25 de janeiro de 2010

TAÇAS EUROPEIAS – JOGOS DOS QUARTOS DE FINAL

COM O FIM DA FASE DE GRUPOS, procedeu-se ao apuramento das 16 equipas para os quartos de final, e à marcação dos jogos dos quartos de final, a realizar nos dias próximos dias 8, 9, 10 e 11 de Abril.

Da fase de grupos apuram-se 11 equipas da Heineken, das quais três irão disputar, com os vencedores dos cinco grupos da Amlin, as eliminatórias desta última taça.


As oito equipas apuradas na Heineken, para disputar as eliminatórias da Heineken Cup,  são as seis vencedoras dos grupos, e as três melhores segundas classificadas naqueles grupos.

As oito equipas que vão disputar as eliminatórias da Amlin Challenge Cup, são as três restantes apuradas nos grupos da Heineken, mais as cinco vencedoras dos grupos da Amlin.

Para efeito de desempate, quer no apuramento, quer no subsequente estabelecimento dos rankings de cada competição eliminatória – que determina o acasalamento das equipas nos quartos de final – contam primeiro o número de ensaios marcados, e depois a diferença entre o total de pontos marcados e sofridos.

Assim, a equipa que fica na posição 1, enfrenta a equipa na posição 8, a equipa na posição 2 defronta a equipa na posição 7, a equipa na posição 3 joga com a equipa na posição 6 e, finalmente, a equipa na posição 4 disputa a eliminatória com a equipa na posição 5.

Apenas mais um pormenor,na Amlin, a pior das equipas vencedoras dos cinco grupos, ocupa automaticamente a posição 8, enfrentado a equipa mais forte entre as vencedoras dos grupos.

Das equipas apuradas o maior destaque vai para os franceses, com seis apuradas, quatro na Heineken e duas na Amlin.

Menos mal para os irlandeses com dois apurados na Heineken e um na Amlin, e para os galeses com um na Heineken e dois na Heineken.

Os ingleses desiludiram, apenas com uma equipa na Heineken e três na Amlin.

Os escoceses tiveram um péssimo percurso, e as suas duas equipas não conseguiram nenhum dos apuramentos, assim como italianos, romenos e espanhóis.

Resumindo, no total temos nos quartos de final seis equipas francesas (4 Heineken, 2 Amlin), quatro equipas inglesas (1 + 3), três equipas irlandesas (2 + 1) e três equipas galesas (1 + 2).

Não foi aqui considerado o protesto do Leicester Tigers do jogo com o Ospreys, que pode provocar alguma alteração nos quadros.

Confira os quadros de apuramento, e os quadros dos rankings e jogos dos quartos de final.

Sem comentários: