29 de março de 2012

SETE BOLAS CURTAS

Stuart Lancaster ficou com o lugar de treinador da Inglaterra até Janeiro de 2016, depois de um curto período em que ocupou o cargo provisoriamente, durante o qual o apoio dos jogadores foi determinante para a sua nomeação definitiva, e para afastar grandes nomes do rugby mundial – Nick Mallet, Jake White e John Kirwan.



Warren Gatland é o nome mais falado para ocupar o cargo de treinador dos British and Irish Lions na série de 10 jogos em cinco semanas que a equipa vai fazer em Junho de 2013 ao hemisfério sul, e não será alheio a esta preferência a vitória só com vitórias – Grand Slam - que o País de Gales obteve este ano no Torneio das 6 Nações.

O México e a Jamaica deram o pontapé de saída no Mundial 2015, e os mexicanos obtiveram uma confortável vitória por 68-14, no primeiro dos 184 jogos que vão envolver 80 nações na disputa por um dos oito lugares em aberto na fase final da prova, e que os fez subir um lugar no ranking da IRB, ocupando agora a 70ª posição. 

A etapa escocesa das Séries Mundiais de Sevens realiza-se este ano, pela primeira vez, em Glasgow, deixando Edimburgo para trás, na busca por um sucesso que insiste em não acontecer na pátria dos sevens, sabendo-se já que vão participar no evento, além das doze equipas residentes, o Zimbabwé, a Rússia, a Espanha e Portugal.

Cecil Afrika, atual Jogador de Sevens do Ano escolhido pela IRB, e que é um dos mais influentes jogadores dos Blitzbokke, está fora das Séries Mundiais, não participando do Torneio de Tóquio, devido a lesão contraída em Hong Kong, e foi substituído por Renfred Dazel, que terá a seu cargo a tarefa chave de sweeper da equipa sul africana.

Apesar da vitória em Hong Kong, as Ilhas Fiji não conseguiram ultrapassar o seu adversário da final, no ranking da IRB, mantendo o segundo posto, mas agora apenas a dois pontos do líder (109 para 111), a Nova Zelândia, a África do Sul ocupa o terceiro lugar com 93 pontos, seguida da Inglaterra com 89 e Samoa com 82.

Em Tóquio Portugal não vai ter tarefa fácil, mas agora, com o seu novo estatuto de equipa residente, os Linces vão ter que provar a sua categoria, em cada torneio que passa, e desta vez, vão encontrar na fase de apuramento nada mais nada menos que a África do Sul (15 derrotas sem resposta), Samoa (3 vitórias em 15 jogos) e a Escócia (12 vitórias, 17 derrotas).

Sem comentários: