26 de março de 2012

LOULÉ E FAMALICÃO NAS MEIAS FINAIS

AS VITÓRIAS DESTE FIM DE SEMANA frente ao São Miguel por 27-3, e frente à Bairrada por 39-17, puseram Loulé e Famalicão, respetivamente, nas meias finais da Segundona.

Falta agora saber com quem cada uma delas vai jogar, já que FCT e Oeiras, no grupo Sul/Lisboa, e Agrária e Bairrada, no grupo Centro/Norte, ainda estão na corrida pelos dois lugares em aberto.

O Oeiras vai jogar, na última jornada, a Loulé, e, a menos que o apuramento adiantado dos algarvios lhes provoque um relaxamento desmesurado, é mais fácil que sejam os donos da casa a vencer o jogo, impedindo a equipa do estuário do Tejo de conseguir os pontos que poderiam dar-lhe o apuramento.


Mas mesmo com esses pontos, o Oeiras ficaria dependendo de uma inesperada derrota da FCT frente ao São Miguel, pelo que o mais natural é que seja a equipa universitária a ficar com a vaga, classificando-se no segundo lugar do Grupo, já que o primeiro lugar está reservado para o Loulé.

No Grupo Centro/Norte é um pouco mais complicado, e nas contas do apuramento também se tem que considerar o fato inesperado da falta de comparência da UTAD, frente à Agrária, se repetir, agora frente à Bairrada.

Foi com tristeza e desapontamento que soubemos da ausência dos universitários de Vila Real em Coimbra, mas afinal nem sequer podemos ficar surpreendidos - urge moralizar todo o rugby português, e o ponto de partida tem que ser o rigoroso cumprimento de regulamentos e calendários.

Esta treta dos jogos adiados, das trocas de jornada, não se compreende e não acontece em mais nenhuma modalidade com pretensões a estatuto de maioridade.

Vocês já imaginaram se o Nacional de Futebol tivesse tantos buracos no quadro de jogos como tem o quadro dos jogos da Segundona, no grupo dos não apurados do Sul/Lisboa? Não imaginam, pois não? E com razão, porque esta treta só acontece no rugby!

Mas enfim, a verdade é que se o Famalicão está apurado, falta saber quem o acompanha e quais as posições relativas de cada um - se os minhotos ganharem em Coimbra, ficarão com o primeiro lugar, e o segundo lugar fica então ao alcance da Bairrada.

Mas se a Agrária vencer o Famalicão, pula para a cabeça da tabela, deixando os famalicenses na segunda posição, mesmo que a Bairrada faça cinco pontos e os iguale na tabela - o primeiro fator de desempate é o resultado entre as duas equipas, e o Famalicão acabou de derrotar o seu adversário...

Como se vê, é simples...basta aguardar pelo fim de semana para ter todas as respostas!

Entretanto veja os quadro de resultados e as classificações dos diversos grupos - incluindo a miséria do quadro dos não apurados! - na nossa página dedicada à competição.

4 comentários:

Anónimo disse...

Boa tarde, se realmente é como está na notícia parece-me que o resultado está invertido no quadro da classificação, dando como vencedor o São Miguel.

Manuel Cabral disse...

Tanto no quadro dos resultados do fim de semana como no quadro dos resultados da 2ª Divisão se apresenta a vitória do Loulé.

Anónimo disse...

Na rubrica "Jogos e resultados em Portugal", à data de 27 de março, não era isso que estava, o resultado estava invertido.

Mas são pormenores, interessa é que continue a fazer o bom trabalho que tem feito em prol do rugby.

Cumprimentos

Miguel

Manuel Cabral disse...

E se você consultar a caixa de comentários da rubrica respetiva, verá que o mesmo foi alterado no próprio dia 24 de Março...Mais uma razão para que os comentários sejam feitos nas caixas próprias...