23 de fevereiro de 2017

TAÇA DE PORTUGAL NA VÉSPERA DO JOGO NA HOLANDA

Com o jogo que vale uma época a ter lugar na Holanda no dia 4 de Março, disputa-se neste fim de semana, no sintético da Guia a mais importante partida dos quartos de final que vai pôr frente a frente o Cascais e o Direito.

Curiosamente entre as duas equipas, estiveram no jogo do passado sábado contra a Polónia, no Estádio Nacional, sete jogadores, dos quais seis no XV inicial...
E curiosamente todos eles, os sete!, do Direito!


Então, é razoável pensar que destes sete jogadores, cinco ou seis estarão na convocatória para o jogo com a Holanda, e eu pergunto:
Vocês acreditam que estes jogadores vão entrar em campo dispostos a dar 100% do que podem dar, sabendo que correrão sérios riscos de se lesionarem?
Será que o treinador da nossa seleção - que ainda por cima foi treinador deles na última época no Direito - ficará satisfeito com esta situação, correndo o sério risco de perder alguma das peças fundamentais da sua estratégia para o tal jogo que vale uma época???

E o Cascais? Será que já está em condições de defrontar uma equipa do calibre do Direito, refeito dos problemas que o afligiram duas semanas atrás e o levaram a solicitar o adiamento com o Técnico? Talvez fosse boa ideia pedirem novo adiamento, pois caso contrário arriscam-se a perder um jogo decisivo da Taça, para uma equipa a jogar com meio time reservista, ou com metade dos seus jogadores a evitarem o contato e as quedas no excelente piso da Guia...

Enfim, talvez haja uma ponta de bom senso e a FPR resolva adiar o jogo com a Holanda, permitindo à melhor equipa do rugby nacional do momento - e de muitos momentos antes - jogar em pleno na tentativa de conquistar o direito a disputar a meia final da Taça de Portugal - afinal a segunda mais importante competição nacional!

Nas restantes partidas o Benfica recebe o Técnico e Agronomia recebe o Montemor, com a vantagem clara a pender para as equipas universitárias, enquanto na derradeira partida, entre os forasteiros CDUP e Académica, tudo pode acontecer, e se imagina que entre as quatro equipas de estudantes haja pelo menos seis convocatórias para o jogo na Holanda - ou pelo menos para a fase de treinos.


6 comentários:

Great_duke disse...

Adiar o jogo com a Holanda?

Placador disse...

Nao me parece que a Europe Rugby funcione como a nossa FPR que adia jogos por dá cá aqulea palha! E nao é estes um dos odios do Manuel? O de nao cumprimento de calendários, doa a quem doer, custe o que custar? Manuel dois pesos e duas medidas?
O Direito sabia de antemao, se tivesse analisado o calendário que jogos importantes poderiam colidir com as selecoes nacionais e sinceramente nao os vejo virem aqui ou noutro lado qualquer reclamar disso! Alias clubes grandes como o GDD adaptam-se, nao se queixam... Acho este comentario do Manuel extemporaneo e criando uma suposta crise onde nao a há.
Já viu se todos pensassem assim? Coitada da Inglaterra e da sua onda de lesoes.... Se calhar o Eddie Jones devia proibir os campeonatos ingleses de decorrerem com todos os lesionados que ele lá teve...

JMM disse...

Eu percebi a ironia do Manuel Cabral.... A lesão de uns é a oportunidade de outros, é sempre assim. Nenhum atleta se preocupa com o jogo da semana seguinte! O que não gosta é de estar parado, nem o nosso desporto se desenvolve com paragens e adiamentos. O Cascais Académica do campeonato foi efetuado sem jogadores da seleção, um para cada lado, pois marcaram um treino para a mesma hora. E foi na mesma um grande jogo.

Manuel Cabral disse...

Obrigado JMM!!! Já estava a ficar preocupado...
O meu alerta não tem a ver com a capacidade do Direito em defrontar e vencer o Cascais - para defender os interesses do GDD está lá uma direção que sabe muito bem o que faz.
O meu alerta tem a ver com o jogo que vale uma época! O Holanda-Portugal.
Porque tu dizes e muito bem que os jogadores quando entram em campo não pensam em mais nada... E esse é o problema que deveria ter sido avaliado! Porque pode muito bem acontecer que se lesionem peças fundamentais para a estratégia do jogo decisivo com a Holanda!
E no estado a que o rugby nacional chegou, não vencer o Trophy pode ter consequências dramáticas - como já aconteceu com a queda para este nível do rugby europeu.
Então, e apesar de tudo, agradeço-te teres entendido a ironia do que foi dito, pois infelizmente nem todos entenderam.

Zé Alpuim disse...

Manel,
(Provavelmente) dado o (baixo) nível da ENC "C", o selecionador prefere 35 jogadores a ganharem ritmo de jogo este fim de semana - mesmo arriscando uma ou outra lesão - do q jogar com a Holanda com jogadores sem ritmo de jogo...
(o q se deve corrigir é a continuidade do Calendário Internacional, à lá SANZAR, mas isso tem a dificuldade de quem manda: dos mesmos burros de sempre - os eternos perdedores Inglaterra e França)

josé saldanha disse...

O Direito tem colhido MUITOS benefícios ao longo da ultima quinzena de anos por ter jogadores na selecção - tanto no que se refere ao seu aperfeiçoamento como praticantes da modalidade, como no melhoramento das suas condições financeiras para se dedicarem à mesma. Este artigo podia por isso ter outro tema: porque é que CDUL e Direito juntam aproximadamente 20 jogadores/convocatória para cada jogo de Portugal e (pelo menos no último jogo)o Cascais não tem sequer um jogador no banco? Apesar de já ter eliminado o Direito e o CDUL da taça de Portugal? E o campo principal do Estádio Universitário até tem relvado natural.