19 de janeiro de 2010

COMPETIÇÕES PELA EUROPA FORA - INGLATERRA

A POUCOS DIAS DO PRIMEIRO JOGO TESTE DE PORTUGAL antes dos jogos a contar para o Campeonato da Europa e apuramento para o Campeonato do Mundo, vamo hoje dar uma vista de olhos sobre o Rugby de competição em Inglaterra.

Assim, quando os Lobos jogarem com Oxford e os England Students, haverá uma melhor idéia do que os adversários representam.

Basicamente pode-se dizer que as competições no Reino de Sua Majestade se dividem em Regionais e Nacionais, com cinco níveis nacionais e sete níveis regionais, 12 níveis no total.


Todos os níveis estão ligados entre si, com sistemas de acesso anual, que fazem os melhores subir na escala, e os piores descer.

O Rugby Regional é todo amador, e no Rugby Nacional existem níveis totalmente profissionais (1-2), semi profissionais (3-4) e um nível já amador, o nível 5.

Este nível 5 fez, até ao ano passado, parte do Rugby Regional, e apenas este ano passou a integrar a estrutura nacional, pelo que a tendência é que, rapidamente, passe para a classe dos semi profissionais.

No total, as competições em Inglaterra envolvem cerca de 1.800 clubes, e a participação de cerca de dois milhões de jogadores e quase 40 mil árbitros.

Esta estrutura e estes numeros dizem apenas respeito ao escalão sênior masculino.

Veja os quadros

Vamos agora dar uma vista de olhos nas competições de nível 1 e 2.

No topo do Rugby Inglês, disputa-se a Guiness Premiership, entre 12 equipas, a quem não bastam as habilidades competitivas, mas que tem que cumprir determinadas exigências em termos de organização e estruturas desportivas – campo, bancadas,etc.

A Premiership joga-se primeiro no sistema de todos contra todos, e depois, no sistema de play-off entre as quatro primeiras classificadas.

Na primeira fase além dos pontos por vitória ou empate, também são atribuídos pontos de bônus pela marcação de quatro ou mais ensaios, ou pela derrota por sete ou menos pontos de diferença.

Nas meias finais, a primeira classificada joga em casa com a quarta, e a segunda, também em casa com a terceira, e os vencedores destas meias finais, jogam a final em Twickenham.

Quanto ao nível 2, o Championship é disputado igualmente por 12 equipas no sistema de todas contra todas, e depois, também, com um play-off, mas desta vez disputado pelas oito melhores equipas.

A primeira, a quarta, a quinta e a oitava classificadas jogam uma série de todas contra todas a duas mãos, o mesmo acontecendo numa segunda série, entre a segunda, a terceira, a sexta e a sétima classificadas.

As duas primeiras equipas de cada uma desta séries jogam uma meia final, e as duas vencedoras jogam, finalmente, a final, a duas mãos.

Fica assim encontrada a equipa vencedora, que, caso preencha os restantes requisitos de instalações e estruturas para poder jogar na Premiership, será promovida à divisão principal.

Mas atenção, caso essa equipa não preencha aquelas condições, o direito de acesso não passa para outra equipa.

Nesse ano, não haverá permuta entre a primeira equipa da Championship e a ultima da Premiership.

Para terminar falta apenas referir que todas as equipas da Premiership se qualificam para as Competições Européias de Clube, divididas entre a Heineken Cup e a Amlin Challenge Cup, e também para a Anglo-Welsh Cup, conhecida como a LV= Cup, conjuntamente com as quatro equipas regionais galesas (Cardiff Blues, Ospreys, Scarlets e Newport Gwent Dragons).

Nesta competição as equipas são divididas em quatro séries de quatro equipas, três inglesas e uma galesa, e depois as vencedoras de cada série jogam meias finais e final.

Sem comentários: