23 de fevereiro de 2017

TROPHY E CHAMPIONSHIP - COMO ESTÃO OS CAMPEONATOS DA EUROPA

Com duas jornadas completas e mais um jogo, a Holanda comanda a tabela classificativa do Rugby Europe Trophy, graças aos dois ponto de bónus acumulados, mais um que Portugal, que segue na segunda posição.

Considerando os jogos realizados pelos Lobos e os resultados registados nas outras partidas, torna-se claro que a luta pela vitória na prova e pelo acesso ao play off de acesso ao Championship, será resolvido no dia 4 de Março quando a Holanda recebe Portugal.


O play off referido deve ocorrer no final de Maio, princípio de Junho, e será disputado no terreno do último classificado do Championship 2017.
Curiosamente Portugal não teve oportunidade de defender a sua posição na Divisão 1A (atual Championship) no ano passado, já que este play off foi apenas introduzido este ano na competição.

Também em termos de possibilidade de acesso ao Mundial de 2019, a vitória no Trophy é indispensável, pois apenas o vencedor poderá chegar à repescagem que se disputa em Novembro de 2018, tendo para isso que vencer outro play-off em Novembro deste ano, com o vencedor do play off entre os vencedores das Conferências 1 Norte e 1 Sul.

Ou seja sem vencer o Trophy este ano, estamos ferrados! Sem Championship e sem acesso possível ao Mundial 2019 o futuro será negro...
Mas pelo que vimos, basta bom senso para que o grande objetivo do último ano - descermos de divisão para sermos os melhores dos piores - seja alcançado!

Veja os resultados já registados, os jogos que se avizinham, e a classificação atual
Polónia 22-0 Ucrânia 
Ucrânia 12-54 Holanda 
Moldávia 54-15 Ucrânia 
Holanda 44-17 Moldávia 
Suiça 10-28 Portugal 
Suiça 29-26 Moldávia 
Portugal 35-10 Polónia 
Suiça-Ucrânia – 12 de Março 
Holanda-Portugal – 4 de Março 
Portugal-Moldávia – 11 de Março 
Moldávia-Polónia – 18 de Março 
Holanda-Suiça – 18 de Março 
Ucrânia-Portugal 1 de Abril 
Polónia-Holanda – 8 de Abril 
Polónia-Suiça – 22 de Abril



GEÓRGIA SEM RIVAL NO CHAMPIONSHIP
A Geórgia confirma a sua já conhecida superioridade no Championship (antes Div 1A) vencendo os dois jogos já realizados na prova deste ano, contra a Bélgica por 31-6 e contra a Alemanha por 50-6, dando força àqueles que lutam pela criação de um play off de acesso ao Torneio das Seis Nações, ligando as diversas competições europeias num verdadeiro campeonato europeu com as suas diversas graduações.

Única equipa com duas vitórias na prova, a Geórgia soma o máximo dos pontos que podia conquistar com os dois pontos de bónus conseguidos em função do diferencial de ensaios registado em cada partida - o ponto de bónus é atribuído à equipa que marque pelo menos mais três ensaios que o adversário.

Quanto às restantes equipas, com excepção da Bélgica que ainda não venceu, todas registam uma vitória e uma derrota, com vantagem para a Roménia que conseguiu o bónus defensivo na derrota que sofreu contra a Alemanha e soma cinco pontos na tabela, contra quatro da Espanha, Rússia e Alemanha.

Recorde-se que a prova este ano terá consequências no apuramento para o Mundial 2019 - para o qual a Geórgia está pré-qualificada me função do terceiro lugar no grupo de apuramento que conquistou no Mundial de 2015 - com o apuramento direto do melhor classificado (não contando com a Geórgia) e ainda vai dar acesso a um lugar a disputar a duas mãos entre o segundo classificado do Europe Championship e o terceiro classificado da competição da Oceania.
A Europa pode ainda sonhar com um outro qualificado, como resultado da repescagem final que se disputa em Novembro de 2018.

A luta pelo lugar de acesso direto ao Mundial vai ser muito dura como os resultados verificados até agora mostram bem, mas por um lado parece que a Bélgica não terá condições de se incluir nessa luta, e por outro lado os 50 pontos que a Alemanha levou em Tbilissi devem pôr um pouco de água na fervura dos louvores que lhe teceram quando da sua vitória sobre a Roménia...

Jogos e classificação


Alemanha 41-38 Roménia
Bélgica 6-31 Geórgia
Espanha 16-6 Rússia

Roménia 13-3 Espanha
Bélgica 18-25 Rússia
Geórgia 50-6 Alemanha
Espanha-Geórgia - 4 de Março
Rússia-Roménia – 4 de Março
Alemanha-Bélgica – 4 de Março

Alemanha-Espanha – 11 de Março
Bélgica-Roménia – 11 de Março
Geórgia-Rússia – 12 de Março

Espanha-Bélgica – 18 de Março
Rússia-Alemanha – 19 de Março
Roménia-Geórgia – 19 de Março


Sem comentários: