11 de março de 2012

LOBOS - FINALMENTE A VITÓRIA!

FINALMENTE UMA VITÓRIA DOS NOSSOS LOBOS! Foi em Coimbra, contra a Espanha, num jogo que, apesar de não ter tido grande qualidade, foi muito emotivo e disputado.

Os pontapés aos postes são uma componente muito importante, tantas vezes decisiva, do jogo e a vitória de Portugal deve-se, em grande parte, ao facto de Pedro Leal, ao contrário do defesa espanhol, ter estado muitíssimo bem nesse aspecto do jogo.


Isto não invalida que Peluchon seja um jogador de nível superior ao do nosso defesa, que César Sempere (um defesa que até se adapta bem ao lugar de abertura) seja muito superior a qualquer abertura que Portugal possa apresentar, que o nº 8 espanhol, chamado em cima da hora para substituir um lesionado, também esteja num nível acima do do lutador Juan Severino.

São apenas exemplos e outros poderiam ser dados. O tempo em que individualmente éramos superiores aos espanhóis em boa parte das posições passou.

Mas isto não seria preocupante se o nosso colectivo funcionasse melhor.

O que aconteceu foi, no entanto, o contrário.

Os espanhóis, mesmo sem jogarem bem, mostraram ter um colectivo mais organizado e que sabe o que quer.
Várias vezes não conseguiram o que queriam, mas percebia-se sempre o objectivo procurado nas jogadas colectivas e as iniciativas individuais eram rapidamente “lidas” pelos companheiros; o estilo de jogo deles está definido.

Os Lobos, apesar de mostrarem algumas melhorias, em parte, resultantes da utilização de um verdadeiro médio de formação (a quem se pede humildade para que um dia possa vir a jogar como José Pinto ou os melhores luso-franceses) continuam a jogar de forma algo desgarrada, com apoio pouco eficaz ao portador da bola e, por isso mesmo, cometendo faltas que outro tipo de organização tornaria evitáveis.

Com uma equipa de arbitragem como a do jogo contra a Geórgia, Juan Murré teria visto pelo menos um amarelo.

A formação ordenada mostra trabalho, sabe rodar, mas continua com problemas em garantir bolas “limpas” após as nossas introduções.
Dizer que esteve melhor do que contra a Geórgia é dizer quase nada porque as formações ordenadas da Geórgia e da Espanha são de campeonatos diferentes.

Nos alinhamentos sob nossa introdução, ainda se notam descoordenações a necessitarem de rápida correcção. Por outro lado, saúda-se a inclusão do maul (essa forma de obstrução legal que quando bem organizada pode ser terrivelmente eficaz) no leque das nossas opções atacantes.
Uma arma que parece que veio para ficar e que nos poderá dar pontos preciosos nos próximos jogos contra a Espanha e, principalmente, nos próximos jogos contra a Rússia (ainda não consegui perceber por que é que em Portugal se escreve tantas vezes que a força da seleção russa assenta num suposto poderio do seu pack avançado).

No cinco da frente, Segurado esteve bem, mas o destaque vai para David dos Reis.
Apesar da idade, se mantiver a forma em que está, merece a titularidade na segunda linha, com David Penalva pronto para o render quando o cansaço se impuser.
David dos Reis é daqueles que sabe transformar a atitude em acção e esses são sempre os mais úteis em campo.

A terceira linha desiludiu (a tarefa não era fácil, os seus opositores diretos traziam a lição muito bem estudada) e a aposta em Rui d’Orey não vingou .

Nas linhas atrasadas, já referimos a importância de jogarmos com um médio de formação, no caso, Francisco P. Magalhães, e o grande acerto de Pedro Leal nos pontapés aos postes, alguns deles de elevado grau de dificuldade.
Falta acrescentar que Appleton fez um grande jogo na sua estreia internacional.
Yannick Ricardo? Sim, é um abertura que a equipa técnica deve continuar a seguir, mas, por enquanto, está longe, muito longe, de ser um valor certo como Cardoso Pinto e Pedro Cabral.

Para muitos adeptos a esperança renasceu e o apoio aos Lobos será certamente reforçado.
O que agora se pede é uma estratégia federativa que, dentro dos condicionalismos financeiros existentes, permita a seleção dos melhores jogadores e a competência necessária para desenvolver essa estratégia.

E, por favor, que não continuem a ser publicados artigos em que se diz que um jogador punido com várias semanas de suspensão (justa ou injustamente) foi ilibado pela IRB (!) e irá reforçar a nossa seleção.
O que se pede é apenas alguma consideração pelos adeptos anónimos, sempre chamados a ir aos estádios, mas considerados pouco merecedores de informação isenta e clara.

O que se pede é, apenas, menos opacidade.

Texto Pedro Lobo
Foto: Da Sport.TV2


Ficha do jogo

26 comentários:

Anónimo disse...

Este Pedro lobo confunde-se e confunde

Anónimo disse...

Boniyo ver as bancadas de Coimbra cheias e com um publico empolgado, a provar que se justificam a organização de mais jogos da selecção fora de Lisboa.

Anónimo disse...

Jogo confrangedor na primeira parte, apenas com alguns laivos de bom rugby. Melhoria curta no final do jogo. Muita garra individual, pouca ou nenhuma dinâmica colectiva. Assim não vamos lá. Nota-se ser uma equipa com demasiados pretendentes a estrelas. Aqui para nós que ninguem nos ouve ou lê, tenho visto melhores jogos na segundona do que este dos Lobos. Está na altura de o seleccionador ou alguem por ele, abrir os olhos aos valores que jogam no campeonato português, nos vários níveis de competição. A maior parte dos jogadores lusos está a precisar de mudar: ou de atitude perante o jogo ou de posição no panorama da selecção. Susbstitua-se quem não anda ali para dar o litro. Falta peso nesta selecção, dinâmica de jogo, velocidade de execução e discernimento. Placar é coisa que parece que queima, agarrar a bola sem medo é coisa que não se vê. Há quem ande demasiado ofuscado pela imprensa cor-de-rosa e pelas notícias de jornal. Já agora, a AAC tinha um convocado. Nem fez parte dos inscritos para o jogo. Foi só para fazer de conta? Para não se poder dizer que não estava nenhum jogador da AAC?

Anónimo disse...

Quanto ao texto esse sr. Pedro Lobo parece estar um bocado confuso.

Pipoca, Ricardo, Pinto Magalhães (salvou um ensaio), Kadosh (criou o último ensaio), Carl e Appleton estiveram muito bem nos três-quartos). Nos avançados Jorge Segurado, Juan Murre, Mike Tadjer, David dos Reis e Vasco Uva (nos últimos 20,30 minutos) foram os melhores.

Gonçalo Uva, Gonçalo Foro, Frederico Oliveira, Juan Severino estiveram muito mal. Todos temos dias maus mas se querem estar na selecção têm que lutar muito mais. Os mais novos precisam de referencias e a verdade é que eles as são... mas não desta maneira.

Quanto ao Rui D'orey, tudo o critica, mas há poucos jogadores com a capacidade de sacrifício dele. Só lhe tenho que dar os parabéns e à equipa técnica pela sua aposta.

Para quem não sabe a selecção espanhola anda há mês e meio a trabalhar com o mesmo grupo, como se de um grupo se tratasse. Assim naturalmente se criam estilos de jogo.

Cá não houve, nem foi uma prioridade (bem estabelecida na minha opinião) de se apostar neste 6 Nações, tal como disse o presidente.

Agora resta a Ucrânia, mas que não se pense que esse jogo vai ser mais fácil... senão a coisa corre mal e vamos do céu ao inferno numa semana.

Para o ano, já com um lista de jogadores disponíveis maior (este ano fizeram-se muitas experiências), com uma maior abertura dos clubes franceses em libertar os nossos jogadores (que este ano não aconteceu) e com um maior planeamento e determinação conseguimos os nossos objectivos.

Anónimo disse...

Este artigo é muito mau, nunca vi tanto disparate, será só vontade de dizer mal ou será apenas uma visão diferente do que é um jogo de rugby? Depois ver comentários tipo " têm que olhar para outros niveis do rugby Português para encontrar outras soluções" Mas quais niveis? O nível do grupo dos não apurados? o nível da 1 ª divisão? Equipas que levam 70 e 80 das principais? e que mesmo quando as principais jogam sem os seus internacionais não lhes conseguem ganhar? Para terem uma noção do nível do nosso rugby eu quase aposto que das 4 equipas de sub 21 que estão na final four desta época qualquer uma delas pode disputar um jogo taco a taco com qualquer uma das equipas da primeira divisão que estão também a disputar a final four e podem ganhar.Rugby Português??? o rugby português não se preocupa em formar jogadores para os seniores mas sim serem campeões dos escalões de formação, veja-se o caso da equipa do Cascais , anda tudo a achar que o futuro é o Cascais, qual futuro????????ontem preferiram dar uma , mais uma , falta de comparência nos sub 21 para poderem disputar os CN de sub 18 e sub 16??é isto que é o futuro? Mais grave são os treinadores das nossas seleções de formação, não interessa se se gosta de jogar, não interessa o talento e a vontade interessa o peso e a altura, a quantidade de jogadores verdadeiramente medíocres que andam pelas nossas selecções apenas pelo peso que têm . Mais exemplos daquilo que está mal? Jogadores que tudo fazem para irem às selecções apenas para ganharem o estatuto de alta competição e assim que o conseguem tratam de abandonar o rugby. Um desafio à FPR, qual vai ser a penalisação para o Cascais pela falta de comparência? e quando é que começam a ser punidos financeiramente os jogadores que abandonam o rugby logo que conseguem o estatuto de alta competição. P.S. Não sei onde arranjam dinheiro , nem me interessa , no CDUL, mas as postas de pescada que arrotam da sua formação, o mal que diziam de agronomia e belém por terem estrangeiros e profissionais e agora pela campionite vão buscar o Devide dos Reis só para a final-four a pagarem-lhe além de casa 1500 € e mais 3 mil em caso de serem campeões, fosse eu jogador do cdul , daqueles que dão tudo pelo clube a troco de nada e na próxima época seguramente não contariam comigo.

Anónimo disse...

os Lobos ganharam gracas a experiencia de alguns jogadores mais velhos como Vasco Uva, Juan Severino e Pedro Leal. Nao se percebe porque nao joga a 9 quando e o unico medio capaz de criar perigo e colocar a equipa a andar para a frente. Na unica vez que fez de 9 deu origem ao primeiro ensaio luso. A equipa continua sem rotinas e com uma defesa mediocre. Fazia pena ver os espanhois jogeram a volta das melees sem que o nosso 6 e 9 conseguissem para-los.
A preciso mudar a equipa tecnica. Errol herdou uma equipa competitiva e bem rotinada e transformou-a numa manta de retalhos onde so vale pelos valores individuais.
Parece o famigerado Professor Queiroz... E tempo de mudar enquanto temos oportunidade de corrigir o tiro e preparar o mundial de 2015.

Anónimo disse...

"fosse eu jogador do CDUL" ... não és! Está mas é caladinho e preoccupa-te contigo e com o teu clube.
Tens alguma coisa com isso???

Anónimo disse...

Grande jogo do Vasco Uva e melhores os nossos avançados, excepção na recepção do pontapé de reposição em jogo do meio campo. NOs 3/4 eles foram claramente melhores.Coitados nos nossos pontas, pareciam andorinhas, menos mal o Gonçalo Foro. Os outros 2 coitadinhos. Esse Aguilar, assim como o médio de abertura são péssimas opções. Há neste momento melhores jogadores do que estes nas equipas de sub 18 e sub 21 que disputam as fases finais das nossas competições. Valeu a vitória para salvar a honra e motivar para o futura mas parece-me que há muito a fazer na escolha e selecção dos jogadores.

Anónimo disse...

Concordo que é preciso mudar mas não será só o treinador estrangeiro. Esse Tomáz já láestá há demasiado tempo, ele que vá para o futebol que, pelos comentários, deve ter valor para isso. O outro treinador dos séniores também não me parece que esteja à altura e então nos escalões mais baixos nem se fala na miséria que por aí vai. querem um conselho? E que tal se formos buscar um Chinês...

Anónimo disse...

Anónimo das 9:33,

1- O que tens a haver com isso?
2- Já ouviste o CDUL alguma vez a meter-se na gestão da Agronomia ou Belenenses?
3- Não inventes números sem saberes.
4- Se o CDUL não ganha nada ... porque estás com medo?

E agora, uma opinião pessoal (e não do CDUL, claro) devias-te preocupar era com as dívidas da Agronomia e Belenenses, e de mais alguns clubes. Olha, o CDUL não tem dívidas ...

Manuel Cabral disse...

AVISO
Agradeço que não continuem a enviar textos que nada tem a ver com o assunto que aqui se trata - o jogo Portugal-Espanha - e que, sobretudo, não tentem utilizar esta via para provocações ou acusações que não podem provar.
Aproveitem o espaço para discutir os assuntos do dia com respeito e consideração pela opinião dos outros.
Obrigado

Anónimo disse...

O melhor abertura a actuar em Portugal joga no CDUL mas não é o Pedro Cabral. Se percebem alguma coisa de rugby puxem pela cabeça. Se não descobrirem verão na final 4.

Anónimo disse...

Agradeço a sua crítica. Quais são as partes do texto que acha mais confusas?
PL

Anónimo disse...

Como acha que o texto está cheio de disparates, não lhe vou pedir para referir todos eles (mas se o quiser fazer, melhor ainda!)
Peço-lhe apenas que me indique dois ou três que considere especialmente significativos.
Se achar que tem razão, não terei problemas nenhuns em rectificar o que escrevi. Se achar que não tem, tentarei explicar porque irei manter o que escrevi. Obrigado.
P.L.

Anónimo disse...

Se me disser por que é que acha isso, mesmo que eu não concorde, a sua crítica irá certamente ajudar-me a melhorar os meus textos. Eu defendo que as críticas (e as correcções, claro) são importantíssimas porque elas obrigam-nos a pensar nos pontos de vista dos outros e é isso o que nos permite evoluir.

Anónimo disse...

Penha e costa não? Ahahahahahahahah

Anónimo disse...

Peço desculpa pela intromissão, mas dizer que Portugal não priorizou o 6 Nações é ridiculo, uma vez que o Campeonato nacional está parado a mais de 1 mês, que todos os jogadores convocados para os treinos tem estado quase que em exclusivo ao serviço da selecção desde o fim de Janeiro, motivo pelo qual não se compreende como a equipe parece não ter colectivo.

Anónimo disse...

Ganhámos que era o objectivo. Jogámos mal, sem duvida, mas com estes 3/4 (Yanick e Cdul), é evidente que não vamos a lado nenhum.

Anónimo disse...

Concordo com o post do Manuel Cabral.
Vamos falar dos assuntos relacionados com cada artigo e deixarmos as pequenas provocações e "boatos".
Temos uma oportunidade de ouro para nos manifestarmos. Não a percamos. Sem fazer censura o Manuel Cabral não deve publicar os artigos que não digam respeito ao tema. Se calhar a começar por este....

Anónimo disse...

Só há uma coisa que eu continuo sem perceber. Este yanick ricardo tem sido titular em todos os jogos da selecçao, mas a verdade é que não é melhor, nem de longe de muitos aberturas senio e sub 21 do rugby portugues. é um jogador que muitas vezes nem sabe o que é que ha de fazer a bola. Se querem investir em aberturas jovens, entao ha o manuel costa, tomas rosado, luis salema... mas continuo sem perceber e porque e que o cardoso pinto que e claramente o melhor abertura seleccionavel deixou de ser convocado ja ha muito tempo

Anónimo disse...

Concordo com a opinião generalizada que este Yanic Ricardo é de facto muito fraco e que existe em Portugal vários jogadores que podem fazer francamente mehor essa posição. É que esse rapaz nem no jogo ao pé as coisas lhe saiem bem. relativamente ao Cardoso Pinto, que na minha opinião é de facto o melhor medio de abertura Português (não confundir com actuar em Portugal) não joga na selecção porque ao que sei foi escandalosamente informado que o treinador não contava com ele. Se nem me recordo, soube disso por um erro de um envio de um mail que lhe foi parar à cx de correio por engano, onde estava escarrapachado que o Seleccionador não contava com ele, mas que pedia para ninguém o informar porque precisava dele para os treinos. Isto revela um enorme falat de respeito e desconhecimento do Cardoso Pinto, que muito deu à Selecção Nacional. A partir desse extravio de mail, foi ele que se excluiu da selecção.

Anónimo disse...

História muito esquisita essa do mail . A ser verdade isto ainda esta pior que aparenta.. Vergonha

Anónimo disse...

Depois dessa, vou deixar de ver o Rosa Fogo e não perco nem mais capitulo do " tiro no pé com email enganado !"
Nem a SIC tem uma história desse calibre !!

Penha e Costa, onde andas ?

Anónimo disse...

Artigo mau , mas como de resto o que este blog recria , sem qualquer tipo de conhecimento da matéria e o apelo do dizer mal por dizer , o comum do país e ainda mais nesta fase . Os comentários em geral estão na mediocridade , não conhecem a realidade nacional , a qualidade dos jogadores nacionais e nem a história . Fica o registo de que a derrota para a maioria seria o resultado desejado , mas para os que apoiam como eu incondicionalmente a seleção nacional a vitória foi uma grande alegria .

Anónimo disse...

incondicionalmente quer dizer para lá de má gestão, falta de transparência e desrespeito pelos valores do rugby enquanto modalidade e desrespeito pelos atletas português que não integram as selecções DESDE que haja vitórias ?

Essa realidade quem está envolvido no Rugby acaba por perceber e desculpe se nem todos temos interesses para compactuar com ela.

E eu só não assino isto porque como todos os outros o Senhor seja lá quem for foi Medíocre para não assinar o seu nome.

Anónimo disse...

Outro... O artigo será meu, péssimo, talvez. Falta um pequeno pormenor: dizer porquê.
PL