5 de março de 2012

O FIM DE SEMANA DE NORTE A SUL

COM A DESLOCAÇÃO DA FCT A LOULÉ completou-se o quadro dos jogos das duas primeiras jornadas da Fase Final da Segundona, e a vitória dos estudantes por 40-33, conjugada com os três pontos de bónus atribuídos ao jogo, deixaram o Loulé na segunda posição, e a FCT na terceira posição, com a tabela comandada pelo Oeiras, que soma por vitórias os dois jogos realizados.

No próximo fim de semana a deslocação dos algarvios ao Estádio Nacional para defrontar a equipa de Oeiras, pode começar a definir um líder para o Grupo Sul/Lisboa, enquanto no Centro/Norte também os dois primeiros se vão defrontar, com a deslocação da Agrária de Coimbra, líder da tabela, a Famalicão.


Ou seja, com a terceira jornada - última da primeira volta - é natural que uma equipa em cada Grupo se comece a destacar, deixando no entanto tudo em aberto para os segundos lugares.

Ainda na Segundona, mas no Grupo dos Não Apurados, o CRAV B foi a Braga vencer a equipa local por 29-0, enquanto na Lousã a equipa B dos serranos recebeu e venceu o Tomar por 44-0, completando também o quadro dos jogos do Grupo Centro/Norte.

Pena é que o Grupo Sul/Lisboa dos Não apurados esteja com uma série de jogos por realizar, ficando a sensação que não vai ser fácil recuperar o atraso, já que dos seis jogos que estavam previstos, apenas temos conhecimento da realização de três...

Quanto aos escalões de Sub-16 e Sub-18, realizaram-se os jogos correspondentes à jornada inaugural da Fase Final, sendo que ficámos positivamente impressionados com a nomeação de equipas de arbitragem completas para os jogos dos grupos de disputa dos primeiros lugares, e do equilíbrio registado na maior parte dos jogos.

Dadas as características destas provas - em que tudo se decide em três jornadas apenas - o próximo fim de semana vai ser quase decisivo para a atribuição do título dos Sub-16, com a realização do Direito-Cascais (vencedores dos jogos do primeiro dia).

Quanto aos Sub-18 ainda será cedo para começar a apontar um vencedor, já que os vencedores da primeira jornada, Direito e Académica, vão defrontar os dois vencidos, Cascais e CDUP, respectivamente, no segundo dia da prova.

De qualquer forma, e numa altura em que, lentamente, o rugby nacional retorna à atividade, são quatro jogos que merecem a sua atenção, e apenas pedimos a quem for aos jogos, que respeite os árbitros e os jogadores das duas equipas, dando aquele exemplo de civismo e fair-play que tanto gostamos de associar ao nosso desporto.

Foto: Miguel Rodrigues

3 comentários:

Anónimo disse...

O Belas deixou de jogar ?

Anónimo disse...

Não...Ainda joga. Este Oeiras...está renovado! Que se passa por lá para uma ascenção tão repentina?

Adepto RCO disse...

No Oeiras a ascensão não foi repentina! O que se está a passar este ano é o resultado de um trabalho que tem vindo a ser desenvolvido por todos os intervenientes nos últimos anos, desde a direção passando pelo treinador e jogadores. Acho que não é uma surpresa assim tão grande!