24 de fevereiro de 2012

LOBOS NA GEÓRGIA

PROSSEGUE ESTE FIM DE SEMANA O EUROPEU DE NAÇÕES e Portugal vai tentar na Geórgia aquilo que ainda não conseguiu este ano: vencer!

O Mão de Mestre continua na sua busca por novas vozes que contribuam com o seu conhecimento, para o esclarecimento dos seus leitores, e, desta vez - depois de já vos ter apresentado nesta época o Repórter XXI (Sub-21), Zé Campese (Sub-16), Flor da Rosa (Rugby Feminino), a par do já conhecido Eládio Ribeiro (Segundona) - temos todo o prazer em vos apresentar o nosso especialista na nossa seleção principal, os Lobos.


E, como não podia deixar de ser, também aqui a colaboração está nas mãos de quem sabe da matéria, como o próprio nome indica - PEDRO LOBO! 

Hoje, pese embora a sistemática falta de informação a que a FPR condena os que se interessam por rugby em Portugal - Pedro Lobo analisa o jogo de amanhã de manhã.

Quanto à equipa portuguesa, adiámos o mais que foi possível a divulgação de uma listagem que foi feita em Tbilissi, mas como não conseguimos nenhuma confirmação, apesar das tentativas que fizemos, decidimos avançar com ela.

Lamentamos se se vier a verificar alguma incorreção, mas isso ficará na conta das (ir)responsabilidades da FPR que, às 16,15 h da véspera de um jogo que terá o seu pontapé de saída às 10 h, não teve tempo nem vontade para divulgar quem nos vai representar.

Fiquem agora com o Pedro Lobo.

Infelizmente, terão sido poucos os portugueses que tiveram oportunidade de assistir ao último jogo dos Lobos na Geórgia.
Estávamos em 2009 e os Lelos apresentaram-se na sua máxima força, utilizando os seus melhores pilares e colocando Mamuka Gorgodze a n. 8.
Portugal passou a maior parte do jogo a defender, mas fê-lo de forma extraordinária e soube aproveitar a maioria das poucas oportunidades que teve para pontuar.
O resultado foi um empate a 20 pontos, com os georgianos a conseguirem um ensaio convertido na última jogada do encontro.
E, desde então, a Geórgia venceu todos os seus jogos para o Europeu das Nações.

Um jogo épico (disponível no YouTube), disputado na única época em que, na Europa, as leis do jogo permitiam o derrube do maul.

Os Lelos eram então treinados pelo australiano Tim Lane e não sei durante quanto tempo os seus jogadores estiveram acampados na nossa área de 22.
Sei que pareceu uma eternidade, mas que os nossos placavam imenso e muito baixo, que os mauls adversários eram derrubados e que, às tantas, os georgianos, perante mais de 12.000 apoiantes, pareciam já não saber o que fazer com tanto domínio teritorial e com tanta posse de bola.

Todos os nossos avançado e três quartos fizeram um jogo de alto nível, a dupla de médios José Pinto / Pedro Cabral funcionou muitíssimo bem e Pedro Leal, a defesa, mostrou o valor que já lhe conhecíamos quando joga na posição para que está vocacionado.

Este Sábado muitas coisas serão diferentes.
Em vez do gigantesco Estádio Boris Paichadze, agora ao serviço exclusivo do futebol, será utilizado o Estádio Avchala, com capacidade para apenas 2.000 espectadores.

Tomaz Morais e Tim Lane cederam os seus lugares aos neozelandeses Errol Brain e Milton Haig .

Por outro lado, se é verdade que desta vez os georgianos não vão estar na sua máxima força (Khinchagishili, Natriashvili e Zibsibadze não estão nos 22), pouco faltará.

Gorgodze regressa aos convocados e em vez dos pilares quarta escolha que jogaram contra a Espanha, a nossa primeira linha terá pela frente Kakovin e Kubriashvili que são “apenas” dois dos melhores pilares do Top14 francês.

E os nossos Lobos?
Dos que iniciaram o jogo em 2009, provavelmente, apenas Jorge Segurado, Gonçalo Uva, David Penalva, Vasco Uva e Pedro Leal estarão este ano no nosso nosso XV inicial.

Podem estes Lobos, entretanto reforçados com jogadores como Julien Bardy, vencer a forte equipa que a Geórgia vai apresentar?

Podem e é isso o que eles querem!

Mas não nos iludamos, será muito difícil, e não se lhes pode exigir mais do que um resultado relativamente equilibrado.

As formações ordenadas e os mauls da Geórgia seriam sempre o nosso principal problema.

Com as ausências dos pilares Cristhian Spachuck (não libertado pelo seu clube francês), Francisco Fernandes e Antonhy Alves (lesionado), do talonador Lionel Campergue e do flanqueador Aurélien Béco (que este fim de semana estarão parados em França, uma vez que o campeonato da Fédérale 1 sofre uma interrupção), de Tiago Girão (a trabalhar no Brasil), de Laurent Balangué (lesionado) e de Juan Severino (aparentemente, não libertado pelo seu clube… espanhol) as dificuldades aumentarão.

Mas acredito que, na primeira linha, a atitude de Jorge Segurado e de Tadjer Barbosa, associada à experiência de Juan Murré consiga minorar os estragos.

Por outro lado, espera-se que nos alinhamentos continuemos a mostrar os progressos registados nos últimos jogos, com Tadjer e os saltadores geralmente em bom nível, e deseja-se que no apoio ao portador da bola consigamos ser um pouco mais rápidos do que nos últimos embates.

Nas linhas atrasadas, as lesões de Frederico Oliveira e de Pedro Silva limitam as opções a nível dos centros, mas não nos faltarão bons jogadores, alguns deles muito eficazes no ataque como é o caso de António Aguilar e de Joe Gardener.

O que não pode acontecer é continuarmos a falhar numa coisa tão básica como o 2 para 1.
E o que não se aceitaria, a única coisa que não se aceitaria, seria que alguém se esquecesse que o minímo exigível a qualquer jogador é que plaque ou que, pelo menos, dê tudo o que tem para tentar placar.

O resultado de 2009 só foi possível porque tivémos sempre em campo 15 placadores (durante 20 minutos foram só 14, mas isso ficou a dever-se à amostragem de cartões amarelos).

Se não entrarmos adormecidos e se Pedro Leal conseguir distribuir jogo de forma rápida e com discernimento (por razões que não conheço, continuarão a não ser utilizados os formações luso-franceses) e Yannick Ricardo estiver em dia inspirado, acredito que teremos uma palavra a dizer até mesmo na discussão da vitória.

Início do jogo às 10 horas de Lisboa. O jogo será transmitido em directo pela canal georgiano 1TV e é muito provável que se possa aceder a um streaming legal em http://1tv.ge/Default.aspx?LangID=2

(A FPR anunciou, entretanto, que o jogo será transmitido diretamente pela SportTv 1)

Com uma temperatura que deverá rondar os 2º C positivos e com céu alternando entre limpo e nublado, mas sem chuva, esta deverá ser a composição das equipas:


Texto: Pedro Lobo
Foto: António Simões dos Santos

41 comentários:

Anónimo disse...

Atenção que o jogo será transmitido pela Sporttv 1 às 10h.

Anónimo disse...

raq , way to go!!!!! planet rugby wolves!

Anónimo disse...

Eu acho que a questão dos luso-franceses é discutivel... so por jogarem em frança, nao quer dizer que sao bons. infelizmente, jogadores como o julien bardy, nao ha. nao percebo a insistencia em yannic ricardo, que claramente nao tem qualidade para ser jogador de seleccção. nao e por jogar em frança que vai ser bom, temos aberturas ca, que sao melhores do que ele. que eu me lembre, da selecçao que foi ao mundial, so andre silva e david penalva e que nao jogavam em portugal! porque nao apostar na "prata da casa"? temos jogadores muito talentosos a jogar ca, que depois veem o seu esforço a nao ser reconhecido pela ideia de que o porque joga em frança e bom!

Anónimo disse...

Estes comentadores nem chegaram a perceber que Portugal esteve 40 mins a jogar a favor de um vento brutal!!!
Muito fraquinha a exibição de Portugal na 1a parte, quase tão má como a exibição destes 2 senhores que nada percebem de Rugby.
Agora na 2a parte vai ser bonito vai!

Manuel Cabral disse...

Era interessante sabermos quem escreveu comentário tão inteligente e cheio de sabedoria...Quando se esconde a cara atrás do anonimato é fácil fazer comentários descabidos e idiotas - este aqui é um belo exemplo disso.

Anónimo disse...

Quanto esta o jogo ? Luis S.

Anónimo disse...

Afinal aquele comentário não era assim tão descabido ... e a verdade é que os georgianos tiraram o pé do acelerador.

Manuel Cabral disse...

O comentário continua a ser inteligente e cheio de sabedoria, na apreciação do valor dos comentadores, que, esses sim, dão a cara e assinam por baixo.
E já agora, o resultado pouco foi influenciado pelo "vento brutal", já que não foi com certeza ele que permitiu o domínio dos georgianos com a bola nas mãos, ou que fez a nossa equipa jogar sem qualquer discernimento tático na segunda metade do jogo.

Anónimo disse...

Desculpem... tenham paciência para quem não percebe muito de rugby... a diferença entre Georgia e Portugal foi sempre assim tão marcada? Já khes ganhámos algumas vezes, certo? Abraços, C

Anónimo disse...

Quanto ficou o jogo por favor ?

Manuel Cabral disse...

RESULTADOS DO DIA:
GEORGIA 32 - 7 PORTUGAL
RÚSSIA 0 - 25 ROMÉNIA
UCRÂNIA 6 - 41 ESPANHA

Anónimo disse...

O Leste continua a crescer a olhos vistos no rugby. Portugal que se cuide para o ano.

José Sequeira disse...

Bom dia,

Quem marcou o ensaio de Portugal e quem o converteu?

Obrigado

Anónimo disse...

Já a União Soviética era excelente equipa...

Manuel Cabral disse...

Julien Bardy (5) e Yannick Ricardo (2)

Anónimo disse...

A Russia jogou com a mesma equipa que contra Portugal? Se assim foi é mau sinal...

Anónimo disse...

Afinal parece que a quebra no ranking não resulta apenas de experiências... Faz pena ver os Lobos jogarem. A equipa perdeu as rotinas e processos que tão bem sabia fazer, inclusive os "set pieces", perdendo alinhamentos e formações de sua introdução. A defesa está pobre e qualquer equipa agora consegue ganhar a linha da vantagem na 1ª fase.
Não gosto de falar mal do treinador mas a verdade é que Errol Brain herdou uma equipa estruturada e agora apenas tem bons jogadores mas destruiu a equipa. Time for Errol to go?

Anónimo disse...

"Time to Errol to go?" ... LOL ... esta malta ainda acha que aldraba as pessoas!
Time to Cabé to go! Isso sim!
Porque?

1- porque ele é que contratou o Errol e por isso o primeiro responsável.
2- porque aquilo é tudo menos uma estrutura organizada, é um ninho de ratos.
3- porque ele continua dizer que vao ao Mundial e ainda não percebeu que estamos cada vez mais a 30/40 pts destas equipas. É um lunático.
4- porque continua sem fazer nada em relação às fraquíssimas competições internas.
5- porque continua a pensar que quantos mais jogadores (muitosdeles fracos) vierem de fora melhor.
6- porque já vai na sua 5- derrota consecutiva nos XV
7- porque os jogadores de xv acabam sempre por ser os mesmos dos VII's e quando lá chegam estão estoirados.
8- porque os resultados de VII's têm sido péssimos também.
9- porque não faz ideia o que é ter uma estratégia de xv e VII's, já se viu que não consegue nem nunca ele vai conseguir conciliar as duas porque é demasiado megalomono e ambicioso.
10- porque além da porcaria que faz como se vê nos 9 pontos anteriores ... recebe dinheiro para isso.

Não venham cá inventar que a culpa é do Errol! Isso é o mesmo que dizer que a culpa não era do Sócrates mas sim de alguém que trabalhava para ele.

Anónimo disse...

Ora aqui estão belas e certinhas palavras... há que chamar os bois pelo nome e dar a césar o que é de césar.

Anónimo disse...

Os primos da desgraça...

Anónimo disse...

e com 3 derrotas no bucho, para a semana lá vamos para mais uma semana de paragem: na selecção, nos clubes, nas selecções regionais (parece que não houve dinheiro para tal), etc ... o rugby em Fev. em Portugal está parado.

Anónimo disse...

Concordo inteiramente com as palavras do Anónimo das 9:03. Quem tem a máxima culpa é o máximo responsável. É assim nas empresas e em todos locais de trabalho sérios (não confundir com clubes de futebol).

Anónimo disse...

Quem é o DTN? Qual o seu papel? Quanto custa ao erário público? Quais são as suas competências? Julgo que estou a falar do Tomaz Morais, o treinador que impulsionou o rugby portugês de XV e VII. Pois se os que lá estão não mostram serviço que volte o Tomás Morais ou que encontrem outra solução. Não me parece no entanto que a questão de base seja esta. Há poucos jogadores de qualidade em portugal neste momento, as escolhas que vêm de fora são por vezes ridículas e há claramente a nível interno jogadores que deveriam ser chamados à selecção de xv. Não vou nomear nomes mas julgo que sabem de quem falo. Pelo menos aqueles que acompanham com regularidade as nossas competições. Hoje tivemos capacidade para 38 minutos e nesse período poderiamos mesmo ter marcado, infelizmente para nós o jogo tem 80 minutos.

Anónimo disse...

Selecções regionais era um pilar no programa eleitoral, assim como outras coisas ... enfim vamos ver agora que é o inimigo externo....

Anónimo disse...

A roménia jogou com a mesma equipa que alinhou contra Portugal.

Na Rússia faltava o Gresev que é muito bom jogador, mas não esteve por aí além contra Portugal.

Anónimo disse...

A equipa não tem condição física nenhuma, os jogadores não agüentam o ritmo imposto e são lentos nas suas ações, que trabalho estarão a fazer? Metade da equipa vem de França com jogadores com outro ritmo, supostamente...parece-me que a responsabilidade esta no selecionador que é incapaz de montar uma equipa consistente. O

Anónimo disse...

o facto de virem muitos jogadores de fora não é em si um problema; basta ver o que se passa com a nossa seleção de futebol onde os melhores jogadores estão todos no estrangeiro. Porque haveria de ser diferente no rugby?
A qualidade dos jogadores atuais também não está em questão; se foram bons no passado recente - quase ganharam ao Canadá e EUA - não ficaram certamente maus de repente... Então, qual o problema? Na minha opinião, o "coach" não só não tem sabido implementar um trabalho eficaz, que permitisse melhorar os procedimentos e rotinas de jogo que haviam sido adquiridos, como tem agravado a queda através de uma política errónea de escolhas em que faz "experiências" em jogos teste (Uruguai?) em vez de usar jogos do XV do Presidente para tal, resultando em quedas no ranking IRB (importante para garantir fundos e acesso a mais competição internacional), como usa alguns atletas de qualidade questionável (Yannick faz sono só de o ver jogar...).
Time for Errol to go?

Anónimo disse...

E o profeta da desgraça sou eu?

Quem semeia ventos colhe tempestades...

Ficamos à espera do cantinho da FPR.

Anónimo disse...

Este rugby português esta mesmo em queda livre, nao so ja nao tem uma equipa competitiva em relaçao a georgia e romenia que para mim sao as equipas em que se nota mais superioridade ao nivel de qualidade como com a russia e outras equipas esta a ser passada. Nos VII's vangloriam-se de serem campeoes da europa, mas fazem jogos com seleçoes que andam a aprender a jogar rugby e isso para mim nao tem valor nenhum! Nao sou espiao nem nada que se pareça para andar a julgar culpas de quem quer que seja, mas isto tem de acabar! Se o rugby portugues continua assim neste jogo de interesses nao vai a lado nenhum.

Fernando Martins

Anónimo disse...

Ai rugby português, que andas tão longe dos valores do RUGBY!
mais uma, segundo o jornal A BOLA o jogador João Correia(PIPAS) foi com a seleção pra Georgia e ao mesmo tempo confirma o castigo ao jogador. No boletim oficial da FPR continua a não vir nada!
SIM "VALORES" da viagem ( quem custeou ?)
falaram da seleçao sub18 mas agora fazem parecido.
Onde estam os valores do RUGBY ? que tanto apregoam .
"SRs" sejam sérios que o RUGBY nacional bem precisa e não brinquem com dinheiros publicos, que são tão necessarios hoje em dia .

Anónimo disse...

Apresenta-te a votos a vai para lá.
Esquecem-se que um jogo é um jogo e como tal aleatório.
Se,se,se,se, sabes tão bem como eu que não teríamos ido a França. Dizer que não temos equipa é o mesmo que dizer que tínhamos equipa quando o 2ª linha do Uruguai foi expulso. Bastava não ter sido expulso e a melhor equipa que tivemos até hoje teria ficado pelo caminho.Era uma injustiça, como foi uma tremenda injustiça não vencermos a Russia. Mas o aliciante do desporto é isso mesmo e estou convencido que temos bases para ir ao próximo mundial.

Anónimo disse...

Base para ir ao próximo mundial só quando a selecção portuguesa voltar a ser a selecção portuguesa, com a estrutura base formada por jogadores que marram uns com os outros ao longo da época, não é com gajos que lá por estarem na França e sitios do género são rotulados de super jogadores. Depois vê-se o bom que são. Com tanto jogador nos clubes nacionais, para onde viram os olhos os gajos da equipa técnica? Para onde lhes dá oportunidade de ir passear com as despesas pagas e altas alcavalas. haja moralidade quer o pagode anda a ficar farto deste regabofe.

Anónimo disse...

Mão de Mestre: Como é forte em estatística pode-nos informar quantos luso-franceses/argentinos, etc. levámos ao Uruguai ?
Obrigado.

Anónimo disse...

Portugal-Russia
"Portugal Claudicou num jogo que poderia ter vencido.

Poderia e devia ter vencido, pois a garra de muitos dos jogadores que defenderam as cores nacionais assim o merecia!

Provavelmente com o Pack de Avançados de melhor qualidade nos últimos tempos, Portugal teve tudo para dar uma enorme alegria aos Portugueses que compareceram em peso (uma das maiores enchentes de sempre num jogo da Selecção) para apoiar o XV Nacional.

A esse pack juntou-se um Joe de altíssimo nível, registando uma das melhores (senão a melhor) exibições de sempre em solo Português.

O que faltou? Pormenores… detalhes!"
Comentário insuspeito do Portela. Eu acrescento que os pormenores/detalhes mais não foram que o factor sorte/azar de qualquer jogo equilibrado.

Anónimo disse...

Gostaria de fazer duas considerações:
Em primeiro lugar, considero que os jogadores luso descendentes têm todo o direito de representar a selecção nacional. Contudo apenas devem vir aqueles que têm inegável qualidade porque estes vão ter muito menor tempo de treino com a equipa que os restantes e portanto só aqueles que são realmente de qualidade superior devem vir. exemplos óbvios são o Julien e o Penalva. O mesmo não se aplica aos naturalizados, esses por muito que possam contribuir para elevar a qualidade da nossa equipa eu entendo que não devem fazer parte da selecção porque essa deve ser composta apenas por Português.
Em segundo lugar, não nos podemos esquecer que os jogadores de Rússia, Georgia e Roménia são todos ou quase todos profissionais. E jogam em campeonatos muito mais competitivos que o nosso. E se virmos os nossos atletas que jogam fora de portas, o único que joga numa equipa de 1 divisão de um grande campeonato é o Julien. Os restantes jogam todos em 2º ou 3º divisão.
Finalmente, os nossos jogadores estudam ou trabalham e so no final do dia é que vão treinar quando já estão cansados de um dia de trabalho. Os nossos adversários passam os dias a fazer treinos de recuperação.
Portanto temos de saber as nossas limitações e continuar a lutar para daqui a um ano conseguir um dos 3 lugares que da o apuramento para o mundial . Mas não será certamente a disparar em todas as direcções que lá chegaremos.
Francisco C.

Anónimo disse...

Se calhar se tivesse havido um esforço e apoios para melhorar a competição interna desde a segundona a divisão de honra (muitos clubes da segundona tem escolas , academias e de lá já saíram alguns jogadores internacionais) poderíamos nos últimos anos ter criado alicerces mais forte para um Portugal internacional.

J Silva

Anónimo disse...

Concordo plenamente com o comentário do Francisco C. Querer fazer uma selecção com jogadores que jogariam num 2º ou 3º nível de França e desejar que essa selecção vença as suas competidoras directas que têm inúmeros jogadores que jogam ao melhor nível em França é tão somente esperar por milagres. Como alguém disse atrás esse milagre deu-se no Uruguai e é muito difícil de repetir. Aumentar a competitividade, fazendo um campeonato com 6 equipas de Lisboa e dar um apoio económico para que os seleccionados desses 6 clubes treinem todos os dias será uma formula com possibilidade de êxito. Não duvidamos. Mas isso será o melhor para o rugby português ? Certamente que não.

Anónimo disse...

e se em vez de nos concentrarmos so em lisboa poruqe nao nos concentrarmos no resto do pais? porque nao procurar aumentar a competitividade do resto do pais, investir mais fora da regiao de lisboa? que eu saiba, não é só em lisboa que existem bons jogadores

Anónimo disse...

Do XV que a Georgia apresentou em campo apenas 3 jogadores jogam no top14. os 2 pilares e o gorgodze. o talonador joga na federale 1 onde tambem joga o nosso talonador, por exemplo.

1-Kakovin -TOP14
2-Belkania -Federale1
3-Kubriashvili -TOP14
4-chkaidze - Federale1
5-Datunashvili -PROD2
6-sutiashvili -Federale1
7-Kolelishvili -Espoirs do Clermont
8-Gorgodze -TOP14
9-begadze - Georgia
10-Kvirikasvili -Federale1
11-Todua - Georgia
12-Sharikdaze -2ª equipa do Gloucester
13-Kacharava - Federale1
14-Machkaneli -Federale1
15-Shkinin -Georgia

E falam dos Romenos que jogam ao mais alto nivel em França vejam o que jogaram contra nós:

1-mihai lazar PROD2
2-Tincu TOP14
3-Badalicescu romenia
4-Ursache PROD2
5-Cristian Petre Federale1
6-Macovei Romenia
7-Lucaci Romenia
8-Carpo Romenia
9-Calafetanu Romenia
10-Dumbrava Romenia
11-Catuna Romenia
12-dinis romenia
13-mynia gal Romenia
14-lemnaru Romenia
15-Dumitras Federale 1


Quanto aos portugueses que temos a jogar lá fora temos neste momento:

1 na primeira divisao espanhola (Severino)
1 primeira divisão japonesa (Gardener)
1 no TOP14 (bardy)
1 na segunda divisão inglesa (Godfrey)
4 na PRO D2 francesa (dois pilares e dois formações)
22 jogadores na Federale 1 francesa (3ª divisão)


Essa historia que os outros têm muitos jogadores a jogar ao mais ao nivel em França e nós não não é bem assim. A georgia por exemplo tem uns 10 so no TOP14 mas tirando o gorgodze e um jovem 2ª linha (mikautadze) que ainda so fez uns minutos esta epoca pelo toulon o resto sao so primeiras linhas.

Quanto a Romenia cada vez tem menos no TOP14 e cada vez mais velhos. o tincu vai-se retirar este ano por exemplo.

Anónimo disse...

Anónimo das 8.49 tens toda a razão. O problema é que por um lado queremos resultados imediatos e por outro queremos desenvolver o rugby por todo o país. Esse desenvolvimento é um circulo vicioso. É preciso dinheiro para o fazer. E para ter dinheiro são precisos resultados. Para ter resultados, só pela formula que indico, pois doutra forma não há federação "tesa como a nossa" que aguente. DEviam_se ter feito regiões de rugby por todo o país com alguma competitividade. Faziam-se campeonatos muito mais baratos e depois fases finais. Todos concordam que isso devia ter sido feito, mas tal como em Lisboa ninguém tem interesse nisso, também na província, aqueles que deviam lutar por isso julgaram que eles próprios seriam em exclusivo os polos dinamizadores do rugby, concentrando nos seus clubes os melhores atletas das regiões. Isso não resultou e agora nem uma coisa nem outra. Se querem competição a sério vai tudo para Lisboa e os mais prejudicados são os atletas da província que ficam de fora de qualquer projecto de selecção. Se querem ser internacionais têm de ir jogar para Lisboa.

Anónimo disse...

E quando o mar bate na rocha quem se f... lixa é o mexilhão.Disse alguem entendido não tem muito tempo que o rugby podia ser, para lá do milionário futebol, o desporto da nossa felicidade... palavras sábias mas que cairam em saco roto. Enquanto andar por aí em redor do melão gente que coça pra dentro nada feito. Digo eu com os nervos... veja-se na minha Coimbra como as hostes não se entendem... veja-se em Lisboa onde só não se comem uns aos outros potrque anda tudo a mamar da mesma vaca... é por essas e outras que o rugby não passa, ainda, na boca de alguns, de um desporto de elite, de ricos e filhos de ricos. Uma pena.