23 de janeiro de 2010

OBRIGAÇÕES PRIMEIRO - DIREITOS DEPOIS

PARA COMPETIR AO MAIS ALTO NÍVEL, não basta ser uma das melhores equipas, já que a tendência é para constituir “pacotes” de exigências suplementares, que os clubes são obrigados a cumprir.

Quando falei das competições em Inglaterra já mencionei esse facto, mas apenas fiz referência a exigências de organização e de instalações.


Hoje, vamos falar de França, e já que atravessamos um período crucial do nosso Rugby, em que se vai discutir como se devem disputar as competições, chamo a atenção para o facto de, por lá, não bastar vencer as provas para poder subir de divisão, ou sequer continuar a jogar.

Existe um conjunto de exigências desportivas, ligadas ao desenvolvimento da modalidadse, que as equipas são obrigadas a cumprir, e que variam de acordo com a Divisão em que a equipa joga.

Assim, por exemplo, os clubes do Top 14 e da ProD2, são obrigados a apresentar equipas nas competições de Sub-17, Sub-19, Sub-21 e Sub-23, além de manterem escolas para Sub-15, e cada uma destas equipas e as escolas, devem ter um mínimo de 50 praticantes.

A FFR fiscaliza anualmente estas situações, e o seu não cumprimento pode levar até à suspensão da actividade.

Sem comentários: