do princípio que o Famalicão ganhará em Vila Real, o que sendo provável, não é garantido..
CASCAIS-ACADÉMICA nos Sub-16
Chega ao fim o Nacional de Sub-16 e o Cascais tem a possibilidade de vencer a prova, bastando-lhe para isso somar dois pontos aos oito que já tem, ou seja, pode até perder, se conseguir os dois pontos de bónus que estão ao seu alcance...
No jogo que vai disputar frente a Académica, na Guia, sábado às 15 h, o Cascais é favorito, até pelas duas derrotas que os conimbricenses sofreram nas duas primeiras jornadas, mas principalmente pela capacidade que a equipa tem demonstrado este ano, mas não podemos esquecer que no classificação final da Fase de Apuramento as duas equipas, ao cabo de 18 jornadas, ficaram separadas apenas por um ponto - 73 para o Cascais e 72 para a Académica.
Resumindo, o Cascais é favorito, mas não são favas contadas...
DIREITO-ACADÉMICA nos Sub-18
Outro jogo de tudo ou nada, em que a Académica também estará presente, mas neste caso com a possibilidade de vencer a prova - basta ganhar o jogo.
O problema é que o Direito também quer o troféu na sua prateleira e tem a vantagem do jogo se disputar em Monsanto (Sábado às 15 h), o que pode ser decisivo nesta altura do campeonato.
Ou seja, se fosse totobola era jogo para uma tripla...
CDUL-BELENENSES e ACADÉMICA-AGRONOMIA NOS SUB-21
As meias finais da Taça dos Sub-21 também merecem atenção, mais uma vez com a presença da Académica - os estudantes de Coimbra estão em todas - e os jogos que se realizam no Estádio Universitário de Lisboa às 14 h, o primeiro, e no Estádio Universitário de Coimbra, às 15 h, o segundo, vão com toda a certeza ser dois grandes jogos.
Afinal é aqui que anda o futuro do rugby português...

Como vê, muita coisa boa em perspectiva, com muito para ser decidido - vá assistir e colabore no jogo, respeitando jogadores e árbitros!




6 comentários:

Anónimo disse...

os lobos na sport tv 3

Anónimo disse...

Quando e a que horas?

Anónimo disse...

Excelente noticia

Anónimo disse...

Não está nada na programação no site da sporttv! Por favor se souberem de algum site ou stream para ver o jogo, digam! Obrigado!

Manuel Cabral disse...

A FPR acaba de anunciar (cerca das 06,00h) que não haverá transmissão televisiva.

Anónimo disse...

Mas esta-se a referir apenas à sporttv ou no geral? nem numa televisão ucraniana que de para ver por internet?