7 de fevereiro de 2012

MENINAS GANHAM ESPAÇO NO MÃO DE MESTRE

PROCURANDO CADA VEZ MAIS levar informação a quantos nos visitam diariamente, o Mão de Mestre abre hoje uma nova coluna, com a colaboração de mais um - no caso uma - amante do rugby.

Um espaço dedicado inteiramente ao rugby feminino, que se inicia hoje com um artigo sobre o Portugal "XV Elite"-Galiza, do passado fim de semana.

Fique com a nossa Flor da Rosa!


REVITALIZAÇÃO DO RUGBY FEMININO DE XV
Os meus parabéns á FPR pela iniciativa de revitalização do Rugby feminino de XV… Temos aqui uma demonstração de valentia e coragem que há muito se esperava mas que tardava em chegar.

Chegou!...o tão esperado e ansiado “Dom Sebastião” e espero sinceramente que perdure.

Vejo com bons olhos todas as iniciativas de promoção, divulgação e visibilidade do Rugby Feminino, exemplos que só servem para dinamizar o Rugby feminino e catapultar o mesmo para a cena internacional.

O jogo de dia 5 de Fevereiro PORTUGAL”XV ELITE” vs selecção da GALIZA foi um marco importante e que dificilmente será esquecido no meio, especialmente no meio feminino.
Foi um jogo emocionante que fez vibrar todos aqueles que estavam na bancada bem como a Direcção, jogadoras e equipa técnica.

A Galiza apresentou uma equipa com excelentes jogadoras sendo que muitas delas defendem as cores de Espanha facto que veio elevar o nível do jogo.
Entraram muito bem no jogo e foram excelentes adversárias , mais organizadas e agressivas no ataque e combativas até ao apito final.

Quanto ás nossas meninas…QUE ORGULHO…verdadeiras guerreiras dentro e fora de campo.
Não posso deixar de referir o facto de sentir a ausência de alguns nomes tão conhecidos e badalados no campeonato nacional, verdadeiras “pérolas” do rugby feminino que por razões que a razão desconhece não faziam parte da equipa e que com a sua presença teriam sem sombra de dúvida dilatado ainda mais o resultado.
Isto sem tirar valor ou mérito a todas as jogadoras que integraram o PORTUGAL “XV ELITE”. 

Portugal acordou a meio da primeira parte!
Muita pressão…modelo de defesa mais eficiente…mais agressivas e combativas…mais organizadas e focadas no ensaio.
Qualquer intenção de abertura por parte das Galegas, quer no jogo ao pé como no jogo à mão era imediatamente travado pelo “XV ELITE”.

A pressão aumentava e com ela os erros das Galegas eram sistemáticos. O “XV ELITE” foi inteligente e tirou partido destes erros…e como não podia deixar de ser chegámos ao primeiro ensaio corrido até à ponta.
O publico vibrou, aplaudiu e rasgou elogios!

A segunda parte mostrou um “XV ELITE” ainda mais determinado, ainda mais agressivo e combativo, mais defensivo e com mais visão de jogo.
E sem sombra de dúvida muita mais atacante, atitude que proporcionou dois pontapés de penalidade eficazmente convertidos.
Segue-se uma jogada de três quartos que acaba em ensaio.
O público nas bancadas levanta-se em êxtase e grita o nome de Portugal, seguido de aplausos que tardam em acabar!
É a emoção “adormecida” ao rubro, após tantos anos de espera por um jogo de rugby de XV feminino…

O fair-play demonstrado foi exemplar. O trio de arbitragem esteve muito bem representado e não cometeu erros. O resultado não deixou dúvidas, 16-7 …vitória merecida!

Parabéns às jogadoras, equipas técnicas aos adeptos, dirigentes e árbitros…foi no mínimo emocionante. PARABÉNS PORTUGAL!

Texto: Flor da Rosa
Foto: António Simões dos Santos

48 comentários:

Sara disse...

Parabéns à Flor da Rosa uma mulher com M grande!

Tiago Ferreira disse...

Finalmente alguém a apoiar o rugby feminino. Quem é a ilustre que tão bem escreve àcerca desta modalidade ?

Carlota disse...

Fantástico! Parabéns Mão de mestre pela escolha de tão fantástica colaboradora. Parabéns Flôr de rosa pelas suas sábias palavras!

Henrique Agostinho disse...

Parabéns a quem escreveu o artigo! Gostei muito de o ler.

Ana Vilela disse...

Os meus sinceros parabéns não só na divulgação do Rugby feminino como na vitória destas jogadoras. Com força e determinação tudo se consegue, e todas elas são um bom exemplo disso.
Continuem mostrando o que valem, e continuem nesse bom caminho, Força Portugal!
Sem esquecer os parabéns à escritora, Flor de Rosa!

Anónimo disse...

Excelente artigo! parabéns

Anónimo disse...

Parabéns pelo artigo!! Muito agradável de se ler! continuem :)

Andre Marques disse...

muitos parabéns pelo artigo! Consegue passar para o leitor toda a emoção! Queremos mais! Beijinhos, André Marques

Anónimo disse...

Muito bem. Se juntarmos a Flor da Rosa á Vice Presidente Alexandra Maló, que veio sem dúvida alguma dar esperança a quem gosta de rugby feminino, ficávamos com uma dupla imparável!

Anónimo disse...

Tirando os erros ortográficos e o facto de se venerarem as jogadoras da agrária (sem se perceber porquê) está bem escrito! Sim, porque agora sempre que se fala em rugby feminino há o escândalo agrária que "sem se saber porquê" vem sempre à baila. Devem ser muito especiais e merecem estar todas na selecção, não estão porque é uma injustiça. Ridículo! Quem não está sabe porque não está e quem está sabe que merece estar. Acabem com a merda das mesquinhices porque é por isso que o rugby feminino não evolui!

Cumprimentos.

Ana Rafaela disse...

Eu fui ver o jogo, vibrei e emocionei-me. Descobri o rugby há pouco tempo, cerca de 2 meses, num panfleto da minha escola a dizer que o rugby tambem se jogava no feminino. Sendo eu um futura enfermeira muito desportista quis experimentar e, posso dizer que ja experimentei muitos desportos, mas é o rugby que me faz sentir bem, que me faz feliz! E acreditem depois de ver a garra daquelas jogadoras portuguesas, algumas das quais eu ja defrontei, so me deu vontade de lutar, desenvolver-me tecnicamente e sonhar um dia com um lugar na selecção =) A todas as jogadoras os meus parabens estiveram MUITO BEM!

MSF disse...

Bom artigo e excelente ideia de abrir um espaço para o rugby feminino! Continuem!

Anónimo disse...

não concordo. Se não estão houve uma razão para não estarem.Gostaria que se soubesse a verdadeira razão pois já ouvi várias versões.

Anónimo disse...

Mas quem é que falou na Agrária? Essa palavra nem sequer existe no artigo que acabei de ler. A dor de cotovelo, a inveja e a má língua é lixada! Deixem-se de merdas, e aprendam de uma vez por todas a calar a boca ou a lavar a boca com sabão azul e branco ou mesmo lexivia antes de criticarem quem quer trabalhar e quem está a fazer um bom trabalho! São atitudes dessas que prejudicam o rugby feminino!

Anónimo disse...

Força alexandra...és a maior!

Anónimo disse...

Há boas jogadoras na Agrária, no Técnico, no Benfica e em muito mais equipas! Esta foi uma excelente selecção de míudas muito empenhadas, cheias de garra e com um unico treino como selecção de 15.
Pelo que parece, era um jogo amigável , que não obrigava a presença de todas as atletas convocadas, daí a não comparencia das atletas da Agrária.
Parabéns a todas as que estiveram em campo e nos proporcionaram momentos tão emocionantes e esta merecida vitória!!! Parabéns também aos treinadores e a quem está a dar visibilidade ao Rugby feminino!

Carlos disse...

Nunca se falou tanto de rugby feminino. Fico intrigado e curioso.
Deve andar aí um virus qualquer no ar que deu á costa em 2012.
Estou ligado ao rugby á mais de 40 anos, e nunca vi tal coisa.
A semana passada tive oportunidade de verificar que quem quer que seja que esteja a movimentar esta onda que já se estende de norte a sul de Portugal, também já marcou ensaios "fora de Portugal". Ora aqui está algo bem organizado e a dar frutos, pensei eu...só tenho pena que não esteja a ser feito o mesmo com a mesma intensidade no rugby masculino!

Anónimo disse...

Meu caro amigo de longa data Manuel Cabral, estas mulheres são a nossa perdição...então quando são competentes, mais combativas e inteligentes que muitos homens, tiram-me do sério. No bom sentido, claro!
Não posso deixar de dar os meus sinceros parabéns a quem está a dinamizar o rugby feminino em Portugal, ouvi dizer que era uma mulher?!

Boa iniciativa esta de criar um espaço dedicado ao rugby feminino , veio dar mais cor ao blog. Sempre disse rugby e saltos altos eram uma mistura interessante, quase tão interessante como chocolate e pimenta!

Anónimo disse...

parabens a quem esta a trabalhar para o rugby feminino. até na minha escola nao se fala noutra coisa antes era só sobre os lobos agora é so sobre as gajas e o fb que elas tem. bue da fixe!e as fotos estao muita bacanas!

Anónimo disse...

Quais erros ortográficos?... Tirando dois acentos, não vejo nenhum...

Anónimo disse...

Não conheço a Flor da Rosa, mas confesso que tenho curiosidade em conhecer...mas conheço e bem a Alexandra Maló. Força Xaninha, grande jogadora de rugby da AAC nos anos 80, grande mulher, grande amiga, grande profissional...a "velha guarda" está contigo!

Anónimo disse...

A Alexandra Maló era conhecida como a "Pacaçinha" irmã do "Pacaça" (Paulo Maló o famoso médico dono das Clinicas Maló) jogador da AAC e internacional de rugby. Jogavam os dois a "ponta" e corriam que se fartavam...

Fiquei a saber que a nossa pacaçinha continua ligada ao rugby após tantos anos e que continua a correr que se farta. Força pacaçinha, a malta está contigo! És grandiosa, como dizia o Toninho...

Anónimo disse...

Foi mesmo muito bom, estão todas e todos de:
PARABÉNS
beijos e uma grande placagem
Sofia Nobre

Anónimo disse...

Parabéns às nossas jogadoras e equipe técnica!Só faz falta quem está presente.
Não comparência por futilidades, pelo facto do jogo ser amigável (???), ou o não vou por "a" e "b" serem convocadas e "c" e "d" não terem sido convocadas devem pura e simplesmente ser dispensadas de futuras convocatórias!

Não temos dimensão para vedetismos, solidariedades desenquadradas, e o rugby não é um desporto que cultive determinadas atitudes.Tem que ser muito mais que isto, e a «futebolização rugbística» não deve ser alimentada.

Uma chamada à Selecção Nacional não é o preenchimento duma quota clubística!Seja o jogo particular ou não!Representar Portugal não pode ser resumido a isso!

E transformar um punhado de jogadoras de diferentes proveniências, em meia duzia de treinos(?) conjuntos numa EQUIPA é difícil e precisa de outra abertura de espírito logo à partida.

Termino com comecei:
PARABÉNS a todos os que contribuíram para esta saborosa vitória.
PARABÉNS a quem, em boa hora resolveu dinamizar o Rugby de XV feminino.
E «last but not the least»,PARABENS a todos os que resolveram dinamizar a divulgação do Rugby Feminino !

J.P.P.

Anónimo disse...

Muitos parabéns por este jogo e pela dinâmica que tem vindo a ser criada em torno do rugby feminino. Nunca houve tanta notícia e informação a respeito e acredito que a curto prazo toda esta promoção vos traga frutos. Mas para além do trabalho de divulgação quero congratular as jogadoras que tive oportunidade de ver jogar no Domingo. Muita vontade e alegria de jogar. Os meus sinceros parabéns.
Quanto a esta conversa sobre as jogadoras da Agrária, realmente o nome deste clube não aparece em lado nenhum no texto. Acaba por ser curioso que a pessoa que escreveu o comentário menos simpático tenha pensado imediatamente delas.
"Devem ser muito especiais e merecem estar todas na selecção, não estão porque é uma injustiça. Ridículo! Quem não está sabe porque não está e quem está sabe que merece estar. " Pelos vistos quem escreveu estas palavras sabe mais do que toda a gente e, assim sendo, é curioso que tenha sentido a necessidade fazer este comentário. Pode ter sido um acto impulsivo, mas por esta altura já devia ter aprendido que isso não leva a lado nenhum. As jogadoras da Agrária não são especiais. São campeãs. Depois de um campeonato muito bem disputado, onde o Benfica quase estragou a festa às meninas de Coimbra, o título foi mesmo para o norte. Mereciam estar melhor representadas na convocatória, não tenho dúvidas. Tal não aconteceu, mas o que não deve mesmo acontecer é que se escrevam comentários desta génese, onde se tente desvalorizar as campeãs nacionais.
Ficarei atento a mais iniciativas e tentarei marcar sempre presença.
Mais uma vez muitos parabéns pelo jogo de Domingo. Foi um orgulho ver as nossa Lobas em campo.

Cumprimentos

Anónimo disse...

Não duvido do trabalho feito desde 1970 até aos dias de hoje no râguebi feminino e nem sequer ponho em causa ou pretendo desvalorizar todos os treinadores, jogadores, dirigentes etc. que muito contribuíram para a evolução do râguebi feminino em Portugal, pois entre eles tenho grandes amigos, como por exemplo o Henrique Rocha, o Alberty, o Nobre...etc. Mas uma coisa eu tenho a certeza, nunca o râguebi feminino foi tão "falado" e teve tanta exposição como agora e isso tem de ser reconhecido quer se queira quer não, quer se goste ou não da pessoa que veio "movimentar as águas". É de valor!
Desde 2003 que não se jogava râguebi de XV em Portugal, que enorme alegria ver 15 atletas em campo. Parabéns a quem teve a coragem e a ousadia de realizar este jogo, nunca pensei que fosse possível.
Há que colocar de lado os egos e saber aplaudir quem acabou de entrar, e ter sempre um "par de mãos" para a ajudar, porque no râguebi somos uma família!

Atento disse...

Daqui a bocado, a página do Portugal Rugby feminino e a sua autora são mais importantes que todo o trabalho dos treinadores e jogadoras.

É preciso dar mérito à iniciativa sim senhor. Até acredito que mais pessoas conhecam o rugby feminino. Mas meus caros (as), o rugby feminino precisa de nºs.

Toda a gente agradece o trabalho de divulgação da Sra. Malo e da página, etc. Mas por agora, parece-me evidente que já chega de agradecimentos e é preciso pôr mãos ao trabalho.

Os nºs que falei em cima referem-se rapidamente a : aumentar rapidamente o nº de praticantes, ter uma boa classificação no europeu e ser apurada para o mundial.

Estes 3 aspectos são fundamentais para que o rugby feminino português eleve o seu nível.

1º- os clubes: precisam de mais pessoas nas equipas, mais competitividade dentro da equipa; mais clubes a surgir. Para que o nível individual mas acima de tudo colectivo suba. Para que talvez daqui a 2 anos, haja condições básicas para se implementar o rugby de 15. Este ano e o próximo não se pode sequer pensar nessa realidade. Para bem de todos, principalmente das jogadoras.

2º- Uma boa classificação no Europeu pode significar a presença da nossa selecção em torneios do circuito mundial. Com os Jogos Olímpicos à porta, a IRB está a criar torneios paralelos como forma de experimentação, mas na próxima época, deve ser provavél que exista um circuito. Logo, a classificação do Europeu determinará quem pode estar lá.

E o apuramento para o Mundial é tudo aquilo que as raparigas precisam. Elas estão muito perto de estarem lá. E o rugby nacional, que também não se encontra nos melhores dias, iria lucrar com esta presença na prova. Já para não falar que o rugby feminino, com a devida boa divulgação, iria ter um boom.

Boom esse que com certeza iria ter continuidade, uma vez as jogadoras que estão nos trbalhaos da selecção devem ter uma média de idades de 22 anos. Logo em 2016 terão 25 e 26 anos...
Para além disto, estão a ser lançadas jovens na selecção. Uma das grandes novidades da dupla de treinadores de 7s foi criar no ano passado, uma selecção de esperanças. Esta acção não pode ser posta de lado nesta altura do "campeonato".

Daí (apuramento para o mundial) viriam todos os apoios, patrocinadores etc etc etc.

Por isso meus amigos, não nos esquecamos do feito dos Lobos, e do impacto que teve no rugby português.

Temos que apoiar a selecção. Já agora, podem-me explicar o que é que a selecção feminina de 7s de Espanha ( vice campeã europeia, campeã em 2010, e presença habitual em torneios da IRB) vem fazer a Lisboa?

É que descobri estas palavras no site da FER : "... La selección femenina, por su parte, tras completar una semana de concentración junto a la selección holandesa el pasado mes de enero, realizará un segundo stage de preparación en Madrid y Lisboa a partir del 27 de febrero. "

Será que existe um torneio em Lisboa e ninguém sabe? Mas do lado de lá ja sabem...?

Cumprimentos

Anónimo disse...

Para quem mostra estar "tão por dentro da realidade" do rugby feminino é no mínimo estranha a pergunta, não?
Deixem-se de cinismos e de se esconderem na sombra ou atrás de terceiros, de deitar abaixo quem está a fazer um excelente trabalho e de querer "cortar as pernas" a quem quer correr...
O rugby é para pessoas determinadas com coragem e fair-play!

Anónimo disse...

Meus senhores, vamos lá a moderar esses egos!
A Alexandra Maló está a fazer um excelente trabalho e não vejo problema nenhum em se comentar isso, acho até normal. Aproveitem o "estado de graça" e sejam inteligentes ao tirar partido disso em vez de criticar ou querer menorizar o trabalho da senhora.
São estas atitudes que sempre prejudicaram o Rugby Português.
Até agora raramente se ouvia falar do rugby feminino, mas pelos vistos as coisas mudaram.
Parabéns Alexandra Malo, com tanto galo a cacarejar e a espernear estou a ver que o seu trabalho é maior do que eu imaginava!

Anónimo disse...

É irrelevante as jogadoras da agrária estarem ou não. Não jogaram porque o Presidente da Agrária não viu interesse no jogo e não achou que fosse relevante e por isso não autorizou as jogadoras a irem a Lisboa. Não foram e o XV Elite ganhou! Só prova que quando se juntam forças e se quer muito uma coisa, a falta de algumas jogadoras consegue passar despercebida! Quem jogou deu o que tinha e o XV elite provou que tem muito para dar. Venham mais jogos porque as moças (que já merecem ser tratadas como atletas) não nos vão deixar ficar mal. Quem tem alma de português consegue tudo! Quanto à Sra Malo é tudo muito bonito, mas penso que há que assentar os pés no chão, a divulgação é importante, mas é preciso ter cuidado porque ainda não se atingiu nada e é preciso em primeiro lugar haver condições para as miudas treinarem muito e depois então pode pensar-se mais à frente. Cumprimentos Susana Santos (Évora)

Anónimo disse...

Acho muito bem dar-se valor aos números, mas de que valem os números se ficam "na gaveta"?
A selecção feminina ficou em 6º lugar no Campeonato da Europa em 2011, em 7º lugar no Campeonato Europeu em 2010, em 3º lugar no Mundial Universitário também em 2010...números importantes sem duvida...MAS NINGUEM SOUBE DE NADA! NINGUÉM COMENTOU ISTO!
Esse é o problema e sempre foi…outro exemplo desta vez no escalão masculino:
Os sub 18 masculinos foram apurados para o Campeonato da Europa este ano, bons números, mas mais uma vez, ZERO...nem uma noticiazinha no jornal mais reles! E já agora quantas notícias saem nos jornais e revistas sobre os lobos?
Aparece agora uma pessoa que informa as pessoas e coloca toda a gente a falar de rugby feminino e este blogue é a prova disso mesmo, e querem logo deitar a pobre senhora para a fogueira! Típico, Triste, mas não Surpreendente, porque sempre foi assim….E depois ainda perguntam porquê que estamos no cu da Europa?
Aquilo de que menos precisamos é de malta rancorosa e egoísta e com egos insuportáveis de aturar!! Ainda não perceberam que precisamos de todos?!

Anónimo disse...

Agora fiquei baralhado!?

Escreveu-se: " Quanto à Sra Malo é tudo muito bonito, mas penso que há que assentar os pés no chão, a divulgação é importante, mas é preciso ter cuidado porque ainda não se atingiu nada e é preciso em primeiro lugar haver condições para as miudas treinarem muito e depois então pode pensar-se mais à frente."

...isto quer dizer o quê concretamente?

Que não devemos divulgar o rugby feminino?

Que não devemos divulgar o rugby feminino antes de todas as equipas terem campo próprio?

Que temos que ser mais realistas (assentar os pés no chão) e apesar da divulgação ser importante temos que ser cautelosos e não dar visibilidade ao rugby feminino porque ainda nada foi conquistado e devemos antes arranjar campos de treino e só depois então pensar-se em dar visibilidade?! UFFF!

Que não deveria existir uma selecção feminina e muito menos jogos internacionais?

Minha senhora, ainda não percebeu que é necessário dinheirito para que seja possível o rugby português evoluir e que esse carcanhol só chega se houver Patrocinadores e que esses patrocinadores só se chegam á frente se houver retorno para as suas empresas e que para haver retorno tem de haver VISIBILIDADE!
A Alexandra Malo está a fazer um excelente trabalho como já foi dito… deixem-na trabalhar em sossego.
Com tantas críticas, não se admirem que um dia destes volte tudo a ser como dantes! Ainda se lembram como era? É simples, eu vou recordar: NINGUÉM FALAVA DO RUGBY FEMININO!

Anónimo disse...

podes crer meu puto o que esta a dar agora e mesmo o fb das gajas do rugby! esquece la os lobos a malta quer e ver as lobas!quando e o procimo jogo vou levar a turma toda!!

Anónimo disse...

Este blogue já era muito bom, e agora está ainda melhor.
Estou a ver que o raguebi no feminino está a crescer, a dar que falar e a fazer derramar muita tinta. Parabéns!

Anónimo disse...

FALEM BEM OU MAL...MAS FALEM!!
Parabéns a quem está a dar visibilidade ao Rugby Feminino.
Muito bom trabalho!!

Anónimo disse...

Depois de ler todos os comentários com muita atenção não posso deixar de soltar uma grande gargalhada!
AH MULHERES DANADAS!
Não há nada mais interessante que uma mulher inteligente que os tem no sitio!!
Parabéns Alexandra, Parabéns Mão de Mestre e Parabéns Flor da Rosa! Um trio que desconfio ainda vai dar muito que falar...

Anónimo disse...

                          
Flor da Rosa é uma aldeia Alentejana que se desenvolveu em volta de um importante Mosteiro, bem próxima da vila do Crato.
Segundo a tradição, o topónimo “Flor da Rosa” virá de um cavaleiro doente cuja noiva, de nome Rosa, terá ofertado exactamente uma frondosa rosa. Contudo, ao contrário do que se previa, foi Rosa quem primeiro faleceu, trazendo o maior dos desgostos ao cavaleiro. Encontrado muitas vezes a chorar desgostoso na campa da sua amada, o cavaleiro, no seu leito de morte, pede para que a flor que Rosa lhe oferecera o acompanhasse à sepultura e que fosse dado àquele lugar o nome de FLOR DA ROSA em homenagem à sua amada.

Anónimo disse...

Não sei porquê mas esta história leva-me a desconfiar que a Flor da Rosa, que supostamente escreveu o artigo e está a colaborar com o MdM, pode na realidade ser um cavaleiro apaixonado e desgostoso com a morte da sua amada!

Anónimo disse...

Mão de Mestre, satisfaça-nos a curiosidade...Quem é a Flor da Rosa, ou deverei dizer o Flor da Rosa?

Anónimo disse...

(cantar ao som do: "Mas quem será o pai da criança")

Mas quem será? (tum, tum)
Mas quem será? (tum, tum)
Mas quem será a Flor da Rosa?
Eu sei lá, sei lá...Eu sei lá sei lá!

Anónimo disse...

eheheheheh

Muito bom!
Quase tão bom quanto as cantigas que cantávamos nas viagens quando iamos jogar fora...
Tinhamos várias mas uma das mais hilariantes era o "sobe sobe meu pau sobe". (peço desde já as minhas desculpas ás senhoras visitantes desta página pelo uso da palavra "pau")

Anónimo disse...

A experiência da nossa fraqueza e o reconhecimento de que agimos mal, é algo que humilha. Quando à fraqueza se une o orgulho, o engano pode chegar a extremos patológicos: não se conforma com uma modesta justificação, mas incomoda-se com a verdade, com os que lhe dizem a verdade, ou com os que a vivem.

Os meus parabéns á mais recente e única mulher Vice Presidente da FPR - Alexandra Maló

Anónimo disse...

O que é dotado de verdadeira virtude tem os seus males por fora, os seus bens por dentro. Pelo contrário, o amigo de glória vã, o hipócrita, o mundano, os seus males estão por dentro, porque são verdadeiros; e os seus bens por fora, porque são imaginados, e aparentes.
Entre todas as virtudes somente a humildade se ignora a si mesma: como traz os olhos baixos, e fitos no abismo do seu nada, não reflecte sobre o seu conhecimento, porque o verdadeiro humilde não presume que o seja.

Manifesto o meu apoio á Vice Presidente da FPR - Alexandra Malo

Anónimo disse...

Tenho acompanhado, principalmente atrvés do facebook, o excelente trabalho de divulgação do rugby feminino. Muito bom.Mesmo sem que existam resultados, como alguém disse aí atrás, a "agressividade" promocional parece dar os seus frutos. Até quem não era adepto do rugby no feminino começa a falar e a acompanhar. Quanto à constituição da selecção nacional é mais que obvio que a base de qualquer selecção é constituida pelas melhores equipas do país. É assim em qualquer parte do mundo e quando assim não é será bom que haja justificação credível que justifique o injustificável...Parabéns pela crónica do jogo com as galegas.

Anónimo disse...

Tem toda a razão!
No entanto, alguém fez merda e aquilo que supostamente deveria ser deixou de o ser.
Confusos?
Pois também eu fiquei.
Mas é assim que se justifica o injustificável.

O XV Elite brilhou, e a malta até gostou!

Parabéns às Atletas, ao Polainas e ao Mourão e a quem teve a ideia da realização deste jogo - a nossa vice Presidente Alexandra Malo!

Venham mais jogos e desta vez evitem fazer uma equipa por "convites" e criem uma “selecção”!

Não há que ter medo de falhar, não temos nada a perder antes pelo contrário!

Eduardo disse...

Num dos comentários acima, de um tal "Sr. Atento", li:

"Daqui a bocado, a página do Portugal Rugby feminino e a sua autora são mais importantes que todo o trabalho dos treinadores e jogadoras."

Gostaria de dizer a este Sr. que pelos vistos se deveria chamar "muito pouco atento" o seguinte:
1. O seu depoimento é revelador de alguém que tem algum problema “mal resolvido” pois não só ataca a Vice Presidente Alexandra Malo nas entrelinhas, o que revela covardia e pouca inteligência visto a mesma estar a fazer um excelente trabalho como já foi dito vezes sem conta, como também faz uma referência negativa á página que a VP criou no facebook com a designação “PortugalRugbyFeminino” com o objectivo de dar visibilidade ao rugby no feminino.(como a VP afirma no perfil do FB)

2. Confesso que desconhecia esta página antes de ler o seu depoimento mas a curiosidade que me suscitou levou-me até ela.
Que MARAVILHA! Muito bem organizada e actualizada…com vídeos das equipas contra quem Portugal vai jogar o que vai proporcionar às atletas um conhecimento do jogo alheio; campanhas de solidariedade social; noticias actualizadas; tabelas de classificações actualizadas; informação muito útil aos Clubes; eventos interactivos; excelentes álbuns de fotografias das jogadoras; cartazes de todos os jogos; campanhas de publicidade…entre inúmeras coisas que poderia estar a referir pois tenho a página aberta á minha frente neste preciso momento.

3. O facto de dizer que “parece” que a VP e a página do FB são mais importantes que os treinadores e jogadoras, fale por si…na minha opinião são TODOS importantes pois todos têm o seu papel. Quando claramente dá relevo a esse facto e mais tarde refere os números e dá informação que só alguém da FPR poderia ter…oh meu amigo…quem lê o que escreveu não é parvo! É mais do que claro que você encaixa na perfeição no perfil do “treinador” ou “jogadora informada” (qualquer psicólogo lhe diria isto, a não ser que fosse seu amigo)

4. Ingenuamente acha que o facto de serem apuradas para o mundial vos vai trazer patrocinadores. Meu caro, você vive longe da realidade. As empresas (patrocinadores) querem “retorno” e não “números”!, como aliás já foi dito num dos comentários neste blogue(quem gosta e tem o vício de falar de números são os técnicos da FPR) O retorno é dado com “visibilidade”. A VP Alexandra Malo como mulher inteligente que já tive a percepção que é, já percebeu isto e aquilo que está a fazer pelo que pude apurar na própria página do FB é isto mesmo, dar visibilidade. Aliás, basta ler o perfil da página que diz:
“ESTA PÁGINA TEM COMO OBJECTIVO A PROMOÇÃO, DIVULGAÇÃO E VISIBILIDADE DO RUGBY FEMININO A NÍVEL NACIONAL E INTERNACIONAL. “


Está a fazer aquilo que nunca se fez e já deveria ter sido feito há muito tempo e não me refiro só ao rugby no feminino. Aliás, neste momento ouço falar mais em rugby feminino do que nos lobos! Só para você ver e perceber a dimensão do trabalho que pelos vistos está a ser desenvolvido pela VP. E digo-lhe mais, dou não só os meus parabéns á VP Alexandra Maló como a toda a equipa que deve ter a trabalhar com ela desde jornalistas, fotógrafos, designers etc. para conseguir esta proeza em tão pouco tempo! (segundo pude apurar no site da FPR, a VP Alexandra Malo só recentemente entrou em funções) Resta saber com que dinheiro o tem feito?!
Assim sendo meu caro, sugiro que coloque de lado o seu ego e aproveite o bom que a vida lhe dá e apoie quem está a fazer um excelente trabalho pois só assim estará também você a ser profissional, competente e a zelar pelos interesses do Rugby Feminino!

Como nota final, um abraço ao Manuel Cabral grande dinamizador deste blogue e um grande senhor do rugby que não pára de me surpreender pela positiva!

Saudações rugbistas para todos.
EM

Anónimo disse...

Quem escreveu este comentário dos números está tão cego consigo próprio que nem percebeu que se tornou completamente desnecessário assinar...Até quando este tipo de egos mesquinhos vão ter o direito de se passear pela federação??Para Tom Cruise das Beiras já está a encher o saco a muita gente...

Manuel Cabral disse...

Caros amigos
Apesar de ser um adepto do diálogo, acho que existem lugares próprios para cada coisa.
O Mão de Mestre não pretende manter uma caixa de comentários que seja fonte de ataques pessoais, embora feitos de forma educada.
O assunto deste post está mais do que esgotado e não existe qualquer justificação para manter a caixa de comentários aberta como modo de permitir a critica a quem nada tem a ver nem com o editor, nem com o autor do texto, nem com o próprio blog.
Nestes termos informo duas coisas:
1. Não vale a pena continuarem a perguntar-me quem é Flor da Rosa, seja nas caixas de comentário, seja no meu e-mail privado - basta que saibam que é alguém com quem partilho o entusiasmo e interesse pelo rugby, e que tem uma coluna de sua exclusiva responsabilidade em termos de opinião, que eu respeito e estimulo.
2. A caixa de comentários deste post fica encerrada a partir de agora, e não vale a pena tentarem transferir a discussão para outros posts, pois eu não o permitirei. Quando haja outros posts, haverá caixa de comentários de novo para que o assunto em questão seja comentado.
Obrigado pela colaboração de todos.