9 de março de 2012

PRIMEIRONA - TRÊS GALOS PARA DOIS POLEIROS

DUAS JORNADAS APENAS POR DISPUTAR e matematicamente ainda há três equipas a disputar dois lugares na Fase Final.

Claro que tudo pode acontecer, mas muito dificilmente a Lousã vai perder este comboio, pois apenas na circunstância de duas derrotas sem nenhum ponto de bónus por parte dos lousanenses, duas vitórias com ponto de bónus do Évora, e uma vitória com bónus e uma derrota com dois pontos de bónus por parte do Montemor, para impedir os serranos de serem apurados.


Neste caso limite, o Évora faria 10 pontos, ficando com 40, o Montemor faria sete, ficando com 40, e a Lousã ficaria com 39.

Mas basta que qualquer dos seus adversários não consiga obter aqueles pontos - repare que como o último jogo é o Évora-Montemor, não é possível às duas equipas vencer dois jogos... - para que a Lousã se apure, já que no confronto direto com qualquer delas, leva a melhor, e o mesmo sucedendo se todas terminarem empatadas.

Mas vamos por partes, e comecemos pelo Santarém-Setúbal, que não tendo influência no apuramento para a fase final, importa para termos uma melhor noção do estado das equipas que irão disputar a fuga ao rebaixamento para a Segundona, após todo este tempo de paragem. Na primeira volta o Santarém foi vencer a Setúbal por 20-13.

Na Lousã a visita do CRAV é encarada com um certo otimismo, pois mesmo que não consigam a vitória, aos serranos basta um ponto de bónus para acabar com as matemáticas e garantir o apuramento, e o resultado conseguido na primeira volta, em Arcos de Valdevez, estimula aquela confiança - a Lousã perdeu por 20-13, tendo conseguido o bónus defensivo.

Nas Caldas da Rainha o Évora não vai ter a vida facilitada, mas para as suas aspirações, tem que trazer de lá pelo menos os quatro pontos da vitória, pois se perder e o Montemor ganhar, os eborenses ficam desde logo afastados do apuramento. Na primeira volta, em Arraiolos, o Évora venceu por 36-20, com direito a bónus ofensivo.

Finalmente em Montemor os mouflons recebem o Cascais, mas para as suas aspirações este resultado pouco importa, já que o foco dos alentejanos terá de estar a 100% nos outros ...alentejanos e na última jornada.
Na verdade, mesmo perdendo e o Évora ganhando, o apuramento vai depender do resultado entre as duas equipas - e caso o Montemor vença o Cascais, e o Évora seja derrotado nas Caldas, o seu apuramento ficaria logo garantido.

É muita matemática!

Mas no domingo (quase) todos estes problemas se resolverão em 80 minutos!

Sem comentários: